quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hitbodedut Parte1



O que é Hitbodedut?

Hitbodedut é a prática de meditação espiritual, realizada em um local isolado com a finalidade de aproximar-se de Hashem, mas pode também ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar. 




Quase desde o início dos tempos, as pessoas atingiram seu elevado nível de Avodat HaShem - Serviço a HaShem - através da Hitbodedut. 

Sem essa comunicação, privada e pessoal com o próprio Criador, é impossível até mesmo para o maior sábio, chegar perto de HaShem e crescer espiritualmente. 

Esta prática é a raiz e o fundamento da santidade e do arrependimento. Portanto, Hitbodedut deve tornar-se prática padrão para todos.

Quando começamos estudar sobre Hitbodedut, muitas pessoas percebem que têm utilizado-a, consciente ou inconscientemente por anos. Seja a pé ou sentado na hora do rush, pode-se, naturalmente, começar a falar com HaShem em suas próprias palavras expressando seus problemas pessoais para Ele.




Qual é o momento apropriado para fazer a Hitbodedut?


Sentado, sozinho à noite é o melhor momento para começar a conversar com HaShem. Rebe Nachman ensina que Hitbodedut é o caminho mais elevado de todos e encoraja todos a reservar uma hora ou mais a cada dia para essa finalidade. Considerando a nossa vida com “agenda cheia”, pode parecer difícil no início reservar esse tempo, mas os benefícios de uma melhor organização e maior produtividade vêm como resultado superando o tempo consumido.

Rebe Nachman sugere se possível, meditar sozinho em uma sala especialmente reservada para o estudo da Toráh, oração e meditação com Hashem. 
Se você não tem uma sala especial disponível, você ainda pode meditar e conversar com HaShem; um homem pode criar sua própria sala especial sob seu talit revestindo-o sobre os olhos e apartando-se do seu ambiente. Pode-se sentar com um Sefer (livro) aberto e ao invés de estudar falar com HaShem.

David Hamelech usava Tehilim - Salmos 6:7 para praticar sua Hitbodedut, "Cada noite eu medito na minha cama.". Era um lugar confortável e privado em que ele podia refletir e derramar seu coração para HaShem. Moshê Rabeinu saiu à meia-noite e estendeu as mãos para HaShem. Ele entrou em um lugar privado e meditou. 

Algumas pessoas preferem meditar em um campo tranqüilo, a sós com a natureza. O Baal Shem Tov costumava praticar muito a sua Hitbodedut na floresta onde era tranqüila e isolada. A atmosfera em si é benéfica para este processo. É ensinado que cada folha de grama tem um Malach (anjo) acima, para vê-la crescer. Quando se fala de HaShem em tal lugar, rodeado pelos Malachim (anjos), a Hitbodedut de uma pessoa chega a um estado elevado. Os Malachim assumem o papel de mensageiros, ajudam elevar as palavras queridas e, em certo sentido, se unindo em oração.





“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/

Reações: