segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

História Chassidica: As Vestes Sagradas de Yosef



As Vestes Sagradas de Yosef

 Pesquisa, tradução e adaptação: 
Yashar David e Shlomo ben Avraham

O Talmud diz que as vestes sagradas usadas pelos sacerdotes, durante o serviço do Templo não podiam ser usadas além dos limites do Templo, porque é proibido tirar de lá tudo o que foi separado para uso sagrado.

 O Talmud levanta um debate; se alguém não está autorizado a usar as vestes sacerdotais no exterior do recinto do Templo, como podemos entender a seguinte história que conta quando roupa foi usada para ajudar a salvar o povo judeu.

No dia 25 do mês hebraico de Tevet é chamado;  “O dia do Monte Gerizim”, em que nenhum louvor  é permitido [devido ao feriado]. Naquele dia, os samaritanos pediram Alexandre da Macedônia que destruísse nosso Templo, e ele permitiu.

O Cohen Gadol [Sumo-Sacerdote] Shimon HaTzadik [o justo] vestido com as vestes sacerdotais, foi preso e escoltado pelos dignitários de Jerusalém, com tochas em suas mãos.

Quando Alexandre da Macedônia viu se aproximando ao longe, ele perguntou  aos samaritanos, "Quem são estes homens?" Os samaritanos responderam: "Eles são os judeus que se rebelaram contra ti."

Assim que Alexandre conheceu Shimon HaTzaddik  frente a face dele, inclinou-se em terra.  

Os samaritanos apavorados disseram; Alexandre, como um rei grande como tu se curva a um judeu? Alexandre respondeu: "Ele é a imagem que eu via brilhando diante de mim sempre que alcançava uma vitória."

Alexandre perguntou ao judeu: "Por que você veio me ver?" Ele respondeu: "É possível que o Templo Sagrado onde rezamos, seja destruído  através das petições enganosa desses idólatras?" - "Quem são estes ldolatras?" perguntou o rei. O judeu respondeu: "Estes samaritanos que estão diante de você."

O Rei então disse; "Eu os entrego nas suas mãos, trate-os como quiser".
Os samaritanos foram arrastados para o Monte Gerizzim, e o Templo deles foi destruído da mesma maneira que tinham a intenção de destruir o nosso Templo. Este dia foi então, declarado feriado.
O Talmud pergunta porque neste caso as vestes sacerdotais foram usados no exterior do recinto do Templo, e D’us trouxe livramento ao povo judeu?

Uma resposta é que Shimon HaTzadik só usava uma réplica das roupas e não vestiu as vestes sacerdotais. A segunda resposta é que neste caso envolveu um perigo para a vida. Nesses casos, a lei pode ser violada para preservar a vida. (Talmud: Yuma 69a)

Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/