sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Hitbodedut Parte 2




‎Hitbodedut a chave para Mussar


Hitbodedut é a chave para mussar (correção da personalidade) e aproximação com HaShem. Cada momento de Hitbodedut é precioso para avodas Hashem; esta devoção simples pode levar uma pessoa a níveis mais elevados de pureza espiritual. 

Embora os nossos maiores tzadikim (justos) têm utilizado para atingir os seus Hitbodedut meditações elevadas, cada pessoa, independentemente da idade e grau de religiosidade pode empregá-la. Ironicamente, as pessoas completamente afastadas da Toráh, que não rezam rotineiramente, muitas vezes com a prática de Hitbodedut, faz com que elas se aproximarem de HaShem em sua maneira pessoal.




Ao contrário da oração formal, Hitbodedut é a comunicação pessoal de um indivíduo e deve ser falada usando sua própria língua. Há, no entanto, uma fórmula básica para Hitbodedut que, se seguida, capacita as orações de uma pessoa para conversar com HaShem mais de perto. É melhor fazê-la na mesma hora todos os dias, de preferência à noite, depois da chatzot (meia-noite). Neste momento, o mundo está dormindo, mas as portas do céu são mais amplas para as nossas orações entrarem. Os verdadeiros justos estão acordados quando o resto do mundo está dormindo. Nossas mentes também estão mais claras espiritualmente para que possamos pensar sobre nossas vidas com a máxima de clareza.

Um dos objetivos da Hitbodedut é anular o ego e egoísmo. Em primeiro lugar, uma pessoa deve falar com HaShem sobre cada pequena coisa importante para ele, tentando se concentrar principalmente em suas avodat Hashem, tanto quanto possível. Deve-se dizer a HaShem sobre cada traço de caráter que precisa ser melhorado. Que leva a introspecção prática, e muitas sessões de Hitbodedut para poder apresentar-se diante de Kadosh Baruch Hu com humildade total.

Baruch Hashem, praticada da forma correta, Hitbodedut vai levar uma pessoa ao nível de bitul (auto-anulação ou altruísmo). Quando isso ocorrer, o coração irá queimar com amor e temor dos Céus, de tal forma que não terá nada entre eles e Hashem. A mente de uma pessoa será focalizada com uma clareza que nunca antes foi experimentada e o desempenho das mitsvot terá um novo significado e sentimento intocável pelo yetzer hará (inclinação para o mal). Cada dia será um crescimento espiritual e purificação. 

Nenhum Sefer (livro) ou Drashá (sermão) fará qualquer coisa para uma pessoa, a menos que ela aplique esse aprendizado de uma maneira prática e produtiva. Uma hora por dia de reflexão, de pensar e falar com HaShem sobre a própria vida e o mundo ao seu redor, seja tudo que for necessário.

Aquele que não medita não pode ter sabedoria



Uma das principais tarefas de Rebe Nachman neste mundo foi nos lembrar da importância desta devoção. Ele disse: 
"Aquele que não medita não pode ter sabedoria. Ele pode eventualmente ser capaz de se concentrar, mas não por um período de tempo significativo. Seu poder de concentração permanecerá fraco e não poderá ser mantido. Uma pessoa que não medita não vai perceber a loucura deste mundo. Mas aquele que tem uma mente relaxada e penetrante, pode ver que tudo ao seu redor é vaidade." [4]

Para alguns de nós, conversar com HaShem em nossas próprias palavras é fácil, enquanto para outros pode ser uma luta. Mesmo ao longo da nossa vida, em determinados momentos as palavras virão naturalmente, enquanto em outros, vamos ter dificuldade de dizer uma única palavra. 
Às vezes, sentaremos em um lugar especial para fazermos a nossa hitbodedut e sentiremos um vazio, seremos incapazes de pensar em alguma coisa para dizer a Hashem. Teremos dificuldade de concentração e fé. O segredo é mover-se para outro lugar, buscando um contato mais próximo com a natureza se possível, mas não desista. 

Ao encontrar um novo repita as palavras, Ribono Shel Olam "(S-nhor do Universo)”, diga isto várias vezes, se quiserem gritem bem alto! Isto é “ainda é muito bom”. [5] 
Concentrando-se em uma palavra isto permitirá que você permaneça mentalmente forte. Repita essa palavra, uma e outra; meditando sobre essa única palavra em si é muito bom. Hashem mostrará sua misericórdia, abrindo sua mente e boca de modo que você será capaz de expressar todos seus pensamentos [6].

Meus amigos, eu sei do fundo do meu coração que a Hitbodedut me ajudou de uma forma que não consigo sequer expressar. Ela faz maravilhas para a minha alma e aumenta minha emunáh e betachon (confiança e fé em Hashem). Houve um tempo em minha vida, mesmo quando as coisas mais simples, que eu tentei fazer foram insuperáveis. Eu me dei para preguiça e o sono e tornei-me muito impaciente para fazer Hitbodedut. Eu tive que lutar contra minha maneira e voltar à prática regular de Hitbodedut e quando a fiz, percebi que eu não tinha medo ou de reclamar sobre as dificuldades da minha vida. Eu poderia me aliviar de todas as dificuldades e lutas que eu estava experimentando. Isso me deixou contente com a minha família, amigos e comigo mesmo.

Se eu cometi um pecado, eu removi a dor de ter feito isso, confessando a Hashem durante a minha Hitbodedut. Minha saúde e estabilidade emocional melhoraram. Senti anulado em relação à Hashem e isso me ajudou a perceber que minha vida deve ser dedicada à Hashem e somente a Ele.

Nossos sábios nos ensinam que Hashem ajuda a pessoa a seguir o caminho que quer seguir [7]. Se o caminho do seu coração é a Toráh, HaShem irá ajudá-lo a segui-lo e nada vai ficar no seu caminho. Se você pressionar a si mesmo para fazer Hitbodedut por uma hora algumas vezes, ela se tornará mais fácil de incorporar em sua rotina diária, e você será bem sucedido. Você pode atingir tal grau de felicidade e satisfação em sua vida que uma hora de Hitbodedut cada dia não será suficiente, de seu próprio acordo que você vai querer adicionar mais tempo. Como com qualquer coisa que achamos útil em nossas vidas, você vai querer estender a mão para ensinar esta prática importante para os outros, e com a ajuda de D’us, você vai! 

Quando Rav Natan zt”l ouviu pela primeira vez este ensinamento da boca do Rebe Nachman, ele disse: "Eu vou sair e gritar isso na rua e dizer ao mundo que eu conheço o segredo para chegar perto de Hashem." O Rebe respondeu: "Eles não vão te ouvir, você tem que ensiná-los cuidadosamente."

“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/