segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mikveh-Purificando a Alma



MIKVEH - Purificando a alma! - Parte I

Rabeinu ensinou que o mikveh traz "cura para todos os problemas", e que pode purificar o homem de cada tipo de pecado e impureza. Ele acrescenta, que ainda tem benefícios físicos, se a água estiver muito gelada. (Licutê Moharan I, 56:7; ibid 31:2;.. ibid II, 123)

Rav Natan disse; enquanto a "Mikveh" [imersão em água], ainda existe "Ticvê" [ Esperança]. 

O Mikveh é assim chamado porque quando uma pessoa mergulha regularmente, independentemente do que ela possa ter feito no passado, ela pode confiantemente esperar que todos os seus pecados e falhas espirituais serão retificados. " 
( Licutê Halakhos, vol. VIII, final, k'sav do Rabino Nachman de Tulchin)

Quando nosso querido Rebe Elazar, estava esperando a cirurgia e precisava de respirar através de um tanque de oxigênio o tempo todo, houve momentos em que sua ida à mikveh levou mais de duas horas. Em mais de uma ocasião, ele literalmente arriscou sua vida para mergulhar na mikveh - tão precária era sua condição. Porém quando ele ficou incapaz de ir ao Mikveh ele pediu a um dos seus companheiros para ler um dos contos do Rebe. Então observou, "Ich Itzter toivel Zich Sippurei Ma'asiyos." .. Agora eu mergulhar no Sippurei Ma'asiyos. "

O Chassidisher Yid (judeu chassídico ), deve ir ao mikveh todos os dias, não sendo possível, ele deverá ir pelo menos nos dias que não se recita tachanun.
( Sichot ha-Ran 185; cf. Likkutim Yekarim 178; Mishmeres Shalom [Koidanov]


MIKVEH - Purificando a alma! - Parte II

Rabi Nachman ensinou que a primeira fase do tratamento para alma é a imersão em uma mikveh, [banho ritual judaico]. Com sua forte conotação de emergência e re-consagração a mikveh fornece um processo, tanto de "retorno" e "renovação", como de crescimento e mudança. Podemos afirmar que é uma viagem até a fundação do mundo, em união com toda a natureza ".

Penetrando os mundos superiores

A Kabalah revela que penetramos os mundos superiores, quando mergulhamos em uma mikvah. Ao descer nas águas do Mikvah, podemos unir nossas almas aos tsadikim.

O Ari, célebre cabalista do século XVI, redescobriu os túmulos de muitos judeus no vale ao pé de Tsfat, incluindo o de personalidades bíblicas e talmúdicas. E no topo daquele vale, ao pé de Tsfat, descobriu uma fonte de água fresca com os poderes purificadores de um micvê (banho ritual). O Ari 
mergulhava todos os dias nesta Mikvah, fosse verão ou inverno, purificando-se antes da prece e do estudo.

Rav Chaim Vital, principal discípulo e escriba do Ari, relata um miraculoso incidente que ocorreu a 5 de Av de 1572, há quase 420 anos.

"Meu mestre ordenou que, após seu falecimento, seu corpo deveria ser imerso (no micvê) uma última vez antes do sepultamento. No dia em que morreu, 
carregamos seu corpo até o micvê. Quando estávamos a ponto de imergi-lo, dissemos: "Mestre, perdoe-nos, por favor," e então começamos a escorregar seu corpo dentro da água. Para nosso espanto, ele curvou-se e imergiu por si 
mesmo." (Anaf Etz Avot, pág. 78).


“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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Fonte:http://judaismovivo.com.br/