quinta-feira, 10 de maio de 2012

138 Portais da Sabedoria - Por:Moshe Chaim Luzzatto ZT'L ("RaMChaL") - Grande Obra de Kabalah

138 Portais da Sabedoria
Por:Moshe Chaim Luzzatto ("RaMChaL")

Tradução - Adaptação por:
Gabriel Yosef Ben Yashar


"A redenção só acontecerá
através do estudo da Torá.
E a redenção essencial depende
do estudo da Kabala "
R. Eliyahu, o Gaon de Vilna ( Evven Shelemah 11:3)



1º de 138 Portais da Sabedoria

A unidade de Eyn Sof(O Infinito) ,Bendito seja Ele - reside no fato de que apenas a Sua vontade existe, e nenhuma outra irá existir exceto através D'Ele. Portanto, somente Ele está no controle. Toda a estrutura é construída sobre este fundamento.

O D'us Supremo é o fundamento da unidade da fé e da raiz da sabedoria. Assim, isto é o que deve ser explicado em primeiro lugar.


Verdadeira Sabedoria que é a Cabalá, vem apenas para demonstrar a verdadeira Fé (Emunah HaEmet). Se trata de explicar como todos os reinos e seres criados e tudo o que acontece no universo vem somente da Vontade Suprema (HaRatzon HaElyon). Tudo é governado da maneira correta por Deus(Hashem), bendito seja Ele, para trazer todo o ciclo da criação para completar a perfeição final. Os detalhes dos componentes desta sabedoria fornecem uma compreensão detalhada de todas as leis e os processos pelos quais o universo é governado. Assim, o primeiro ponto da sabedoria é que tudo que vemos, incluindo todos os seres criados e tudo o que ocorre dentro do tempo, está sob apenas um mestre(D'us), bendito seja. Só D'us(Hashem) faz tudo isso, e Ele governa tudo. O objetivo destes 138 portais sabedoria é explicar as maneiras pelas quais Ele age e governar a criação. Sendo assim, a unicidade de D'us é o que devemos explicar primeiro, pois este é o próprio fundamento da criação, como será explicado. Se pudermos compreender este assunto, teremos uma compreensão do fundamento da criação, sua raiz e propósito. Assim, é certamente apropriado explicar isto em primeiro lugar.


Este 1º Portal consiste em duas partes: 

*Parte 1: A unidade de Eyn Sof(O Infinito) . Isto introduz o tema da unidade suprema de D'us. 

*Parte 2:. Toda a estrutura. Esta unidade é também o fundamento de todos os reinos emanados e seres criados.

Parte 1: A unidade de Eyn Sof(O Infinito) 

Você já sabe que não vamos falar tudo sobre D'us em sí(já que não podemos falar da sua essência, por completo), falaremos, sobre a natureza essencial do Proprietário desta Vontade. Tudo o que discutiremos refere-se apenas a Sua Vontade, que é poderosa e ilimitada. Mas mesmo aqui há um limite para o quanto a nossa mente pode chegar, como será discutido abaixo. No entanto, uma vez que não estamos lidando com sua essência, mas com a Sua Vontade, é permitido que busquemos o entendimento.

Temos que acreditar e ter fé que o Supremo Emanador - bendito seja Ele e bendito seja o Seu Nome - é UM(Echad), unificado em todos os aspectos. Isto significa que somente Ele existe, ou seja: não há simplesmente nenhum outro. E somente Ele controla tudo. Que somente Ele está no controle e que só Ele existe. Uma vez que Ele existe sozinho, somente Ele está no controle. 

No entanto, o fato de que somente Ele está no controle é um item separado de fé. Caso contrário, os incrédulos poderiam dizer que no princípio ele poderia até ter sido por si só e que Ele escolheu trazer à existência as criaturas.Mas poderiam argumentar que, (se não fosse o fato de Sua perfeita unidade) uma vez que Ele deu o livre arbítrio para as criaturas, elas tornaram-se capaz de escolher o oposto de sua vontade.

Além disso, o curso da história do mundo faz com que pareça exteriormente, como se este fosse realmente o caso. Pois Ele criou o universo para o bem, mas Ele criou o Outro Lado (Sitra Achra ), que é o mal, e Ele criou o homem com livre-arbítrio, dando-lhe o potencial de fazer o mal. O Homem veio e escolheu fazer o mal, com o resultado que o desejo de D'us não foi realizado. Os incrédulos afirmam que, agora que o povo de Israel pecou, não há salvação para eles (D'us nos livre). Assim eles vão sempre permanecer exilados e perseguidos - De onde poderia vir a sua salvação? De Fato, diz explicitamente: "Pois Jerusalém tropeçou, e Judá caiu; porque a sua língua e as suas obras são contra a D'us, eles afrontaram a sua gloriosa presença.(Isaías 3:8) . Ele também diz: "Você esqueceu a Rocha que te deu à luz "(Deuteronômio 32:18) .

 Assim, precisamos saber que não só D'us existe por si só, mas também que só D'us está no controle. Isto é o que se entende por unicidade de sua vontade: que nada no mundo poderia negar a Sua vontade, pois somente Ele está no controle.

Tudo o que vemos que parece ser o oposto de sua vontade só existe porque Ele permite que Exista, de acordo com seu plano profundo, que continuará se desdobrando até que Ele traga tudo para a perfeição. Atualmente D'us deixa o homem com liberdade de escolha durante o tempo que Ele quer. Mas no final - se através do arrependimento ou por meio de punição - tudo voltará para completar a perfeição. Isso é chamado de "unidade de Eyn Sof, bendito seja Ele". Nós estamos falando sobre a unidade da Sua Vontade [mas não sobre Eyn Sof em sua essência].

Assim, somente a Sua vontade - a vontade do Emanador, o Eyn Sof unificado, bendito seja o Seu Nome, - existe , porque apenas D'us existe. Em outras palavras, assim como devemos acreditar na unicidade da existência de D'us - que só D'us existe necessariamente - por isso temos de acreditar na unicidade do seu poder e vontade. Assim como Sua existência é necessária, e não pode ser de outro modo - e somente Ele é a causa necessária, enquanto tudo o resto deriva D'Ele - assim também, a Sua vontade e poder são necessários. Seu poder domina tudo, e todas as outras vontades só existem de acordo com esta vontade. Assim não vai existir outra, exceto por meio D'Ele .

Assim você não pode argumentar que, "Embora possa ser verdade que todas as vontades existem por meio dele, agora que o Homem existe, ele têm o poder de desafiar a Sua vontade" (D'us me livre). Isso não é verdade. Só Ele está no controle e não tem nenhum outro. Em outras palavras, só Ele está em completo controle, pois nada pode limitar seu poder. Este poder pertence à Vontade Suprema, o que pode verdadeiramente ser considerado a única vontade. D'us tem tudo segundo a sua vontade, e nada pode limitá-Lo.


Nenhuma outra vontade está em controle completo,  todas as vontades das outras pessoas  dependem da Vontade Suprema e, portanto, estão subordinados a ela. Assim, apesar de serem também vontades, elas não estão na mesma categoria que a Vontade Suprema. Pois não se pode negar que todas elas derivam dela, e, portanto, não pode ser igual a ela, mesmo que elas sejam chamadas de "vontades". Ao contrário da Vontade Suprema, elas não estão no controle completo. 

Assim, quando dizemos que há um Emanador, bendito seja o Seu Nome, que é único e um em todos os aspectos, devemos entender imediatamente que Seu poder também é um só. Uma vez que é impossível para dois poderes terem o controle completo, devemos dizer que apenas uma Vontade está no controle completo, e todas as outras não estão no controle. Ainda é legítimo dizer que agora, existem outros seres além do Primeiro Existente que tem a "vontade". Mas isso não nega o poder do Primeiro Existente. Ele existe e Ele cria, e esses outros seres só existem por meio dele. No entanto, se fôssemos argumentar que uma vontade absoluta existe além da Vontade Suprema, mesmo admitindo que a existência dessas outras vontades não necessariamente derivam da Vontade Suprema, esta seria uma negação do poder absoluto do Vontade Suprema. Pois é impossível dizer que dois poderes podem estar em completo controle. Se dizemos que o primeiro poder absoluto fez um outro poder absoluto, nem o poder original, nem o novo está no controle completo. Por conseguinte, quando dizemos que só o primeiro tem poder, é inconcebível que não há qualquer outro poder absoluto.


Por conseguinte, quando dizemos que o universo tem um só D'us, o que significa um Governador absoluto e controlador, é inconcebível que não há qualquer outro poder absoluto.


Parte 2: Toda a estrutura é construída sobre este fundamento 

Toda a estrutura refere-se a tudo o que foi trazido à existência por D'us, incluindo tanto as luzes [ Orot  e Sefirot] e os reinos separados e seres [ Nimtza'im Nifradim , os mundos e criaturas que derivam e são regidos pelas Sefirot]. Toda a estrutura é baseada na unidade, no sentido de que esta estrutura toda é uma entidade única e completa que se manifesta a verdade dessa unicidade e unidade nas partes da estrutura em si. As luzes (Sefirot), podem ser vistas Nele, os "corpos" (os reinos e seres criados) que existem Nele, eles são governados por D'us e tudo  acontece com eles - todos foram feitos como parte de uma única ordem que aponta ativamente e revela a unicidade de D'us.


Fonte:Azamra.Org




“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte