quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Arquivo-Tikkun Haklali- Rabbi Nachman


HaKlali Tikkun consiste dos Salmos seguintes dez disse nesta ordem: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137 e 150. Cada ponto é precedido por um ponto de expressar o desejo de vincular-se ao tsadikim de todas as gerações, especialmente Rebe Nachman, e vários versículos que se costuma dizer, antes de qualquer palavra de Salmos. O recital de dez Salmos é seguido por uma oração composta por Reb Noson , é acima de tudo discípulo do Rebe, pedindo a Deus o perdão dos pecados.



História

Rebe Nachman revelou a existência de uma retificação para involuntária emissões noturnas em 1805. Naquela época, ele afirmou que qualquer Salmos dez serviria como uma retificação, uma vez que correspondem a expressões de dez músicas e louvores em que o Livro dos Salmos é baseado. Estes dez tipos de música são:, Beracha, Masquil, Nitzuach, Shir, Niggun, Mizmor, tefilla, Hoda'ah e Halleluyah. Ashrei  Nesse lição, Rebe Nachman explica como algumas dessas expressões estão em oposição direta à o kelipah (forças do mal) e, portanto, têm o poder de extrair a semente desperdiçada do reino da iniqüidade. 
o principal ensinamento de Nachman Rebe em Tikkun HaKlali foi dada em Shavuot 5566 (23 de maio de 1806). No entanto, ele não revelou os Salmos dez específica do HaKlali Tikkun até abril de 1810. Naquela época, Rebe Nachman revelou os Salmos dez específicos para dois de seus discípulos mais próximos, o rabino Aharon de Breslov eo rabino Naftali de Nemirov , tornando-os testemunhas de um voto sem precedentes:
"Testemunhar as minhas palavras: Quando meus dias são mais e eu deixar este mundo, eu ainda vou interceder por alguém que vem para a minha sepultura, diz que esses dez Salmos, e dá um tostão para a caridade Não importa quão grande seus pecados, eu. vai fazer tudo em meu poder, que medem o comprimento ea largura da criação de limpar e protegê-lo.
"Estou muito otimista em tudo o que eu digo. Mas eu sou o mais positivo em relação ao grande benefício desses Salmos dez.
"Estes são os dez Salmos: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137, 150.
"Esta é a solução geral. Existe um remédio específico para cada pecado, mas esta é a solução geral.
"Vá para fora e espalhar o ensino dos Salmos de dez a todos os homens.
"Pode parecer uma coisa fácil de dizer Salmos dez. Mas ele realmente será muito difícil na prática." 
Na lição de acompanhamento, no qual ele enumeradas e discutidas as alusões dos Salmos dez específicos, Rabi Nachman afirma:
Saibam que os Salmos dez que uma pessoa deve recitar no mesmo dia que ele tem uma experiência impuro, Deus me livre, são: 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137, 150.Estes Salmos dez são um remédio muito grande para esse problema. Aquele que é digno de dizê-las no mesmo dia não precisam ter mais receio de a mancha terrível causada por emissões impuro, porque tem indubitavelmente sido corrigidas por esta solução sem qualquer dúvida.


Significado Místico

HaKlali Tikun é baseado na idéia da Brit (Aliança) que Deus fez com o povo judeu. Em troca de lealdade absoluta a Deus por parte da nação, Deus prometeu ser o seu Deus e dar-lhes a terra de Israel como herança ( Gênesis 17:7-8).
Como sinal desta Aliança, Deus ordenou a Abraão para realizar a mitzvá de brit milá (circuncisão):
"Esta é a minha aliança que guardareis entre mim e ti ea tua descendência depois de ti: Todo o homem entre vós será circuncidado E vós será circuncidado na carne do seu prepúcio, e será um símbolo de um pacto entre mim. e você. " (Gênesis 17:10-11)
Ao escolher este órgão específico de suportar o sinal da Aliança, Deus indicou o tremendo poder do órgão sexual. Quando ele é usado para a procriação no contexto do casamento, o órgão sexual é elevada eo homem torna-se um parceiro de Deus na criação. Mas quando ele é usado para gratificação pessoal, que distancia a pessoa de Deus e deixa insatisfeitos, frustrados e deprimidos. Rebe Nachman ensinou que a antítese da uma alegria deve sentir-se, unindo-se um parceiro de casamento e realizando todos os de Deus outras mitsvot é a depressão, um estado que está no domínio de Lilith , o nome do kelipah associada a falta de santidade.
HaKlali Tikkun vem para corrigir o pecado de mau uso do órgão sexual e, por extensão, desfaz os sentimentos raiz da depressão, que estão no cerne de qualquer pecado. Ele faz isso através do poder dos Salmos (Tehilim, em hebraico), que são canções de louvor e de alegria em Deus.
A palavra Tehilim tem o mesmo gematria como a palavra Lilith (com cinco unidades adicionadas para cada uma das letras de Lilith). Além disso, a palavra Tehilim tem a gematria mesmo que os dois nomes de Deus, El e Elohim, que têm o poder de liberar a semente da kelipah. Assim, ao recitar estes Salmos dez anos, a semente desperdiçada é liberado da forças do mal e de rectificação está completa.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário