138 Portais da Sabedoria
Por:Moshe Chaim Luzzatto ("RaMChaL")
Tradução - Adaptação por:
Gabriel Yosef Ben Yashar
"A redenção só acontecerá
através do estudo da Torá.
E a redenção essencial depende
do estudo da Kabala "
R. Eliyahu, o Gaon de Vilna ( Evven Shelemah 11:3)
através do estudo da Torá.
E a redenção essencial depende
do estudo da Kabala "
R. Eliyahu, o Gaon de Vilna ( Evven Shelemah 11:3)
1º de 138 Portais da Sabedoria
A unidade de Eyn Sof(O Infinito) ,Bendito seja Ele - reside no fato de que apenas a Sua vontade existe, e nenhuma outra irá existir exceto através D'Ele. Portanto, somente Ele está no controle. Toda a estrutura é construída sobre este fundamento.
O D'us Supremo é o fundamento da unidade da fé e da raiz da sabedoria. Assim, isto é o que deve ser explicado em primeiro lugar.
A Verdadeira Sabedoria que é a Cabalá, vem apenas para demonstrar a verdadeira Fé (Emunah HaEmet). Se trata de explicar como todos os reinos e seres criados e tudo o que acontece no universo vem somente da Vontade Suprema (HaRatzon HaElyon). Tudo é governado da maneira correta por Deus(Hashem), bendito seja Ele, para trazer todo o ciclo da criação para completar a perfeição final. Os detalhes dos componentes desta sabedoria fornecem uma compreensão detalhada de todas as leis e os processos pelos quais o universo é governado. Assim, o primeiro ponto da sabedoria é que tudo que vemos, incluindo todos os seres criados e tudo o que ocorre dentro do tempo, está sob apenas um mestre(D'us), bendito seja. Só D'us(Hashem) faz tudo isso, e Ele governa tudo. O objetivo destes 138 portais sabedoria é explicar as maneiras pelas quais Ele age e governar a criação. Sendo assim, a unicidade de D'us é o que devemos explicar primeiro, pois este é o próprio fundamento da criação, como será explicado. Se pudermos compreender este assunto, teremos uma compreensão do fundamento da criação, sua raiz e propósito. Assim, é certamente apropriado explicar isto em primeiro lugar.
Este 1º Portal consiste em duas partes:
*Parte 1: A unidade de Eyn Sof(O Infinito) . Isto introduz o tema da unidade suprema de D'us.
*Parte 2:. Toda a estrutura. Esta unidade é também o fundamento de todos os reinos emanados e seres criados.
Parte 1: A unidade de Eyn Sof(O Infinito)
Você já sabe que não vamos falar tudo sobre D'us em sí(já que não podemos falar da sua essência, por completo), falaremos, sobre a natureza essencial do Proprietário desta Vontade. Tudo o que discutiremos refere-se apenas a Sua Vontade, que é poderosa e ilimitada. Mas mesmo aqui há um limite para o quanto a nossa mente pode chegar, como será discutido abaixo. No entanto, uma vez que não estamos lidando com sua essência, mas com a Sua Vontade, é permitido que busquemos o entendimento.
Temos que acreditar e ter fé que o Supremo Emanador - bendito seja Ele e bendito seja o Seu Nome - é UM(Echad), unificado em todos os aspectos. Isto significa que somente Ele existe, ou seja: não há simplesmente nenhum outro. E somente Ele controla tudo. Que somente Ele está no controle e que só Ele existe. Uma vez que Ele existe sozinho, somente Ele está no controle.
No entanto, o fato de que somente Ele está no controle é um item separado de fé. Caso contrário, os incrédulos poderiam dizer que no princípio ele poderia até ter sido por si só e que Ele escolheu trazer à existência as criaturas.Mas poderiam argumentar que, (se não fosse o fato de Sua perfeita unidade) uma vez que Ele deu o livre arbítrio para as criaturas, elas tornaram-se capaz de escolher o oposto de sua vontade.
Além disso, o curso da história do mundo faz com que pareça exteriormente, como se este fosse realmente o caso. Pois Ele criou o universo para o bem, mas Ele criou o Outro Lado (Sitra Achra ), que é o mal, e Ele criou o homem com livre-arbítrio, dando-lhe o potencial de fazer o mal. O Homem veio e escolheu fazer o mal, com o resultado que o desejo de D'us não foi realizado. Os incrédulos afirmam que, agora que o povo de Israel pecou, não há salvação para eles (D'us nos livre). Assim eles vão sempre permanecer exilados e perseguidos - De onde poderia vir a sua salvação? De Fato, diz explicitamente: "Pois Jerusalém tropeçou, e Judá caiu; porque a sua língua e as suas obras são contra a D'us, eles afrontaram a sua gloriosa presença." (Isaías 3:8) . Ele também diz: "Você esqueceu a Rocha que te deu à luz "(Deuteronômio 32:18) .
Assim, precisamos saber que não só D'us existe por si só, mas também que só D'us está no controle. Isto é o que se entende por unicidade de sua vontade: que nada no mundo poderia negar a Sua vontade, pois somente Ele está no controle.
Tudo o que vemos que parece ser o oposto de sua vontade só existe porque Ele permite que Exista, de acordo com seu plano profundo, que continuará se desdobrando até que Ele traga tudo para a perfeição. Atualmente D'us deixa o homem com liberdade de escolha durante o tempo que Ele quer. Mas no final - se através do arrependimento ou por meio de punição - tudo voltará para completar a perfeição. Isso é chamado de "unidade de Eyn Sof, bendito seja Ele". Nós estamos falando sobre a unidade da Sua Vontade [mas não sobre Eyn Sof em sua essência].
Assim, somente a Sua vontade - a vontade do Emanador, o Eyn Sof unificado, bendito seja o Seu Nome, - existe , porque apenas D'us existe. Em outras palavras, assim como devemos acreditar na unicidade da existência de D'us - que só D'us existe necessariamente - por isso temos de acreditar na unicidade do seu poder e vontade. Assim como Sua existência é necessária, e não pode ser de outro modo - e somente Ele é a causa necessária, enquanto tudo o resto deriva D'Ele - assim também, a Sua vontade e poder são necessários. Seu poder domina tudo, e todas as outras vontades só existem de acordo com esta vontade. Assim não vai existir outra, exceto por meio D'Ele .
Assim você não pode argumentar que, "Embora possa ser verdade que todas as vontades existem por meio dele, agora que o Homem existe, ele têm o poder de desafiar a Sua vontade" (D'us me livre). Isso não é verdade. Só Ele está no controle e não tem nenhum outro. Em outras palavras, só Ele está em completo controle, pois nada pode limitar seu poder. Este poder pertence à Vontade Suprema, o que pode verdadeiramente ser considerado a única vontade. D'us tem tudo segundo a sua vontade, e nada pode limitá-Lo.
Nenhuma outra vontade está em controle completo, todas as vontades das outras pessoas dependem da Vontade Suprema e, portanto, estão subordinados a ela. Assim, apesar de serem também vontades, elas não estão na mesma categoria que a Vontade Suprema. Pois não se pode negar que todas elas derivam dela, e, portanto, não pode ser igual a ela, mesmo que elas sejam chamadas de "vontades". Ao contrário da Vontade Suprema, elas não estão no controle completo.
Nenhuma outra vontade está em controle completo, todas as vontades das outras pessoas dependem da Vontade Suprema e, portanto, estão subordinados a ela. Assim, apesar de serem também vontades, elas não estão na mesma categoria que a Vontade Suprema. Pois não se pode negar que todas elas derivam dela, e, portanto, não pode ser igual a ela, mesmo que elas sejam chamadas de "vontades". Ao contrário da Vontade Suprema, elas não estão no controle completo.
Assim, quando dizemos que há um Emanador, bendito seja o Seu Nome, que é único e um em todos os aspectos, devemos entender imediatamente que Seu poder também é um só. Uma vez que é impossível para dois poderes terem o controle completo, devemos dizer que apenas uma Vontade está no controle completo, e todas as outras não estão no controle. Ainda é legítimo dizer que agora, existem outros seres além do Primeiro Existente que tem a "vontade". Mas isso não nega o poder do Primeiro Existente. Ele existe e Ele cria, e esses outros seres só existem por meio dele. No entanto, se fôssemos argumentar que uma vontade absoluta existe além da Vontade Suprema, mesmo admitindo que a existência dessas outras vontades não necessariamente derivam da Vontade Suprema, esta seria uma negação do poder absoluto do Vontade Suprema. Pois é impossível dizer que dois poderes podem estar em completo controle. Se dizemos que o primeiro poder absoluto fez um outro poder absoluto, nem o poder original, nem o novo está no controle completo. Por conseguinte, quando dizemos que só o primeiro tem poder, é inconcebível que não há qualquer outro poder absoluto.
Por conseguinte, quando dizemos que o universo tem um só D'us, o que significa um Governador absoluto e controlador, é inconcebível que não há qualquer outro poder absoluto.
Parte 2: Toda a estrutura é construída sobre este fundamento
Toda a estrutura refere-se a tudo o que foi trazido à existência por D'us, incluindo tanto as luzes [ Orot e Sefirot] e os reinos separados e seres [ Nimtza'im Nifradim , os mundos e criaturas que derivam e são regidos pelas Sefirot]. Toda a estrutura é baseada na unidade, no sentido de que esta estrutura toda é uma entidade única e completa que se manifesta a verdade dessa unicidade e unidade nas partes da estrutura em si. As luzes (Sefirot), podem ser vistas Nele, os "corpos" (os reinos e seres criados) que existem Nele, eles são governados por D'us e tudo acontece com eles - todos foram feitos como parte de uma única ordem que aponta ativamente e revela a unicidade de D'us.
Fonte:Azamra.Org
Fonte:Azamra.Org
“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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