terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hitbodedut - Se aproximando cada vez mais de D’us!





Hitbodedut

Se aproximando cada vez mais de D’us!
Pesquisa – Tradução – Adaptação: Yashar David – Moré

            
      Rabi Nachman ensinou, que assim como recitar as orações diárias contidas no livro de orações é uma obrigação, devemos também falar com Hashem [hitbodedut], assim como nós confiamos no nosso melhor amigo: em reclusão, na linguagem e estilo com o qual nos sentimos mais confortáveis. 
           
      Este ensinamento baseia-se no conselho de nossos sábios, só para citar duas fontes: "Rebe Yitschac disse: “Por que eram estéreis nosso antepassado, porque desejava Hashem as orações dos justos?'." (Talmud: Yevamot 64a) "Hashem procura outra coisa do que ouvir as orações de Israel?” (Tehilim 116:1 Midrash). 
            
      O corpo físico é a raiz das paixões egoístas, que nos impedem de se aproximar mais de D'us, o Sagrado Abençoado Seja. Mas quando abrimos a nossa alma para a Luz que emana do Tzadik, ela se espalha a partir de nossos corações, para as nossas mãos e pernas, iluminando nossos membros físicos com luz espiritual, até batermos palmas e dançarmos de alegria.
            
      O próprio corpo agora se "converte" - em um instrumento vibrante para o serviço e louvor de D’us. Rebe Nachman ensina que bater palmas e dançar tem o poder de adoçar e mitigar os juízos divinos.
           
      Mestre de todos os mundos, Régua de tudo: Tu revelas-te teu poder Divino e as regras para o mundo através de nossos antepassados, Avraham, Yitzchak e Yaakov. Através deles, sua grandeza e santidade se manifestaram de geração em geração, até que recebemos sua Sagrada Torá, através de Moshe, seu fiel profeta.
            
      Então todos os povos e as nações viram a tua grandeza e poder. Eles viram muitos milagres que Tu realizas-te por nós quando Tu nos tiras-te para fora do Egito e dividis-te o Mar Vermelho, e ajudando-nos na vitória da guerra contra Amaleque. Sua Divindade foi revelada a todos na terra. Mesmo as pessoas mais distantes viram Seu poder.
            
      Então Yitro veio converteu-se  e disse "Agora eu sei que o Senhor é maior que todos os deuses." Naquele momento, seu nome foi exaltado, engrandecido e santificado acima e abaixo. É quando aqueles que estão mais distantes, reconhecem Tua Divindade e o poder da Tua grandeza, a Tua supremacia é mais evidente, e Seu Nome grande e bendito é mais expandido, santificado e exaltado.
Volume 3, Issue 5

Reações: