sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Shabat - Alguns Conselhos de Rabeinu Nachman


Shabat - Alguns Conselhos de Rabeinu Nachman

Adaptado-Traduzido Por:
Gabriel Yosef Ben Yashar

Shabat é Alegria

Tenha muito cuidado sinta alegria no Shabat. Não há nada comparado com a grandeza e a santidade do Shabat. A chave para honrar o Shabat é alegria. Não mostre mesmo uma sugestão de depressão ou ansiedade no Shabat.

Mime-se com todos os tipos de delícias de alimentos que você come, o que você bebe, a sua roupa ... o que você pode pagar. A comida do Shabat é totalmente santa. É puramente espiritual e cheio de piedade. Ela sobe para um lugar totalmente diferente do que do alimento dos seis dias úteis.
Faça um esforço para sentir a alegria do Shabat e você vai encontrar a verdadeira felicidade.
Likutey Moharan II, 17
* * *

Somente através da alegria do Shabat podemos elevar o temor de Hashem(D'us) para um maior nível de temor.

Faça tudo que puder para trazer-se a alegria no Shabat. Toda a renda de uma pessoa é decretada desde o início do ano, mas o que ele gasta no Shabat e as festas não está incluído no decreto ( Beitzah 16). Mesmo um homem de família simples podem fazer-se feliz com alimentos saborosos, como peixes e uma boa sopa.

Cantar muitas canções na mesa de Shabat. Não preste atenção a qualquer obstáculo. Os outros na mesa podem mostrar pouca vontade de cantar, mas você ainda deve fazer sua parte. Faça um esforço determinado para cantar alegremente. Conduza a mesa do Shabat em um clima feliz, porque o principal é a alegria no Shabat.
Sichot Haran # 155

A comida do Shabat

E Moisés disse: "Coma hoje , porque hoje é Shabat para o Senhor. " (Êxodo 16:25).

Deve-se comer as refeições do Shabat apenas por uma questão de hoje - o dia do Shabat em si. Às vezes as pessoas comem porque estão com fome de ontem, e às vezes para não ter fome amanhã . Mas em cada uma das três refeições do Shabat você só deve comer por causa de hoje - esta refeição - e não por causa de antes ou depois. Comer no Shabat é muito precioso, de fato. No Shabat deve-se comer e beber abundantemente, porque a comida do Shabat é toda a piedade e todos os santos.
Likutey Moharan I, 125
* * *

Nós comemos no Shabat não para satisfazer nossos apetites físicos, mas para abrir os canais de bênção para os outros seis dias da semana.

Likutey Moharan I, 276

Reações: