segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um dia de um Chassid Breslev - Completo - Por: Rabino Yitzchak Breiter


Um dia de um Chassid Breslev
Por: Rabino Yitzchak Breiter
Tradução e Adaptação:Gabriel Yosef Ben Yashar

1. Vinculando-se ao Tzaddik

No início da noite, dizemos:. "Eu quero servir a D'us com fé, verdade e alegria, tenho a honra de ligar-me o meu pensamento, palavra e ação durante todo o dia, aos Tzaddikim verdadeiros, e em particular ao verdadeiro tsadic , o "ribeiro que corre, a fonte da sabedoria - Nachal Novea Mekor Chochmah "[as primeiras letras das palavras hebraicas soletram Nachman], Rabi Nachman, filho de Feige, que seu mérito nos proteja".

Antes de cada oração, diga: "Recite essa prece"

2. Ma'ariv: a oração da noite

Ore em um ritmo constante com toda sua força e concentração, alegria e em um tom agradável. Tenha o cuidado de pronunciar o nome de D'us corretamente: Ad-nai . Diga todos os nomes de D'us com temor e reverência.

A oração da noite adoça todos os julgamentos severos e nos dá a força para se manter firme, apesar dos contratempos espirituais, escuridão e outros obstáculos, pois "Ele guarda Seu povo Israel para sempre."

3. K'riat Shema antes de ir dormir

Diga o Shema e as outras preces recitadas antes de ir dormir em um ritmo constante e com alegria. Isso ajuda a fazer a reparações de todas as coisas que você pode ter feito de errado durante o dia, especialmente pensamentos imorais. "Quando alguém recita o Shemá antes de dormir, os espíritos destrutivos ficam longe dessa pessoa" ( Berachot 5a).

4. Faça uma Autoavaliação 

Admita tudo o que você fez de errado seja em pensamento, palavra ou ação. Peça a D'us para perdoá-lo e remover os seus pecados, e ajudá-lo a fazer as coisas da maneira que deveria apartir de agora.

5. Chatzot: Meia-Noite

Levante-se e lamente-se a destruição do Templo e da ocultação da luz do Tzaddik. Lamente-se sobre seus próprios pecados e defeitos, os quais estão atrasando a reconstrução do Templo. Veja a si mesmo e sua situação pessoal e experiências nas palavras do Tikkun Chatzot, o lamento da meia-noite. Peça a D'us para trazer a redenção e salvar o povo judeu coletivamente, e para proteger a sua alma da inclinação para o mal. O Chatzot começa seis horas após o anoitecer, independentemente da época do ano, e tem a duração de duas horas (ver Magen Avraham em Orach Chaim 1:2 e 233:1).

6. Lembrando o Mundo Vindouro

Quando você acordar, diga, " Modeh ani lefanecha . Dou graças diante de ti. " e imediatamente pense no mundo vindouro. Ore a D'us para ajudá-lo a fazer tudo hoje em santidade. Liga-se ao Tzaddik de novo, como você fez na noite.

7. Levantando-se

Tente levantar-se antes do amanhecer para estudar, meditar e rezar. Isso trará a você a perfeita fé. A luz da verdade e sabedoria vai brilhar em você e você será capaz de entrar em todos os portões de santidade. Quando levantar, levante os olhos e olhe para os céus.

8. Preparando-se para orar

Não comer, beber ou falar antes de orar. Se você não puder evitar falar, seja breve. Desta forma, a sua oração será aceitável. Você deve colocar toda sua força e concentração nas palavras das orações. Sua alma anseia derramar as suas palavras antes de seu Criador. Não se distraia com qualquer coisa que possa enfraquecer essa força de vontade.

9. Mikveh

Mergulhe no mikveh todos os dias. Este é o caminho para santificar-se e livrar-se da impureza causada por seus pecados. Você será capaz de chegar realmente perto de D'us e ser livre de todos os problemas, físicos ou espirituais. Pois "D'us é a esperança, mikvah , de Israel. Ele os salva em tempos de angústia "(Jeremias 14:8).

10. Shacharit: A Oração da Manhã

Ore no início da manhã em um ritmo constante, como explicado no item 2. Não interrompa para falar com ninguém desde o início do serviço até o fim. Use um livro de orações(Sidur). Responda " Amém, yehei Shemei rabbah "no Kaddish, Barchu eo kedushá alegremente com toda sua força e concentração. Desta forma, você vai trazer à luz dos Sete Dias primordiais para iluminar a si mesmo e o mundo inteiro. Isto é o que oramos na primeira bênção antes do Shemá: "Brilha uma nova luz sobre Sião..."

11. Shulchan Aruch: O Código da Lei Judaica

Todos os dias de sua vida, sem exceção, faça tornar uma prática fixa estudar pelo menos uma pequena parte do Shulchan Aruch. Desta forma, você vai livrar a si mesmo e o mundo como um todo, de todos os tipos de dúvidas a respeito de D'us e do conflito espiritual e físico. Estude o Shulchan Aruch em ordem, do começo ao fim. Mantenha esta prática todos os dias da sua vida. Se você é incapaz de estudar o Shulchan Aruch no original, estude uma das versões concisas de cada dia. Se você está sob pressão e não tem tempo, você pode estudar qualquer lei no Shulchan Aruch, mesmo que não siga o seu curso normal do estudo.

12. Hitbodedut: oração pessoal e meditação

Faça o máximo para passar pelo menos uma hora todos os dias na oração pessoal e meditação. Expresse-se em suas próprias palavras no idioma que você entende melhor. Discuta sobre todas as coisas que você está passando. Admita seus pecados e transgressões, intencionais e não intencionais. Fale com D'us da maneira que você faria para um amigo próximo.Diga a Ele o que você está passando - a sua dor, as várias pressões que é submetido, a sua situação pessoal e também a do povo judeu como um todo.Discuta sobre tudo na íntegra. Argumente com D'us da maneira que puder. Suplique-o para ajudá-lo a vir realmente para perto dele. " Abram a boca, e eu os alimentarei " (Salmo 81:10). Clame; grite; suspire e chore. Dê graças a D'us por todo o amor que Ele tem demonstrado, em ambos os assuntos espirituais e materiais. Cante a D'us e louve-o. Em seguida, peça o que você precisa, espiritualmente e materialmente.

Mesmo se você não conseguir abrir a boca em tudo, o próprio fato de você estar lá e colocar a sua esperança em D'us, levantando os olhos para cima e forçar-se a falar, mesmo se você apenas dizer uma única palavra a hora inteira D'us te intenderá.

13. Os Livros de Rabeinu Nachman

Estude todos os dias. Desta forma, você estará conectado com a sua sabedoria santa e você terá a força para seguir o caminho do Tzaddik e trazer de volta o mundo inteiro a D'us.

14. Tehilim: Salmos

Todos os dias diga que pelo menos 10 Salmos(Tikun Haklali). Diga os Salmos 16,32,41,42,59,77,90,105,137 e 150,esses salmos tem um grande poder de reparação. Veja a si mesmo e o que você está passando nas palavras dos Salmos.Aplique todas as expressões de louvor e gratidão nos Salmos à sua situação pessoal:como graças a D'us por todo o amor e bondade que Ele lhe mostrou toda a sua vida.

15. Likutey Tefilot: Coleção de Orações do Rabi Natan

Recite uma porção dessas orações a cada dia. Crie também suas próprias orações, reze para ser capaz de cumprir todos os ensinamentos do Tzaddik que você estuda. Diga essas orações a D'us com um grande prazer.

16. Fixe um horário para estudo

Faça um horário fixo no dia para o estudo da Torá. Estude com alegria. Nunca interrompa suas sessões de estudo para qualquer coisa que não seja absolutamente essencial. O objetivo desse estudo deve ser alcançar a fé perfeita. Tente desenvolver uma orientação prática a partir do material que você  tenha de estudo, de como servir a D'us de uma maneira correta.

Desenvolva suas próprias idéias originais da Torá, em conformidade com as idéias básicas e os ensinamentos dos Sábios.

17. Alimentação

Alimente-se de forma respeitosa e sem pressa indevida. Evite ficar com raiva ou falar sobre coisas que não são necessárias enquanto você come. Converse sobre o Estudo da Torá na mesa. Diga as bênçãos posteriores a refeição com alegria e com toda sua força e concentração. Isso trará a você uma iluminação.

Você pode experimentar um profundo anseio e desejo de seguir o caminho de D'us.
Tenha em mente que você só se alimenta para cumprir a vontade de D'us e que o seu propósito é trazer a unificação do Santo, bendito seja Ele, através da sua alimentação.

18. Ganhar a vida

A maneira de trabalhar e executar suas atividades de negócio honestamente e com fé, é fortalecer a sua crença em D'us e sabe que Ele criou cada detalhe da criação. Saber e crer que o nosso sustento vem a nós não por causa da cadeia natural de acontecimentos, mas pela vontade de D'us. Ele poderia, se quisesse, dar-nos uma vida sem quaisquer causas intermediárias. A razão pela qual Ele nos dá a nossa vida através de meios naturais é para nos testar para ver se podemos suportar as provações que encontramos em ter que lidar com esses meios, e se podemos ficar firme na crença de que a vida não depende de meios naturais, mas sim depende da vontade de D'us apenas.

19. Tzedacá: Caridade

Independentemente de como venha o dinheiro, seja através de seu próprio trabalho, como lucro ou como um presente, etc, dê uma parte para caridade para promover todas as causas ditas por Rabeinu, como: apoiar uma escola judaica, ajudar aqueles que se disponibilizam para o serviço de D'us, impressão de livros do Rebe, para que possam ser distribuídos de forma barata entre todas as seções do povo judeu, ou salas de estudos dos ensinos de Rabeinu, como um começo, seria bom se você pudesse contribuir com no mínimo dois por cento do seu rendimento, com o objetivo eventual de dar um décimo do capital do rendimento anual.

20. Impressão e distribuição dos livros de Rabeinu e Espalhar seus ensinamentos

Esta atividade é fundamental, porque através dela todos os judeus serão trazidos para o verdadeiro caminho. Esse é o nosso objetivo final, o objetivo para o qual todos os mundos foram criados. Esta atividade deve ser "santo dos santos" para todos os seguidores desse Grande Tzaddik e devem dedicar todas as suas energias para isso. Eles devem buscar constantemente maneiras de expandir essas atividades e difundir os ensinamentos do Rebe longe e mais longe a fim de inspirar cada alma judia para chegar a D'us.

21. A Santidade

Santifique seus olhos para não olhar para o mal; seus ouvidos para ouvir as palavras dos sábios, e suas narinas, para tomar um longo suspiro de paciência, não importa o quê, mostrando amor aquela pessoa que você esta com raiva, e sua boca por meio de palavras da Torá e da oração, segurando ela de dizer nada proibido. Isso trará a você a inspiração divina e pensamentos santos.

22. Simchah: Felicidade

Seja sempre feliz. Transforme qualquer tristeza em felicidade e alegria. Aceite tudo na vida com amor. Nunca caia em desespero. Anime-se, e mantenha-se feliz com o pensamento de seus pontos positivos espirituais. Veja as vantagens ocultas mesmo de seus piores problemas. Mesmo se você tomar uma dura queda, confie no poder do tzadik a cada vez que tentar começar tudo de novo, pense como se você nunca tive-se começado em sua vida inteira e nunca tinha falhado antes. Tenha fé que cada queda só foi enviada para fazer você começar de novo. Se você realmente fazer um esforço determinado para começar de novo a cada vez, D'us vai ajudá-lo a não cair em tais situações. Adquira o hábito de servir a D'us com uma alegre melodia, uma dança, batendo suas mãos. Tenha muita simchah sempre que for estudar e orar.

23. Teshuvá: Voltando para Deus

Examine cada pensamento, palavra e ação e pense em como voltar para o caminho certo. D'us na verdade só quer ver um pequeno esforço em suas devoções, e Ele te ajudará na sua caminhada. Se as pessoas te colocarem para baixo ou insultá-lo, mantenha a calma. Isso vai dominar o mal no seu sangue e expiar seus pecados, que serão transformadas em méritos
.
24. Ame a todos os Judeus

Ame cada judeu como sua própria alma, especialmente os seguidores do Tzaddik verdadeiro. Discuta o verdadeiro propósito da vida com eles. Faça isso todos os dias. Todo judeu tem um bom ponto de vista e único, e diferente de qualquer outro.

25. Minchá: a oração da tarde

Ore como explicado acima (no Ponto 2). A oração de Minchá levanta todas as devoções do dia e dá-lhe uma nova energia para servir a D'us de novo amanhã. Assim, os sábios disseram: "Com [o sacrifício da tarde], completa-se todas as ofertas do dia" ( Yoma 33a) e "Quando o sol se põe, que ele se torne limpo" (Levítico 22:7).

26. Rosh Hashaná: O Ano Novo

Todos os seguidores do Tzaddik devem se unir em um só lugar em Rosh Hashaná e rezar com o Tzaddik. Isto o ilumina com uma luz surpreendente do Tzaddik e traz uma grande reparação.
Em Rosh Hashaná os seguidores do Tzaddik são muito próximos a ele. Eles podem se ligar a ele e atingir a maior conexão com o Tzaddik em Rosh Hashaná mais do que todo o ano. Como o Rebe disse: "Minha missão é todo Rosh Hashanah". A luz do Tzaddik brilha em seus seguidores e em todo o mundo para todas as gerações. Não deixe que nada o impeça de vir ao encontro de Rosh Hashaná. A única razão válida para não vir é uma situação com risco de vida do tipo que iria suspender as leis de Shabat. Qualquer outro obstáculo, como o trabalho ou problemas de dinheiro, ou que as pessoas possam pensar, deve ser quebrado e superado. Nada é maior do que a união de Rosh Hashaná.

27. Eretz Yisrael: A Terra de Israel

Todos os dias de sua vida anseie, reze e faça um grande esforço para poder viver em Eretz Israel, ou pelo menos para andar quatro passos lá. Através disto você vai ser capaz de avançar para um novo nivel, alcançando a santidade completa. Esta é a vitória final que uma pessoa ganha neste mundo.

Que Deus nos ajude a andar nos caminhos do Tzaddik verdadeiro na verdade e na fé e para chamar a sua luz sobre nós mesmos e todo o povo judeu, para que possamos alcançar a redenção, física e espiritual, rapidamente nos nossos dias. Amen. Amen.



“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte

Reações: