Hitbodedut a chave para Mussar
Hitbodedut é a chave para mussar (correção da personalidade) e aproximação com
HaShem. Cada momento de Hitbodedut é precioso para avodas Hashem; esta devoção
simples pode levar uma pessoa a níveis mais elevados de pureza espiritual.
Embora os nossos maiores tzadikim (justos) têm utilizado para atingir os seus
Hitbodedut meditações elevadas, cada pessoa, independentemente da idade e grau de religiosidade pode
empregá-la. Ironicamente, as pessoas completamente afastadas da Toráh, que não
rezam rotineiramente, muitas vezes com a prática de Hitbodedut, faz com que
elas se aproximarem de HaShem em sua maneira pessoal.
Ao contrário da oração formal, Hitbodedut é a comunicação pessoal de um
indivíduo e deve ser falada usando sua própria língua. Há, no entanto, uma
fórmula básica para Hitbodedut que, se seguida, capacita as orações de uma
pessoa para conversar com HaShem mais de perto. É melhor fazê-la na mesma hora
todos os dias, de preferência à noite, depois da chatzot (meia-noite). Neste
momento, o mundo está dormindo, mas as portas do céu são mais amplas para as
nossas orações entrarem. Os verdadeiros justos estão acordados quando o resto
do mundo está dormindo. Nossas mentes também estão mais claras espiritualmente
para que possamos pensar sobre nossas vidas com a máxima de clareza.
Um dos objetivos da Hitbodedut é anular o ego e egoísmo. Em primeiro lugar, uma
pessoa deve falar com HaShem sobre cada pequena coisa importante para ele,
tentando se concentrar principalmente em suas avodat Hashem, tanto quanto
possível. Deve-se dizer a HaShem sobre cada traço de caráter que precisa ser
melhorado. Que leva a introspecção prática, e muitas sessões de Hitbodedut para
poder apresentar-se diante de Kadosh Baruch Hu com humildade total.
Baruch Hashem, praticada da forma correta, Hitbodedut vai levar uma pessoa ao
nível de bitul (auto-anulação ou altruísmo). Quando isso ocorrer, o coração irá
queimar com amor e temor dos Céus, de tal forma que não terá nada entre eles e
Hashem. A mente de uma pessoa será focalizada com uma clareza que nunca antes
foi experimentada e o desempenho das mitsvot terá um novo significado e sentimento
intocável pelo yetzer hará (inclinação para o mal). Cada dia será um
crescimento espiritual e purificação.
Nenhum Sefer (livro) ou Drashá (sermão)
fará qualquer coisa para uma pessoa, a menos que ela aplique esse aprendizado
de uma maneira prática e produtiva. Uma hora por dia de reflexão, de pensar e
falar com HaShem sobre a própria vida e o mundo ao seu redor, seja tudo que for
necessário.
Aquele
que não medita não pode ter sabedoria
Uma das principais tarefas de Rebe Nachman neste
mundo foi nos lembrar da importância desta devoção. Ele disse:
"Aquele que não medita não pode ter
sabedoria. Ele pode eventualmente ser capaz de se concentrar, mas não por um
período de tempo significativo. Seu poder de concentração permanecerá fraco e
não poderá ser mantido. Uma pessoa que não medita não vai perceber a loucura
deste mundo. Mas aquele que tem uma mente relaxada e penetrante, pode ver que
tudo ao seu redor é vaidade." [4]
Para alguns de nós, conversar com HaShem em nossas
próprias palavras é fácil, enquanto para outros pode ser uma luta. Mesmo ao
longo da nossa vida, em determinados momentos as palavras virão naturalmente,
enquanto em outros, vamos ter dificuldade de dizer uma única palavra.
Às vezes, sentaremos em um lugar especial para
fazermos a nossa hitbodedut e sentiremos um vazio, seremos incapazes de pensar
em alguma coisa para dizer a Hashem. Teremos dificuldade de concentração e fé.
O segredo é mover-se para outro lugar, buscando um contato mais próximo com a
natureza se possível, mas não desista.
Ao encontrar um novo repita as palavras, Ribono
Shel Olam "(S-nhor do Universo)”, diga isto várias vezes, se quiserem
gritem bem alto! Isto é “ainda é muito bom”. [5]
Concentrando-se em uma palavra isto permitirá que
você permaneça mentalmente forte. Repita essa palavra, uma e outra; meditando
sobre essa única palavra em si é muito bom. Hashem mostrará sua misericórdia,
abrindo sua mente e boca de modo que você será capaz de expressar todos seus
pensamentos [6].
Meus amigos, eu sei do fundo do meu coração que a
Hitbodedut me ajudou de uma forma que não consigo sequer expressar. Ela faz
maravilhas para a minha alma e aumenta minha emunáh e betachon (confiança e fé
em Hashem). Houve um tempo em minha vida, mesmo quando as coisas mais simples,
que eu tentei fazer foram insuperáveis. Eu me dei para preguiça e o sono e
tornei-me muito impaciente para fazer Hitbodedut. Eu tive que lutar contra
minha maneira e voltar à prática regular de Hitbodedut e quando a fiz, percebi
que eu não tinha medo ou de reclamar sobre as dificuldades da minha vida. Eu
poderia me aliviar de todas as dificuldades e lutas que eu estava
experimentando. Isso me deixou contente com a minha família, amigos e comigo
mesmo.
Se eu cometi um pecado, eu removi a dor de ter feito isso, confessando a
Hashem durante a minha Hitbodedut. Minha saúde e estabilidade emocional
melhoraram. Senti anulado em relação à Hashem e isso me ajudou a perceber que
minha vida deve ser dedicada à Hashem e somente a Ele.
Nossos sábios nos ensinam que Hashem ajuda a
pessoa a seguir o caminho que quer seguir [7]. Se o caminho do seu coração é a
Toráh, HaShem irá ajudá-lo a segui-lo e nada vai ficar no seu caminho. Se você
pressionar a si mesmo para fazer Hitbodedut por uma hora algumas vezes, ela se
tornará mais fácil de incorporar em sua rotina diária, e você será bem
sucedido. Você pode atingir tal grau de felicidade e satisfação em sua vida que
uma hora de Hitbodedut cada dia não será suficiente, de seu próprio acordo que
você vai querer adicionar mais tempo. Como com qualquer coisa que achamos útil
em nossas vidas, você vai querer estender a mão para ensinar esta prática
importante para os outros, e com a ajuda de D’us, você vai!
Quando Rav Natan zt”l ouviu pela primeira vez este
ensinamento da boca do Rebe Nachman, ele disse: "Eu vou sair e gritar isso
na rua e dizer ao mundo que eu conheço o segredo para chegar perto de
Hashem." O Rebe respondeu: "Eles não vão te ouvir, você tem que
ensiná-los cuidadosamente."
“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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Fonte:http://judaismovivo.com.br/
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