terça-feira, 24 de abril de 2012

Mikvah Para Mulheres


Mikvah Para Mulheres

Pesquisa, tradução e adaptação:
Breslev Brasil - RJ

A MIKVAH E A ERA MESSIÂNICA

Após a contagem de 7 dias limpos, a mulher mergulha em um Mikvah para completar o processo de purificação. As águas sagradas do Mikvah conectam a pessoa aos poderes espirituais do Mashiach (a maneira de uma pessoa se conectar a estes poderes espirituais é totalmente dependente do grau que a pessoa é capaz de purificar-se por seguir a vontade de D'us, Abençoado Seja). O Profeta Isaías descreve o clima espiritual que irá prevalecer na Era Messiânica da seguinte maneira: "A Terra será cheia do Conhecimento de D’us (e, portanto, seremos muito ligados a Ele), como as águas cobrem o mar." (Isaías 11:9) O Talmud cita um versículo de Isaías para também descrever a Era Messiânica: "Olho nenhum viu [a vida maravilhosa que irá prevalecer na Era Messiânica]." (Isaías. 64-3) A Mikvah atrai a era do "olho nenhum viu", pois as águas da Mikvah cobrem tudo, incluindo os olhos. Isso impede os olhos de verem. O fato de não se ver fisicamente quando se faz o ritual da Mikvah faz/força a pessoa  enxergar espiritualmente “o não ver” da Era Messiânica. Isso significa que para merecer a proximidade com D'us, Abençoado Seja, no futuro, todos devem primeiro passar pela fase “não ver”, que se chama fé.

Portanto, quem mergulha num Micvê conecta-se à Luz interior da Face de D'us, Abençoado Seja. Esta Luz será facilmente acessível a todos no tempo do Mashiach . Qualquer pessoa que mergulha num Micvê, cumpre o seguinte verso: "Far-me-ás conhecer a vereda da vida [como chegar perto Dele, mesmo neste mundo confuso]; na Tua Presença a alegria se torna plena; à Tua Destra, as delícias são eternas.'' (Salmos 16:11)

O CICLO MENSTRUAL E SUA CORRELAÇÃO COM A LUA

O ciclo menstrual de uma mulher, em média, é de 30 dias. Isto corresponde ao ciclo lunar. É proibido santificar a lua nova até o seu sétimo dia de idade. Como mencionado acima, as mulheres representam e refletem a Luz Divina. A Lua também representa e reflete a Luz Divina. Assim como as mulheres no momento em que contam 7 dias limpos e estão no reino do mal, a Lua Nova, por causa de sua luz diminuída durante seus primeiros 7 dias, também está ligada ao reino do mal. É apenas uma falta de luz de HaShém neste mundo, que permite que o mal exista. Portanto, quando o tamanho da lua é pequeno, há uma falta de luz do Criador. Isso permite que o mal floresça. Todas aquelas mulheres que observam as Leis de Taharat Mishpachá (Pureza Familiar), se purificando de acordo com a Torá de D’us, Abençoado Seja, trazem bênçãos para suas famílias, ao povo judeu e para o mundo inteiro. Que isto nos dê o mérito de apressar a vinda do  Verdadeiro Mashiach, prontamente em nossos dias, amém! (Lekutey Halachot: Yorah Daya: Hilchot Nidah 1:1-7)



A MIKVAH NO CÉU

Rav Shimon era um aluno de Rabi Natan (que foi o principal discípulo do Rebe Nachman). Os pais de Rav Shimon eram contra o fato dele seguir aos ensinos do Rebe Nachman. Certa vez, quando Rav Shimon queria participar da palestra de Torá dada pelo Rabi Natan na terceira Seudah (Refeição) de Shabat, seus pais esconderam toda a sua roupa e o trancaram em seu quarto. Eles tinham certeza de que isso iria impedir seu filho de assistir a palestra do Rabi Natan. Seu pai então deixou Rav Shimon sozinho em casa e foi rezar na sinagoga. Rav Shimon se sentiu tão angustiado com a falta da palestra de Rabi Natan, que ele estava determinado de alguma forma encontrar uma maneira de assistir a palestra. Ele procurou pela casa e encontrou um velho par de calças de seu pai. Ele também encontrou um casaco de inverno velho e rasgado que seu pai havia descartado. Ele os colocou e imediatamente correu pelas ruas para assistir a palestra de Rabi Natan. Todo mundo que o via na rua ria dele por causa da maneira engraçada que ele estava vestido. Quando ele chegou na palestra alguém lhe deu roupas adequadas para vestir e ele assim conseguiu ouvir a palestra de Rabi Natan. No final do Shabat, Rabi Natan, que ficou impressionado com o que ele tinha feito, veio até Rav Shimon e elogiou o seu esforço para assistir a palestra. Rabi Natan disse para Rav Shimon que pelo mérito do seu sacrifício, ele iria cumprir qualquer pedido que ele quisesse depois de terem ambos chegado ao Mundo Vindouro.

Anos mais tarde, Rav Shimon tinha feito muitos negócios com o rabino Avraham, o neto do Rebe Nachman. Rav Shimon morreu repentinamente, antes que ele fosse capaz de pagar ao rabino Avraham os bens que ele havia recebido antes de falecer. Rav Shimon apareceu o Rabino Avraham em um sonho e pediu-lhe para perdoá-lo por ele não ser capaz de pagar-lhe os bens da última entrega. Ele disse ao rabino Avraham que ele não teve descanso no Mundo Vindouro por causa disso. O rabino Avraham perdoou com um coração cheio. O rabino Avraham, em seguida, perguntou ao Rav Shimon sobre o que havia acontecido com ele no Céu após a sua morte. Rav Shimon respondeu que ele havia solicitado que um certo favor fosse realizado para ele. O único que poderia ajudá-lo com seu problema era o Rebe Nachman.No entanto, ele precisava de alguém que fosse capaz de ajudá-lo a entregar o seu pedido ao Rebe Nachman. Em seguida, lembrou que quando era jovem, o Rabi Natan tinha prometido que iria lhe conceder qualquer favor que ele precisasse no Mundo Vindouro. Ele chamou o Rabi Natan para ir com ele até o Rebe Nachman para que ele pudesse recorrer a ajuda do Rebe e resolver seu problema. Rabi Natan disse a Rav Shimon que primeiro ele teria que verificar a lista para ver se ele foi incluído entre os verdadeiros seguidores do Rebe Nachman. Seu nome apareceu na lista. Em seguida, o Rabi Natan disse que eles teriam que mergulhar no rio Dinur. É proibido entrar na câmara do Rebe Nachman sem antes mergulhar neste rio que é um Micvê no Céu.

No caminho para o rio Dinur eles conheceram muitos grupos de anjos da destruição que queriam detê-los. Rabi Natan disse a cada grupo de anjos que eles encontravam, que eles eram emissários do Rebe Nachman. Toda vez que Rabi Natan dizia isso, os anjos desapareceriam. Quando eles finalmente chegaram ao rio Dinur, tanto Rabi Natan, quanto Rav Shimon mergulharam nele. Rabi Natan, que viveu toda sua vida em pureza, sentiu enorme prazer nessa experiência. Rav Shimon disse ao rabino Avraham que toda a dor e sofrimento que se experimenta neste mundo não se comparam a dor que ele sofreu enquanto mergulhou no rio para se purificar de toda a sua imundície espiritual que ele havia adquirido quando ainda vivia neste mundo. Em seguida, Rav Shimon mergulhou novamente no rio,e ele sentiu o maior êxtase ao ser purgado da sujeira que ele adquiriu quando vivia neste mundo. Ele ainda não tinha sido autorizado a entrar na câmara do Rebe Nachman, pois ele não havia quitado todas as suas dívidas financeiras que havia deixado para trás neste mundo. É por isso que Rav Shimon agora veio o rabino Avraham e lhe pediu para perdoar a dívida que ele lhe devia. Agora que o rabino Avraham perdoou sua dívida, Rav Shimon foi capaz de entrar na câmara do Rebe Nachman. (Otzar Yiras Shamayim 10)

A Imersão em um Micvê tem o poder de nos purificar de toda espécie de pecados e impurezas. (Lekutai Etzot: Mikvah 1)

A imersão em um Micvê nos ajuda a ganhar a vida de uma maneira mais fácil e a recebermos o fluxo de bênçãos de D'us. A imersão em um Micvê também ajuda a dissipar o conflito, a raiva e em seu lugar traz paz, amor, cura, profunda sabedoria, e o poder de despertar os homens para O Eterno. (Likutey Etzot: Mikvah 2)

A imersão em um Micvê não é nenhum um pouco prejudicial para a saúde. Qualquer médico que diz que é não é doutor em nada. Enquanto a água não seja excessivamente fria, a imersão em um micvê quente é muito benéfica para o corpo, uma vez que abre as glândulas sudoríparas. (Likutey Etzot: Mikvah 3)



“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte