quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Ilusão Deste Mundo-Por:Rabino Nissan Dovid Kivak



A Ilusão Deste Mundo

Por:Rabino Nissan Dovid Kivak

Traduzido - Adaptado - por:
Gabriel Yosef Ben Yashar




Vamos aprender hoje como o Rebe se relacionava com o mundo material - para o "sucesso neste mundo ", ao que todos nós sonhamos; não ter preocupações ou problemas no mundo - viver uma boa vida - ter uma boa casa, no banco, um belo jardim. Uma boa vida organizada. Assim também na espiritualidade - para ter um lugar de pé, talvez não tão espiritual, mas ... 
 
Na verdade, tais aspirações mundanas constituem a destruição do Templo Sagrado, ea destruição da vida. É por isso que Reb Nachman falou sobre isso muitas vezes. O Rebe nos disse muitas vezes sobre o sofrimento deste mundo. Mais o Rebe não gostava de falar sobre isso. A maioria das histórias dos Tsaddikim terem um final feliz. A pessoa fica bem, torna-se rica ... Nosso Rebe Nachman  falou sobre os momentos em que nada deu certo.As Pessoas têm dívidas, elas se sentem doentes, elas não têm amigos. Há coisas que eles precisam ou querem que eles não têm.Talvez uma pessoa não é despertada para servir Hashem, ou para rezar com intenção. Muitas vezes a pessoa não encontra o seu caminho. O Rebe falou sobre tudo isso. 

 
Uma pessoa pode ter tanto sacrifício para se tornar Chassidish(Chassidico - Judeu Piedoso), mas então ele não encontrar os amigos, ele não se encontra uma chevra . Cada pessoa pensa que só ele sofre, mas na verdade todo mundo está sofrendo. As pessoas não têm uma sinagoga, onde eles são confortáveis.Quando uma pessoa passa por essas coisas, ele pode se tornar um herege - exatamente o que o yetser hara(Inclinação para o mal) quer. 
 
Porque uma pessoa é testada neste mundo.Alguém que ama o dinheiro, não tem tanto como ele quer - e realmente dói. Alguém que precisa de um amigo - ele não tem amigos. Outro está doente, outro não pode encontrar o seu shiduch, outro não se pode organizar a sua aprendizagem. 
 
O Rebe nos disse como lidar com isso - se você não estiver disposto a suportar um pouco - você vai ter que ser muito forte.Se você aceitá-la com amor, com simcha(alegria), de ver o bem, sabendo que você ainda tem esperança, então esse conflito simplesmente passa. Se você achar que isso é maior que você - se você ficar dizendo: "Como isso pôde acontecer!Quando isso vai acabar? "- Ele vai ficar maior e maior. 
 
Hashem está aqui hoje, assim como ele foi para Avraham, Yitzchak e Yaakov. Hashem está vivo e aqui agora assim como ele era para os antepassados. Assim como Ele os salvou, Ele pode nos salvar, e Ele quer. 
 
Quando temos essa perspectiva, os nossos sofrimentos assumirão uma forma diferente. Hashem sabe exatamente o que nós atravessamos, e Ele ouve nossas orações e suspiros. O que ele quer ver de nós, "Você vai voltar para mim e se aproximar de mim? Fazer um sacrifício que você tem a oferecer para mim. "Se reconhece e aceita que se trata para nós pela Providência Divina e aceitá-lo carinhosamente, nós transformá-lo em um korban , um sacrifício para Hashem. Esta é a nossa avodah - emunah.Emunah - "Eles acreditavam em Hashem." Avinu Avraham levantou-se em dez testes de emunah. O Rebe quer nos dar a força para superar nossos testes. E gritar "Hashem é Um", no meio de tudo o que estamos passando, e não deixá-lo jogar-nos fora do curso. Desta forma, transformaremos tudo que passamos para a eternidade, em algo que nos aproxima de Hashem. 
 
Isto não é como Hashem quer que seja, porém, porque Ele é completamente bondoso e amoroso. Isso é algo que muitas pessoas ficam confusas sobre. Precisamos comer, precisamos de um grupo. Às vezes uma pessoa pensa: "Por que eu deveria rezar para Hashem?. Se eu não tê-lo, talvez ele apenas não quer me ter "As pessoas ficam presas com essa questão durante quarenta anos. - Eu já vi isso com meus próprios olhos! 
 
Nós não precisamos de saber a resposta para isso. Tudo o que precisamos saber é que Hashem está aqui, e Ele é cheio de amor e bondade - Ele quer que nós tenhamos todo o bem. Quando estamos na dor, Hashem é na dor. 
 
O Rebe chega até nós na prisão estamos dentro Abalaganim , as ilusões, os puxa deste mundo, a amargura do mundo físico, a amargura espiritual - as pessoas não encontram o seu lugar , os insultos, a sensação de desespero. O Rebe se relaciona com tudo isso, e ensina-nos a transformá-la em crescimento espiritual. Em suma, se estamos dispostos a sofrer um pouco, então não vamos sofrer muito. Esta é a forma como ele funciona. 
 
As pessoas dizem que não existe neste mundo e no mundo vindouro. Este mundo é onde precisamos fazer as coisas e ao vivo, e há também o mundo para vir que nós precisamos nos preparar para, assim que aprendemos e rezar.Acreditamos no mundo vindouro. O Rebe diz que, embora as pessoas dizem que este mundo existe, que há uma Hazeh Olam , ele não vê-lo. Até onde ele pode ver, em que estamos vivendo é Gehinnom , purgatório, porque todo mundo aqui é tão cheio de sofrimento o tempo todo. 
 
(Adaptado do "Gates of Emunah") 



Fonte:http://www.breslev.co.il/

Reações: