terça-feira, 15 de novembro de 2011

História- A Caixa de Pedras Preciosas






HISTÓRIA CHASSÍDICA
Isso também deve ser bom!

Pesquisa – Tradução – Adaptação: Yashar David – Moré


     Uma vez Rebe Nachum Ish Gamzu, foi enviado até o poderoso imperador de Roma [naquela época, Roma subjugava a terra de Israel] com um presente, com o objetivo de anular os maus decretos contra o povo judeu.
           
     Rebe Nachum era um grande milagreiro. Então os judeus lhe enviaram uma caixa cheia de pedras preciosas e pérolas e o Rebe Nachum o levou consigo. No caminho, ele passou a noite em uma pousada. Naquela mesma noite, alguns dos outros hóspedes  entraram em seu quarto,  quando ele saiu para se lavar. Os bandidos tiraram o conteúdo valioso, e colocaram terra no lugar, quando retornou, Rebe Nachum sequer percebeu, pois não havia nenhuma mudança aparente.
            
     Porém o pior estava por vir, quando Rebe Nachum apresentou o presente para o imperador, ele abriu a caixa e viu que estava cheio de terra. A ira do rei se acendeu e ele disse, "os judeus zombam de mim?" Neste momento  Rebe Nachum estava apavorado, mas imediatamente disse: "Gam zu la'tová!" [em Aramaico: "isso também deve ser bom."
            
     Era seu costume dizer essa frase sobre cada ocorrência, aparentemente, ruim, por isso foi chamado de "Ish Gam Zu". Só então o profeta Elias apareceu na forma de um dos ministros do imperador e disse: "Talvez esta terra é a terra de Abraão, seu antepassado, que transformou a terra em espadas e lanças." Ora, existia um determinado país que os romanos não conseguiram conquistar. Eles usaram essa terra e finalmente conseguiram capturar o país. Assim, eles tomaram uma caixa encheram com pedras preciosas e pérolas e enviaram para o Rebe Nachum, dando-lhe grande honra.
           
     No caminho de volta ele passou a noite na pousada, onde tinha ficado antes. Com alegria, ele relatou a grande honra que havia recebido do imperador. As pessoas na pousada lhe perguntaram: "E o que destes ao imperador para que te desse uma honra tão grande?" Ele disse: "Eu não dei nada, apenas a terra que tinha nesta caixa."
           
     Ao ouvir isso, o povo tomou uma grande quantidade de terra, a mesma que já havia sido dada ao Rebe Nachum, na ocasião do furto e  levaram ao imperador, com a intenção de serem beneficiados também.  A  terra  foi testado e nada aconteceu! Os ladrões foram condenados a uma morte horrível por insultar o imperador.
             
     Rebe Nachum foi salvo por causa de sua grande fé em D’us e voltou para casa em segurança e feliz. (Talmud: Tannis 21)

Reações: