Parashá Toledot
[Gênesis 25:19-28:9]
Pesquisa, tradução e
adaptação:
Yashar David e Shlomo ben
Avraham
RESUMO
A
parashá desta semana tem início com a recordação de que nos primeiros vinte
anos de casados, Itzchak e Rivká não tiveram filhos. Depois de terem
rezado ao Todopoderoso, Ele abençoou-os e posteriormente tiveram gémeos; Yaacov
e Esav. Esav
era o mais velho e mais forte e dedicou-se às tarefas do campo, tendo sido
caçador, enquanto que Yaacov foi um grande estudioso da Torá. Esav foi o
filho preferido de Itzchak, enquanto Yaacov foi preferido de sua mãe.
Numa
certa ocasião, Esav voltou muito cansado dos seus trabalhos no campo e viu que
Yaacov estava a cozinhar lentilhas vermelhas, foi então que Esav pediu ao seu
irmão que lhe desse rapidamente do seu guisado. Yaaccov disse-lhe
que em troca da comida lhe vendesse a sua primogenitura, já que Esav não
demonstrava qualquer interesse nela e assim, ao comer e beber desprezou os seus
direitos de primeiro filho.
Tinha
começado uma época de fome que obrigou Itzchak a mudar-se para Guerar, para as
terras do Rei Avimelech. Aí
lhe apareceu o Eterno para lhe confirmar a promessa que já tinha feito a seu
pai, que a sua descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu e que
receberiam a terra de Canaã como herança.
Tal
como seu pai fez, Itzchak disse aos habitantes de Guerar que Rivká era a sua
irmã, até que o próprio Avimelech descobriu que não era e ordenou que ninguém
causasse dano algum a Itzchak ou à sua esposa. Itzchak prosperou
e foi invejado pela gente de Guerar, pelo que Avimelech lhe pediu que
abandonasse a região.
Itzchak
apressou-se para ir para Beer Sheva onde foi visitado por Avimelech e este ao
ver que Itzchak era uma pessoa agraciada pelo Eterno, concordou assinar com ele
um tratado de paz. Entretanto
Esav casou-se com duas mulheres hititas.
Itzchak
era já ancião, tinha perdido a vista e sentia que devia bendizer o seu filho
mais velho. Por
isso pediu a Esav que fosse ao campo a caçar e que depois cozinhasse uma comida
saborosa que depois o bendiria. Rivka
ouviu a conversa e decidiu que Yaacov vestisse as roupas de Esav, cobrindo as
suas mãos e o seu pescoço com pele de cabra para que aparentasse o seu irmão
mais velho. Preparou uma comida e enviou Itzchak para seu pai
Yaacov. A
princípio, Yaacov duvidou de quem se apresentava, se era o seu filho Esav ou
não mas após sentir as suas mãos aveludadas, tranquilizou-se. Depois Itzchak
pediu a seu filho que se aproximasse, beijou-o e abençoou-o.
Esav
chegou da sua caça e preparou comida para seu pai e aproximou-se dele para
receber a benção que lhe correspondia. Mas logo Itzchak
descobriu que fora Yaacov quem tinha recebido a sua bênção primeiro. Bendisse-o
predizendo que os seus descendentes viveriam pela espada e serviriam os descendentes
de Yaacov. A
partir deste momento e devido também a este acontecimento, Esav passou a odiar
Yaacov e planeou matá-lo quando seu pai morresse. Rivká
conhecedora de
toda situação, enviou Yaacov para Charan, para a casa de seu irmão Labão até que
a ira de Esav passasse. Itzchak
bendisse novamente Yaacov para que as bençãos de Avraham se cumprissem entre
ele e os seus descendentes e viessem assim herdar a terra de Canaã. Também lhe ordenou
que não tomasse para esposa as filhas dos cananitas e que apenas o fizesse de
Padan Aram, entres as filhas de Laban. Esav compreendeu
que as filhas de Canaã eram más perante os olhos de Itzchac e decidiu tomar
outra mulher, Machalat filha de Ismael, filho de Avraham.
COMENTÁRIO BRESLEV DA
PARASHAH
"E ele [Isaac] disse: Veio teu irmão [Yaacov] com sutileza, e tirou
a tua [“de” Esaú] bênção.
(Gênesis 27:35)
(Gênesis 27:35)
D'us é a verdade. Como o verso diz: "O Eterno Deus é a
verdade." (Jeremias 10:10)
Portanto, a fim de se conectar a D'us, o
Sagrado Abençoado Seja, é preciso ser um
buscador da verdade.
Considerando que a verdade é um ingrediente essencial na descoberta de D’us, o
Sagrado Abençoado Seja, Ele, projetou a
criação de modo que ela [a criação] não
pode funcionar sem um certo grau de verdade, como é ensinado no Talmud,
"Raban Shimon ben Gamliel diz; “O mundo perdura em virtude de três coisas
– justiça, verdade e paz...
(Pirkê Avot 1:18)
Ao dar ao homem a
opção de escolher entre o bem e o mal, D’us, o Sagrado Abençoado Seja, deu-lhe
a oportunidade de receber a sua recompensa.
Na verdade a recompensa é o único objetivo da vida neste mundo, porém não como
um fim, mas como um meio de atingirmos objetivos maiores que realizações
matérias. Em outra oportunidade falaremos mais sobre isto. O contexto aqui
abordado objetiva mostrar que as vezes, a escolha entre o bem e o mal não é
clara e a única maneira de alcançar clareza em nossas decisões é obter uma visão VERDADEIRA sobre os todos os aspectos da vida.
Devido à grande
dificuldade em encontrar a verdade neste mundo, D'us, o Sagrado Abençoado Seja,
enviou os Tzadikim (santos), em cada geração para nos ajudar a descobrir
a verdade. Pois cada geração tem sua
própria característica de falsidade [mentira], associada ao tempo e a geografia
do lugar.
O Tzadikim de
cada geração são especialistas em ver através da ilusão, e por fim, descobrir a
verdade.
Os judeus que com
humildade se expõe a luz, ao calor que emana dos Tzadikim e por fim são influenciados por eles, se tornam os agentes da transformação, pois são estes
os portadores da VERDADE no mundo.
Sendo assim, o judeu é
um investigador e divulgador da verdade revelada pelo Tzadik.
Uma das razões do
porque existem relativamente, poucos judeus no mundo - é porque apenas assim seria
possível preservar o direito de livre escolha.
Como é sabido, um
pouco de luz dissipa uma grande quantidade de trevas, tão logo se existisse um
grande número de judeus no mundo, a verdade evidente e seria impossível
acreditar na mentira.
Obs: [Este conceito refuta as afirmações feitas por escarnecedores, que falam
que se os judeus fossem de fato o povo eleito, D’us, o Sagrado Abençoado
Seja, teria feito deles uma maioria, ou
pelo menos uma porcentagem muito mais significativa da população do mundo.]
Assim, os fundadores
[patriarcas] do Povo Judeu, tinham que ser pessoas da verdade!
Ninguém era mais
adepto da busca e do desejo de descobrir a verdade que Ya'akov (Jacó), como o
versículo diz: "Darás [D'us] a
verdade a Ya'akov... [D’us, o Sagrado Abençoado Seja, lida com uma pessoa da mesma forma que a
pessoa lida com Ele. Portanto, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, tratou Ya'akov, com a verdade, assim como Ya'akov
verdadeiramente agiu com D'us.]” (Miquéias 7:20)
Ya'akov foi
especificamente escolhido para ser um dos pilares da fundação do povo judeu,
porque ele incutiu em sua descendência, biológica e espiritual, a necessidade
de buscar e descobrir a verdade.
Isto é facilmente
ilustrado por um olhar atento a história do povo judeu e ao fato de que nós [os
judeus] nunca fomos do tipo que se deixa levar com a maré, como o próprio D'us,
o Sagrado Abençoado Seja, disse: "Eu
[D'us] tenho visto este povo [os judeus] e eis que é povo de dura cerviz [que
não aceitam qualquer coisa, até mesmo em
face das ações aos milagres e prodígios operados por D’us, sem antes analisar e
comprovar se aquilo é verdade]. "(Êxodo 32:9)
Esta atitude sempre
foi uma ameaça para os ditadores e para as outras religiões, que prosperam
intimidando as pessoas, não permitindo questionamentos e subjugando as massas
que se conformam com qualquer mentira.
Esta é a razão do porque os judeus foram odiados, perseguidos
e quase aniquilado em muitas ocasiões.
Mesmo distante, o
judeu, que recebeu pouca ou nenhuma educação formal judaica, não é capaz de se
sentir totalmente confortável em conformidade com a norma social, ele sempre
vai andar na contra mão do sistema da massa.
O Talmud nos diz que
os judeus que não aderem aos caminhos da Torah procuram a verdade da sua própria maneira.
E sem a devida orientação da Torá, o judeu
distante, vai envolver-se e juntar-se em todos os tipos de movimentos
estranhos, e sempre ficará inconformada sem nunca encontra.
Sem a influência
moderadora da Torá, o judeu distante, vai andar por caminhos destrutivos embora,
esteja sempre bem intencionado. Por fim ele ficará cansado e decepcionado pois passou
a vinda inteira lutando por reforma em busca da verdade.
Judeus afastados podem
ser encontrados em muitos lugares sobre tudo naqueles movimentos que professam procurar
a verdade, em cumprimento do verso, "Eu
[o judeu afastado] busquei aquele a quem ama a minha alma [o D’us da verdade],
eu O procurei [em todos os movimento e filosofias], mas não o achei.” (Cântico
dos Cânticos 3:1)
Obs: [Os movimentos sem-Torá,
embora contenha alguma verdade, derivados das faíscas santas que estão caídas,
não possuem a verdade absoluta]
uma verdade baseada
em mentira?
Mas surge uma aparente
contradição, se Ya'akov foi o epítome do homem da verdade, porque ele enganou
seu pai, Yitzchak (Isaac), permitindo que este, lhe desse as bênçãos que se
destinava a seu irmão mais velho, Esav (Esaú)?
É este o comportamento
de um "homem da verdade", aproveitar e enganar seu pai cego, para
adquirir um ganho injusto!? Tal
atitude não é infame e corrupção da mais alta magnitude? Como Ya'akov
poderia ser considerado o epítome da verdade, depois de tal comportamento tão reprovável?
Em
primeiro lugar, Ya'akov foi perdoada por D’us, o Sagrado Abençoado Seja, mesmo
antes de praticar o que nos parece uma fraude.
O
fato de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, ter tido sempre a intenção de dar a
bênção a Ya'akov é porque ele era justo. Porém Ya'akov, foi forçado a obter o que era
legitimamente seu através de uma ação que objetiva simplesmente estabelecer a
verdade - como assim? Bem, é justamente
aqui que começaremos a descobrir lições profundas sobre o que é verdade e como
obtê-la. Tudo isto baseado nos
ensinamentos de Rabi Nachman e seu discípulo Rav Nantan.
TODOs NO MUNDO afirmam TEr sua
própria verdade.
Rav Natan diz que para
descobrir se uma idéia ou a filosofia é verdadeira, é preciso ver se esta idéia
pode resistir ao teste do tempo. Entenda, não apenas no sentido cronológico e
sim, morfológico da idéia de tempo e espaço.
Rav Natan introduz o conceito de examinar o rosh (o início), toch (meio) e sof (final) de uma idéia, explicando que em muitos casos,
a verdade de uma idéia, no início, é mais oculta e necessita de mais
envolvimento, refinamento e análise para descobri-la plenamente. Em suma o rosh é a hipótese vaga.
O toch é a análise e desenvolvimento do conceito que revela
todas as suas implicações e manifestações. Quando a hipótese se revela plenamente em todos os seus aspectos, passa
o teste do tempo, que atingi o sof .
O que é verdadeiro tem
que passar por este processo completo. Caso contrário, é apenas uma verdade parcial ou uma
completa mentira.
A Verdade
é descoberta lentamente, passo a passo. Um exemplo é o processo que o Talmud usa para entender a real intenção
da Torá, a fim de determinar a aplicação prática da lei.
O Talmud discute uma
lei dada, derrubando várias, opiniões conflitantes, já que todos têm pontos de
vista válidos - o rosh .
Na fase intermediária,
aquela que descobrimos a verdadeira lei,
o toch , as várias opiniões são discutidas, pequenas falhas
são descobertas, sanadas e a verdade defendida.
Este dar e receber
continua até a fase final, o sof,
que é alcançado quando a
aplicação da lei é descoberta.
A metodologia de rosh , toch , sof ,
no contexto do dar e receber do Talmud pode ser aplicado a qualquer situação ou
circunstância. O estudo do Talmud,
assim, aguça a nossa mente até o ponto onde nós podemos facilmente discernir a
verdade.
No entanto, devido ao
desejo de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, que o homem mantenha a livre escolha,
não importa quando nós aplicamos a verdade, mas se por último o objetivo é
alcançar a verdade.
Apenas quando recebermos
nossa recompensa, no mundo vindouro é que teremos a visão clara, quanto a isto.
Até lá, devemos fazer o nosso melhor, nos esforçar em ver apenas a verdade e
usar a nossa fé para superar os conflito que surgem em nossas vidas.
A
fé nos dá acesso a essa parte da verdade que não pode ser revelada neste mundo.
Um exemplo: A Parnassá - [a prosperidade que alcançamos trabalhando] - para ganhar a vida, é um
exemplo clássico, de uma verdade parcial, algo que só se esclarece na sua
conclusão, no seu sof .
Entenda, o conceito geral de "ganhar a vida" é o rosh . Desenvolver a idéia de como fazer isto, o toch , e implica na consideração que todo ser humano tem de
preencher da necessidade do sustento próprio e da sua família.
Inicialmente, esta é
uma consideração muito válida. Certamente
o homem trabalha para apoiar e assistir
a família, mas alguém que afirma, que não tem tempo para o estudo da Torá e a
oração porque tem que sustentar sua família, mostra uma grande falta de fé em
D'us, o Sagrado Abençoado Seja. Sua
negligência na busca espiritual indica que a pessoa, acredita que o sustento de sua família depende apenas
de seu esforço, e que D'us, o Sagrado Abençoado Seja, não está envolvido em sua
vida ou no sustento de tudo.
A Bíblia nos diz de
maneira diferente, "Minha é [toda] a
Prata, e meu é [todo] ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” [eu sozinho
determino a quem dá-lo] (Ageu 2:8)
Além disso, o Talmud
ensina: “Rabi Yonatan disse: Quem cumpre a Torá na pobreza,[vai ser
dado a oportunidade de] por fim a cumprirá na riqueza; mas quem se descuida da
Torá [por causa de sua perseguição em alcançar] na riqueza, por fim
descuidar-se-á dela na pobreza [seja nesta vida ou mesmo em outra encarnação].”
(Avoth 4:11)
Assim, vemos que o
conceito de parnassá é verdade, até certo ponto, isto porque, quando
examinamos o sof descobrimos que o quadro muda. Vemos que no final, quando uma pessoa morre,
ela deixa para trás todos os frutos do seu trabalho físico. O Talmud ensina: “...no momento em que o homem abandona este
mundo, não o acompanharão nem a prata nem o ouro, nem as pedras preciosas, nem
as pérolas, mas somente [o conhecimento d]a Torá e as boas ações, conforme foi
dito: Quando caminhas, [a Torá] te guiará; quando te deitas, te cuidará; e
quando despertas, falará por ti. "Quando caminhas te guiará" - neste
mundo; "Quando te deitas, te cuidará - na tumba; "E quando despertas,
falará por ti" - no Mundo Vindouro. (Pirke Avoth 6:9)
Então, já que não há
resultado eterno, no esforço para "ganhar a vida", diríamos que este
conceito não é verdadeiro no seu sof .
Pelo fato de ser parcialmente
verdadeiro em seu toch , consideramos que foi uma verdade parcial.
Sendo assim o tempo de
uma pessoa deve ser gasto, tanto quanto possível, nas coisas que são
"verdade absoluta", do inicio ao fim!
Por exemplo, a necessidade de conectar-se a D'us, o Sagrado Abençoado
Seja, através do estudo da Torá, da oração e do desempenho de mitsvot e boas ações , como o Talmud diz: “Rabi Eliezer ben Yaacov disse: Aquele que
cumpre uma única mitsvá adquire para si um defensor, [em seu julgamento
final - que é muito rigoroso] e aquele que comete um pecado adquire para
si um acusador. [contra ele em seu julgamento final].O
arrependimento [estudo da Torá, a
oração] e as boas ações são como um escudo contra a retribuição
[castigo]. ( Pirke Avoth 4:13)
Assim, vemos que a
busca por espiritualidade, conexão com D'us, o Sagrado Abençoado Seja,
mantém-se no sof , e é, portanto, uma verdade absoluta . A Parnassá, portanto, deve ser abordada do ponto de vista do seu
verdadeiro aspecto - o fato, de que é preciso trabalhar para se sustentar, mas
deve-se evitar a parte que não é verdade - à procura de dinheiro pelo dinheiro,
tentando ganhar maior do que realmente precisamos para viver e sustentar nossos
familiares
.
***
Em relação ao estudo
da Torá, o Talmud diz que se uma pessoa, seu filho, e neto são todos estudiosos
da Torá, seus descendentes jamais se desviarão deste caminho. Neste caso, a Torá será uma verdade, no início, meio e na
conclusão, verdade absoluta e estabelecida para sempre.
Portanto, o terceiro
patriarca, Ya'akov, afirmou que o que primeiro patriarca, Avraham (Abraão),
tinha começado era de fato, o caminho da verdade.
Avraham tinha como verdade, a existência e unicidade
de D'us, o Sagrado Abençoado Seja e a necessidade de fazer a Sua vontade. Isto
foi confirmado por Yitzchak seu filho, e por seu neto Ya'akov, tanto é verdade
que esta verdade [a Torá] é praticada por seus descendentes até hoje.
Todas as antigas
culturas como as do antigo Egito, Grécia, Roma etc, não resistiram ao teste do
tempo. No auge de seu
poder e glória, essas culturas antigas criaram suas próprias verdades, e a impuseram
sobre aqueles que estavam sob seu controle, com o único objetivo de, cumprir a
agenda, para atender suas próprias necessidades egoístas, e que o tempo tem
mostrado ser uma mera ilusão, ainda que travestida de verdade.
O mesmo pode ser dito sobre
todas as religiões criadas pelo homem e movimentos, que dispensam a verdade por
causa dos seus desejos e praticas.
“Se a filosofia inicial
de um homem, seu sistema de crenças não é satisfatório, ele facilmente
substitui por uma nova, filosofia mais “moderna”, que, por sua vez será
relegado para a pilha de lixo filosófico, alguns anos ao longo da estrada da
vida.”
A verdade de hoje é a mentira de amanhã!
Apenas os caminhos da
Torá não mudam, permanecendo o mesmo desde o
dia em que foi dado por D'us, o Sagrado Abençoado Seja, no Monte Sinai, a milhares de anos atrás.
A validade da Torá é reafirmada por cada geração que
passa. Na verdade, em cada geração,
novas descobertas foram feitas por estudiosos da Torá, porém, eles não mudaram,
nem negaram sequer o mínimo das letras dos livros Sagrados. O que era
professada no passado, nossos sábios confirmaram ainda mais fortemente, o já estava
lá o tempo todo. Como o versículo
diz: “A Torá de D'us é perfeita...” [engloba tudo o que sempre foi, é e será].
"(Salmos 19:8) - (Lekutai Halachoth: Yorah Dayah: filchoth Shevuoth 2:27)
A TORÁ É INFINITAMENTE MAIS
POTENTE, QUE O MAIS AVANÇADO COMPUTADOR DO MUNDO
O computador mais potente do
mundo é conhecido como Jaguar. Ele possui uma velocidade de 1,75 petaflops e é
usado para pesquisas em astrofísica, ciências climáticas e energia nuclear.
Para você ter uma idéia um petaflop
é o equivalente a um quadrilhão de cálculos por segundo. Para efeitos de
comparação, um computador normal demoraria 10 horas para fazer o mesmo número
de cálculos que o Jaguar faz em um segundo. Ou quatro anos para fazer o que o
Jaguar faz em uma hora. Ou seja, é 36 mil vezes mais rápido que um PC normal.
A Torá é como um
grande computador, que controla todas as funções do universo. Portanto, o estudo da Torá com motivos puros, para sua
própria causa e não por causa de qualquer tipo de ganho físico, ou honra,
acessa e ativa a Torá em suas raízes espirituais, corrigindo e aperfeiçoando
todas as deficiências do mundo, resultando na bênção, no sustento e etc.
No entanto a maioria
dos que estudam a Torá não têm corpos purificados ou estudam com a motivação
errada e assim impedem o mundo de alcançar a perfeição plena e a retificação.
Certamente a pessoa mediana
não pode esperar chegar a este alto nível. Mas então como podemos esperar que o mundo seja perfeito?
Rav Natan diz, que se
aquelas pessoas que são incapazes de estudar a Torá em um nível tão elevado de
pureza, se humilhar, submetendo-se a Torá verdadeira, que é ensinada pelos sábios, os Tzadikim, homens no
molde de Moshe (Moisés), e seguir as suas diretivas, estes serão aperfeiçoados
e vão retificar o mundo e trazer o Messias.
Infelizmente, muitas
pessoas, devido à sua grande arrogância, recusam-se, humilhar-se frente aos
sábios justos, e se opõe ativamente a eles.
Os Tsadikim (santos) recebem oposição, porque na essência de cada Tzadik,
não existe a largura de um fio de cabelo de falsidade.
Uma das
responsabilidades do Tzadik é atrair sustento físico do céu para esse mundo. Para
fazer isso, eles devem, ainda que levemente, conectar-se ao mundo físico.
Sendo assim o Tzadik
cultiva um leve toque de limitação, esta é a forma do Tzadik ligar-se ao mundo
material.
Aquelas pessoas que se
opõem aos Tzadikim, ignoram os 99,9% de bondade e focam apenas no 0,1% de
limitação necessária para manter-se neste mundo físico.
Em essência, este foi
o conflito entre o justo Ya'akov e seu
perverso irmão Esav, e é aqui que
explicamos porque Ya'akov teve que obter
sua bênção legítima, através de mentira e enganos.
D’us, o Sagrado Abençoado Seja, que
logicamente não se equivocou ao permitir que Yaacov nascesse depois de Esau, já
que ele [Yaacov] era o VERDADEIRO primogênito, provocou uma situação em que Ya'akov precisaria ser forçado a ligar-se a 0,1% de limitação,
para obter as bênçãos de seu pai, para
então assim poder trazer o sustento físico para o mundo.
Ora Esav sabia que a
primogenitura pertencia a Ya'akov, não só porque a primogenitura deveria ficar
com a pessoa mais Divina, mas porque ele tinha realmente que vender
primogenitura para Ya'akov.
Esav em sua maldade
estava focado apenas no ato de Ya'akov, seu objetivo era fazer com que seu pai
amaldiçoasse o irmão, usando como base para sua condenação, aquele 01% de erro,
assim invalidando o trabalho da vida inteira de Ya'akov, que, na verdade, era 100% voltado
para praticar a vontade de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!
***
UM
GRANDE, ERRO FRUTO DA TENDENCIA A CRER
NA PROPRIA VERDADE
Yitzchak cometeu um
grande erro ao decidir dar as importantes bênçãos todas sobre o seu mais velho
e degenerado filho, Esav.
Ao destinatário destas
bênçãos, era garantido que ele e seus descendentes acabaria por controlar e
dominar o mundo, quando o mundo atingir seu estado perfeito, na era do Messias.
Certamente, Yitzchak
não poderia ser responsabilizado por esse erro. Esav era um mestre em delitos, como o versículo diz. "E
Yitzchak amou Esav [apenas] porque ele era um caçador [qualificado]. [Porém quando Yitzchak descobriu a verdade sobre Esav,
seu amor por ele desapareceu]." (Gênesis
25:28)
Rashi nos diz que Esav
era um falastrão, ele enganava seu pai com palavras para ganhar o seu afeto,
com a intenção de obter as bênçãos do Todo-poderoso.
Quando Esav perguntou a seu pai como era dado o dízimo de sal e palha, [Estes dízimos não são exigidos
pela lei]. Esta
pergunta tinha a intenção de dar a
Yitzchak a impressão que ele estava determinado no cumprimento dos detalhes das
leis da Torá.
Esav estudou a Torah,
isso era esperado de todos que cresceram na Sagrada
Família [antes da Torah ser formalmente entregue no Monte. Sinai, foi estudada por membros da linhagem de Adão,
Seth, Noach, Shem e Ayver. Assim, a
Torá era conhecido por Avraham, Yitschac, e Ya'akov e Esav.] No entanto, a
intenção de Esav em estudar a Torá foi o seu ganho, egoísta, com o objetivo de enganar
seu pai para obter vantagem. Ele
estudou a Torah por razões materialistas. Além disso, o Zohar diz que Yitzchak amou Esav, porque eles vieram da mesma
raiz espiritual – rigor (Gevurah). Pessoas
que vêm de raízes espirituais semelhantes, têm uma afinidade um pelo outro. Por
esta razão tendem contemporizar os erros.
Esav era altamente
qualificado em enganar, era um falsário [se daria muito bem como político no
Brasil]
O versículo diz: "Seu olho (Yitzchak é) era
demasiadamente fraco para ver [através de falsa piedade de Esav, bem como a
cegueira física]." (Gênesis
27:1)
Yitzchak sabia que
Ya'akov era espiritualmente superior a Esav, este fato era óbvio para todos. O versículo descreve Esav como "... um caçador perito, um homem do campo." (Gênesis 25:27) Yitzchak pensava que Esav era um homem
que amava a D’us, o Sagrado Abençoado Seja, e embora Esav não fosse tão
espiritual quanto seu irmão mais novo Ya'akov, ele ficaria feliz em trabalhar e
sustentar seu irmão Ya'akov, permitindo a este dedicar-se integralmente ao
estudo da Torá como o verso diz: "Ya'akov
era um homem simples, (o que significa que não estão envolvidos em atividades
material), habitando em tendas (referindo-se ao estudo da Torá
intensiva)." (Gênesis 25:27).
Assim Yitzchak pensava que era mais importante
abençoar Esav, pois este era espiritualmente inferior. Na lógica de pai, isto
permitiria que Ya'akov continua-se com
seus estudos, através do apoio monetário de Esav.
Este pensamento foi
posteriormente cumprido por dois filhos de Ya'akov, Zevulun e Issacar. Isto é o que Yitzchak estava se referindo quando ele
desejou abençoar Esav, a fim de
abençoá-lo, " E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e
traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.” (Gênesis 27:4). Os sábios explicam este versículo da seguinte forma, "traze-me comida.. [sustento
material, para apoiar os esforços espirituais], que eu amo. Não para que seja
apenas para os prazeres, que eu odeio."
Rivka (Rebeca), esposa
santa de Yitzchak, sabia a verdadeira
natureza da Esav, pois ela tinha crescido na casa do ímpio Betuel, seu pai e
com o ímpio Laban, seu irmão, e, portanto, poderia facilmente detectar um
mentiroso. Ela
foi quem aconselhou seu filho justo, Ya'akov, em obter as bênçãos de Yitzchak
através de artifícios, com o propósito de revelar a verdadeira natureza do Esav.
Rivka vestiu Ya'akov com as roupas caras de Esav e cobriu seu pescoço e os braços com
pêlo de cabra, uma vez que Esav era um homem peludo e Ya'akov tinha uma pele
lisa.
Se vestindo e agindo assim Ya'akov iria parecer
com Esav, ou seja, materialista, e, portanto, Yitzchak acharia que era realmente
Esav e daria a benção.
Num
nível mais profundo, isso representa, que as pessoas completamente justas como
(Ya'akov), devem forçar-se a ser um pouco materialista para poder se conectar
com a falsidade deste mundo, a fim de chamar o sustento material, através do
poder do "lado esquerdo" da Torá, ou seja, o estudo para Yitzchak abençoava Esav da
seguinte forma: "Com a espada viverás." Através do ganho material, como foi descrito acima.
Assim sendo, se o justo não se conecta um pouco com a falsidade,
eles são incapazes de conectar-se com as energias do materialismo que eles
devem atrair para o mundo, para sustentar a existência física. Isto é o que Yitzchak quis dizer quando disse: "A voz é a voz de Ya'akov, mas as mãos
são as mãos de Esav." (Gênesis 27:22)
A palavra, voz, é
mencionado duas vezes, referindo-se a duas vozes. A primeira "voz" refere-se o estudo da Torá,
que é feito por motivos puros. A segundo "voz" refere-se ao estudo da
Torá com algum grau de falsidade, a fim de atrair o sustento material para o
mundo como descrito acima. Quando as
duas vozes de Ya'akov são ativadAs, então nas mãos de Esav pode ser ativado, o que
se referem ao sustento material.
Referindo-se a benção de
Yitzchak vemos a verdade sobre a maldade de Esav, o versículo diz: "Então estremeceu Yitzchak de um estremecimento muito grande." (Gênesis
27:33)
Quando Yitzchak teve o
pleno conhecimento que tinha dado as bênçãos para Ya'akov ele disse; "Ele [Ya'akov] deve permanecer
abençoado." (Gênesis 27:33)
Quando Esav descobriu
que tinha perdido as bênçãos, ele gritou e protestou a seu pai, exigindo algum
tipo de bênção.
Então Yitzchak disse;
“E pela
tua espada viverás, e ao teu irmão servirás...”(Gênesis 27:40) Trata-se da espada da oposição, utilizada por todas as pessoas falsas e
auto-centrada que se justificam apontando as pessoas justas, concentrando-se apenas no 01%
de limitação do justo, que como já dissemos é necessário para atrair as bênçãos
para o mundo material.
Em última instância,
isso também tem um resultado benéfico como Rabi Nachman ensina, às vezes a
única maneira que um homem justo tem para atingir o auge da espiritualidade e maior
conexão com D'us, o Sagrado Abençoado Seja, é encarando o angustiante ataque dos
adversários. Assim, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, usa os tolos que se opõem
aos Tzadikim, como ferramentas para o benefício do mundo.
Devemos entender que a
motivação do Tzadik é sempre pura e seu objetivo é preservar a verdade.
Vemos nesta parashá que,
ironicamente, às vezes, a verdade, em seu rosh,
parece falsidade. No
entanto, quando o processo se desenrola, podemos começar a discernir e
vislumbrar a verdade no toch, e por fim, vemos que no sof, a verdade fica clara, indicando que, aquilo que parecia ser
falso no início, só pareceu dessa forma, pois não poderia ser visto em sua
profundidade.
Isto é o que tem
acontecido durante o curso do exílio da nação judaica, quando a verdade tem
sido difícil de perceber.
Os judeus foram
rotulados de falsos, mentirosos, cúmplices e pessoas não confiáveis durante séculos, e receberam oposição em todos os níveis.
Ainda hoje, a situação
no Oriente Médio é distorcida e torcida, fazendo os judeus parecem com os
"caras maus", mas a verdade absoluta acontecerá no sof, no fim dos dias.
O mundo, então, vai reconhecer a verdade da
Torá, enxergar que "D'us é Um" e que o povo eleito é Israel. Amém!
“Obra realizada
com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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Fonte:http://judaismovivo.com.br/
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