quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem foi Ramchal Z''TL [Por Aryeh Kaplan]


Sobre o RaMCHaL [Por Aryeh Kaplan]

Rabino Moshe Chaim Luzzatto, também conhecido como o RaMCHaL , é mais conhecido por seu trabalho clássico sobre a piedade, Mesilat Yesharim (Caminho dos Justos). Este livro é estudado em todas as Yeshivos e é considerado o melhor trabalho de sempre por escrito. Na verdade, o rabino Yisrael Salanter, fundador do movimento Mussar que enfatizou o estudo de tais livros, disse: "Todas as obras clássicas de Mussar demonstram que o homem deve temer a D'us.


 O Mesilat Yesharim  nos diz como Fazer."
Mais e mais, no entanto, as pessoas também estão percebendo que o Rabino Moshe Chaim Luzzatto foi um dos mais brilhantes pensadores dos séculos passados. A profundidade de pensamento e sua mente sistemática são evidentes em todas as suas obras, que são, literalmente, cheio de idéias básicas importantes. Mais de 200 anos atrás, o rabino Eliahu, o famoso Vilna Gaon, declarou que o Rabino Moshe Chaim Luzzatto tinha a compreensão mais profunda do judaísmo que qualquer ser humano mortal poderia atingir. Ele ainda afirmou que, se Luzzatto estavam vivos em sua geração, ele iria a pé do Vilna para a Itália para se sentar a seus pés e aprender com ele.


Se fosse para escolher um aspecto notável de obras a RAM-Chál, é sua abordagem sistemática. Ele não olha para vários ensinamentos como fatos isolados, mas como partes de um sistema abrangente. Vê-los como parte de um sistema desse tipo, ele é capaz de apontar conhecimentos e relações que outra forma não seria de todo evidente.


Pode-se ver isso nas três de grandes obras. Este trabalho, Derech Hashem (O Caminho de Deus), é provavelmente a exposição mais sistemática do judaísmo fundamental. já escrito. Isto é discutido brevemente em nossa introdução, e se tornará imediatamente evidente para o leitor. O Mesilat Yesharim (Caminho dos Justos) também reflete esta abordagem. O que o autor fez foi, essencialmente, para explicar a palavra do talmúdico Rabi Pinchas ben Yair, que enumera os dez passos do desenho dose para Deus. Ele, então, sistematicamente mostra como muitos ensinamentos talmúdicos caber em quadro geral Rabi Pinchas ", e discute cada um de acordo com o nível a que ele pertence. Em um sentido, então, este trabalho sistematiza todos os ensinamentos sobre a piedade que se encontram no âmbito da literatura talmúdica.


Sua terceira obra importante, Kalach Pis'chey Chochmah (138 Portões da Sabedoria) lida com a Cabala, e é, portanto, não tão conhecido como os dois primeiros. Aqui, novamente, no entanto, Luzzatto mostra seu poder como um sistematizador. Pode-se pensar que os ensinamentos esotéricos da Cabala resistiria a todas as tentativas de sistematização, mas não é assim. Até certo ponto, o sistema subjacente já existia nos trabalhos dos cabalistas mais cedo, mas nunca tinha sido apresentado de forma sistemática. Nestes 138 capítulos, o RaMCHaL apresenta todo o escopo da Cabala no que muitos autores consideram a forma mais sistemática jamais alcançada.


A fonte de grande talento do autor para a organização não se sabe ao certo. Talvez seja devido ao fato de que Luzzatto foi aluno de Rabi Yitzchok Lampronti, autor do Yitzchok Pachad , a enciclopédia talmúdica primeiro grande jamais reunida. Este é composto por cerca de vinte grandes volumes, e ainda hoje é insuperável como uma referência padrão. É possível que Luzzatto aprendeu a arte da organização e sistematização do Rabino Yitzchok Lampronti, e depois levou-a à sua conclusão lógica, quando estabelecem os conceitos mais fundamentais e profundas do judaísmo.


Rabino Moshe Chaim Luzzatto nasceu o rabino Yaakov Chay em Pádua, Itália, no ano de 1707. Ele era um aluno de Rabi Yeshiah Basan, autor do Todah Lachmei (Pães de Ação de Graças), e, como mencionado anteriormente, do rabino Yitzchok L ampronti. Em uma idade muito precoce, ele também começou a estudar Kabbalah sob a tutela do rabino Moshe Zacuto, um dos cabalistas lugar de sua geração.


Moshe Chaim jovens rapidamente alcançou uma reputação como um prodígio, e é dito que "ha não sabia o que significava a esquecer alguma coisa." Seus contemporâneos dizem-nos que pelo tempo que ele tinha 14 anos, ele já sabia de cor o Talmud e Midrash todo, bem como todos os grandes clássicos da Cabala. Numa altura em que a publicação de um livro foi uma grande conquista, mesmo para um estudioso reconhecido, Luzzatto publicou sua primeira obra (Lashon Limudim) com a idade de dezessete anos.


Em uma idade muito jovem, o rabino Moshe Chaim também organizou um pequeno grupo, cujo principal objetivo era chamar-se como dose possível para Deus. Entre as suas regras era que algum membro do grupo deve ser engajado no estudo da Torá em todos os momentos, dia e noite, e que eles devem fazer a sua devoção a Deus um objetivo na vida.
Durante seus vinte anos, entre 1730 e 1735, há evidências de suas cartas que Luzzatto escreveu mais de 40 livros e panfletos. Muitos desses foram perdidos, mas parece que a maioria de seus trabalhos mais conhecidos foram escritos em torno deste tempo. Uma das poucas obras que é datada, Daas Tevunos (O Saber Hear0 *, tem a data, quinta-feira, 29 de Adar I, 5494 (05 de março de 1734). Da mesma forma, seu livreto Kelalei Chochmas Emes (Regras da Sabedoria da Verdade) é datada de 9 de Iyar, 5.494 (13 de maio, 1734).


Parece provável que Derech Hashem também foi escrito durante este período. Enquanto muitas idéias que aparecem neste trabalho são encontrados em seus outros escritos, tem-se um sentimento de que as idéias são mais plenamente desenvolvido, e muitas vezes o autor dá-nos aqui com profundas percepções que não são evidentes em suas obras anteriores. A impressão é, portanto, que desenvolveu Derech Hashem é um dos últimos trabalhos do autor.


Muitos dos escritos de Luzzatto foram distribuídos durante este período, ea novidade de sua abordagem chamou a oposição de um número de sábios contemporâneos. Muitos pensaram que unseeming para alguém tão jovem para escrever livros sobre a Cabala e outros assuntos esotéricos. Parcialmente como resultado dessa oposição, Luzzatto deixou sua Itália natal em 1735 e se estabeleceu em Amsterdã.
Evitando a vida pública, Luzzatto se estabeleceu como um cortador de jóia em Amsterdam. Sua fama, no entanto, encontrou-se com ele, e em 5500 (1740), na virada do século judaica, ele publicou sua obra mais famosa, a Mesilat Yesharim  (Caminho dos Justos).


Como muitos outros grandes homens de sua idade, Luzzatto ansiava para a terra santa, e, finalmente, em 1743, ele realizou seu objetivo, estabelecendo-se em Acco. Ele não estava a desfrutar de uma estadia longa há, no entanto, e em 26, 5506 (16 de maio, 1746), com a idade de 39, ele foi morto por uma praga. De acordo com a maioria das tradições, ele foi enterrado em Tiberíades, junto ao túmulo do rabino Akiba.A discípulo perguntou uma vez o rabino Dov Bet, o Maguid de Mezeritch (o discípulo mais importante do Baal Shem Tov), por que o rabino Moshe Chaim Luzzatto morreu em uma idade tão jovem. A Mag-gid respondeu que a geração RaMCHaL não era digno de sua piedade e compreensão santidade.


Aryeh Kaplan 10 Sivan, 5734

Obras:
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      Ler Livro Mesillat Yesharim(O Caminho dos Justos)!
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