segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"O Rebe Nachman Essencial", Parte 16

Traduzido por Rabino Avraham Greenbaum 
 
 
"O Rebe Nachman Essencial", Parte 16 
 
Se uma alma morta foram autorizados a visitar os filósofos e cientistas como eles se sentam teorização, seria o fim de todas as suas teorias. Reb Nachman de Breslev, Sichot Haran # 226
 
Deus criou o mundo por amor - a fim de revelar o Seu amor - pois sem a criação, a quem Ele iria mostrar o Seu amor?Assim Ele trouxe toda a criação a partir do início do mundo espiritual mais elevado de  Atzilut  até o fim do ponto de centro do mundo material, tudo a fim de manifestar o seu amor. 
 
Quando Deus quis criar o mundo, não havia lugar para criá-lo, porque tudo era infinito. Ele, portanto, "contratada" a luz infinita para os lados. Como resultado dessa contração, um vazio completo foi formado dentro do qual tempo e espaço - o mundo finito - foram criados, como explicado no início do Chaim Eitz  da ARI. 
 
Este vazio vazio foi essencial para a criação do mundo, porque sem ela não teria havido nenhum lugar para criar o mundo. No entanto, é impossível apreender ou compreender a "contração", que trouxe o vazio completo. Isso só será possível no futuro. Porque temos de postular dois opostos:. Existência e nada 
 
Isso ocorre porque o vazio completo surgiu através da contração de Sua Santidade a partir daí, com o resultado que a piedade não está presente ali, como se fosse.Porque, se não fosse este o caso, o vazio não seria vazia, tudo teria sido infinita e não teria havido espaço para criar o mundo finito em tudo. No entanto, a verdade é que, mesmo assim, Piedade é certamente presente lá, porque nada existe sem a Sua vitalidade. Devido a esta contradição é impossível entender o conceito do vazio completo. Isso será possível apenas em tempo para vir. 
 
E saber que existem dois tipos de ateísmo. Existe o tipo de descrença que surge de sistemas alienígenas da sabedoria, da qual diz: "Saiba o que responder à não-crente" ( Avot 2:14). Pois não há uma resposta a este tipo de incredulidade, uma vez que deriva de sabedorias alienígena que surgiu da superfluidades causada pela ruptura dos vasos. Uma pessoa que caiu para esse tipo de descrença certamente deve fugir e fazer todos os esforços para escapar, e de fato se ele buscar a Deus que ele vai encontrar uma maneira de ser salvo. Para uma vez que estas sabedorias derivam da ruptura dos vasos, várias faíscas santos e cartas quebrou e caiu ali, e ele pode, portanto, encontrar inteligência Godly lá, a fim de resolver os desafios colocados pelo tipo de descrença que deriva da sabedoria alienígena. 
 
No entanto, há é um outro tipo de ateísmo com base em sabedorias que não são em todas as sabedorias. É só porque eles são tão profunda e difícil de entender que eles têm a aparência de profunda sabedoria. Por exemplo, uma pessoa pode postular um argumento falso talmúdica que ele imagina é excepcionalmente profunda, mas, sem a bolsa de estudos necessários, ele não percebe que sua linha de argumento é insustentável. Da mesma forma, os filósofos colocam vários problemas e questões que são, na verdade, desprovida de toda a sabedoria. Os problemas são intrinsecamente não-existente, mas porque não está dentro dos limites da mente humana para desvendar-los, eles parecem genuínas. 
 
A verdade é que é impossível resolver esses problemas, porque as questões colocadas por esta marca de ateísmo derivam o vazio completo, onde Piedade não está presente, por assim dizer. É por isso que as questões que derivam do vazio completo não pode ser respondida de forma alguma, porque é impossível encontrar Deus lá. Para que se pudesse encontrar Deus existe, não seria vazio e tudo seria infinito.Por esta razão, diz-se deste ateísmo, "Ninguém que ir para seu retorno" (Provérbios 2:19). 
 
Israel sozinho transcende todas as sabedorias incluindo até mesmo o ateísmo o que deriva do vazio completo, porque nós  acreditamos  em Deus sem especulação ou sofisma mas só com fé completa. Porque Deus preenche todos os mundos e abrange todos os mundos. Assim, Ele está presente dentro de todos os mundos e, ao mesmo tempo Ele abrange todos os mundos ... Portanto, mesmo anular a vazia surgiu através de Sua sabedoria. A verdade final é que Sua Santidade deve estar presente lá, mas é impossível entender esta ou encontrar Deus lá. 
 
Assim o povo de Israel transcender todos os problemas filosóficos e idéias ateístas que derivam do vazio completo, porque eles sabem que é impossível resolvê-los. É por isso que o povo de Israel são chamados os hebreus, a partir da raiz hebraica  OVeiR  , para passar por cima e transcender. 
 
Mas sei que Tzaddikim excelente certos que estão na categoria de Moisés ter sido obrigado a investigar estas filosofias, a fim de libertar e elevar as almas caídas que se tornaram afundado nelas. Através de sua grande santidade destes Tzaddikim tinha o poder de liberar essas almas presas. 
 
E saiba que é através de sua melodia que o Tzaddik que está na categoria de Moisés eleva as almas que caíram no ateísmo que deriva do vazio completo. Toda a sabedoria do mundo tem a sua própria melodia original e canção, até mesmo o ateísmo tem sua própria canção especial. E a fé também tem a sua própria melodia original e canção. A fé à luz do Infinito é supremo acima de tudo, outras sabedorias e crenças no mundo, ea música desta fé está além de todas as outras melodias e canções no mundo. 
 
E com o tempo para vir, quando Deus "vai virar para todos os as nações uma língua pura para que todos invoquem o nome do Senhor "(Sofonias 3:9) e todos vão acreditar em Deus, o versículo:" Venha, cantar a partir do cume do Amana "(Cântico dos Cânticos 4:8) serão cumpridas. O "cume do Amana" é a fé suprema ( Emuna ) no Infinito, que é o ápice de toda a fé. Apenas Tzaddik da geração - Moisés - atinge esta fé suprema e sua melodia. Assim, é através da melodia do Tzaddik que está na categoria de Moisés que todas as almas que caíram no ateísmo decorrentes do vazio completo é capaz de ascender e emergir, por sua melodia é o "cume da fé", que é supremo. Likutey Moharan I, 64 ) (Rabino Avraham Greenbaum o diretor de Azamra .



Fonte:http://www.breslev.co.il/