sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mesillat Yesharim - Capitulo I -Dever do homem no Mundo


Dever do homem no Mundo
BS "D


Esclarecer e verificar o que os deveres do homem neste mundo e o que ele deve ter cuidado em tudo o que leva todos os dias da sua vida: que é o princípio da devoção a um (Chassidut) e a base do serviço puro de [ fazer].


E aqui é o que nós ensinamos aos nossos professores de venerada memória: o homem foi criado exclusivamente para deliciar-se com o esplendor do Sol e aquecer a Presença Divina, que é o prazer real e maior dos prazeres de ser encontrado. E, de fato, o lugar dessas delícias é o " Olam Haba , o mundo do futuro, porque é o que foi projetado especificamente para servir este propósito. Mas a maneira de alcançar este objetivo está dentro [passo] neste mundo.


E este é o sentido do que os nossos professores, disse, de abençoada memória (máximo de Padres 4, 16): "Este mundo é como um corredor que leva ao mundo futuro" . E as ferramentas que levam um homem a esse objetivo são as mitzvot , que os preceitos que o Senhor, bendito seja Ele, nos mandou fazer. E o único lugar onde você executa as mitsvot é deste mundo.


Então o homem foi o primeiro colocado neste mundo, que aqueles preceitos que tem a oportunidade de capacitá-los para realizar aqui [merecem] para chegar a esse lugar que tem sido preparado para ele: o ' Olam Haba , onde ele vai encher de tudo de bom que tenha sido obtida através do mitzvot. E é isso que disseram os nossos professores de abençoada memória (Talmud Bavli, o Tratado de Eruvin, 22a): "Fazer hoje [o mitzvot], e receber a recompensa de amanhã" .


E ainda se você olhar para a questão, você verá que o único estado ideal é abençoada união com Deus, e é isso que o rei Davi disse (Salmos 73, 28): "E para mim, ficar ao lado do Senhor é o meu bem " e também (Salmo 27: 4): "Voltei-me a Deus um pedido, que é o que pedimos: 2 . morar na casa de Deus todos os dias da minha vida, etc " . Uma vez que este é apenas o bem, enquanto todas as outras coisas que as pessoas consideram bons não são nada, mas a vaidade e futilidade enganosa.


No entanto, que o homem merece o direito, concorda que na primeira ele faz um esforço pessoal, através do qual possa adquiri-lo, e isso é que tomem medidas para se juntar com D'us através de ações cujo efeito é apenas isso, e eles são as mitzvot.


Assim, o Santo, bendito seja Ele, colocou o homem em um lugar cheio de obstáculos que possam mantê-lo longe dele: esses obstáculos são as tentações material, e se eles groped você deixar, vai afastar-se do verdadeiro bem. E de fato o homem é realmente no meio de um conflito feroz. Porque todas as circunstâncias de sua vida, para melhor ou para pior, são os ensaios para o homem: a pobreza de um lado e de riqueza, de outro, como ele [King] Salomão (Provérbios 30: 9): "Para Eu não estou satisfeito, então negar [o Senhor] e dizer: 'Quem é Você? ". E para que eu não tornar-se pobre, e assim reduzindo-os a roubar." De um lado a tranquilidade e outros problemas, a tal ponto que pessoa está em guerra em duas frentes. E se você lutar e prevalecer em ambas as frentes, ele irá se tornar o homem ideal que merece se juntar o seu Criador. Ele vai sair deste corredor 3 para entrar na sala de jantar 4 e ser iluminada pela luz da vida. E na medida em que ele dominou seu instinto e suas tentações e como você vai estar longe de obstáculos que desviam a atenção da boa e você será obrigado a filiar-se, nessa medida merecem para obtê-lo e apreciá-lo.


E se continuar a investigar esta questão, você verá que o mundo foi criado para uso por seres humanos, mas é confrontado com uma escolha de capital é atraído, porque se o mundo se afasta do seu Criador, ele lidera neste à sua própria queda e do mundo. Mas se ele domina e se une ao seu Criador, usando este mundo apenas como suporte para o seu serviço de D'us, neste caso aumenta e todo o mundo sobe com ele. Porque é uma grande elevação para todas as criaturas servir o homem ideal, santificado pela santidade de D'us abençoou. E ela se lembra o que foi dito por nossos professores de venerada memória, no que se refere à luz que o Santo, bendito seja Ele, tem escondido para os justos (Talmud Bavli, o Tratado de Chaghiga 12): "E quando ele viu a luz escondida do Santo, bendito seja Ele e, para os justos, ele ficou encantado, como é dito (Provérbios 13: 9): "Ele estava feliz com a luz dos justos 5 . '" E sobre o "lugar de pedras" que Jacob pegou e colocou-a sob a cabeça ( Gênesis 28, 11), disse que os Mestres 6 : (Talmud Bavli, o Tratado de Chulin 91b): "Rabi Yitschac disse: Esta ensina que todas as [pedras] foram agrupadas e cada um disse: "Que a posição certa na cabeça me '. "


E sobre este princípio chamou a nossa atenção para o Mestrado em Midrash Kohelet (Kohelet Raba, capítulo 7, 13), onde disse (sobre o versículo de Eclesiastes 7, 13): " 'Olhe para as ações do Senhor, etc. . Quando o Santo, bendito seja Ele, criou Adão levou e trouxe-o antes de todas as árvores do Gan Eden e disse: 'Olha como as minhas obras são agradáveis ​​e valiosos, e tudo o que eu criei, eu fiz isso por você, então você não danificar e destruir Meu mundo não é ' . "


A regra geral: o homem não foi criado por sua condição neste mundo, mas para isso [esperando por ele] no mundo futuro. De fato, sua condição neste mundo é uma ferramenta para o acesso à sua condição no mundo futuro, que é o seu ponto culminante. Assim, a mesma idéia compartilhada por muitos dos textos dos nossos professores de venerada memória: eles se comparam este mundo para um tempo e lugar de preparação e do mundo para vir a um lugar de descanso onde você arranca os frutos do [que é] elaborado anteriormente. E é isso que eles disseram no Resumo dos Padres (Avot 4, 16): "Este mundo é como um corredor que leva para o mundo futuro." E também o que é dito no Bavli Talmud (Tratado de Eruvin, 22a): "Making Hoje [o mitzvot], e amanhã receber a recompensa " ; (Tratado de Avoda Zara 3a): "Quem foi ocupado na véspera do Shabat vai comer durante o Shabat" , e (Midrash Raba Kohelet 1, 15): "Este mundo semelhante ao do continente e do mundo para vir para o mar " . E muitas outras passagens semelhantes a estas.


E na verdade, você vai notar que nenhuma pessoa razoável poderia acreditar que o propósito da criação do homem é a sua condição neste mundo. Na verdade, o que é a vida do homem neste mundo? E quem é realmente feliz e em paz neste mundo? (Salmos 90, 10) "A nossa vida tem a duração de setenta anos, e se você for forte você é 80 anos, ea maioria está vazio e decepção" . Quantos tipos de sofrimento, doença, dor e adversidade, e depois de tudo - a morte. Não é sequer uma pessoa em mil prazeres neste reservas mundiais e uma verdadeira paz de espírito, e também, se ele se estende por um século, se tornaria inútil e sem importância.


E também, se o objetivo da criação do homem era deste mundo, não haveria necessidade insoffiare nele uma alma tão precioso e sublime, o mais elevado dos anjos se: quanto mais assim [se você considerar que] não encontra satisfação em todos os prazeres deste mundo. E é isso que temos ensinado o Mestrado em Kohelet Midrash de abençoada memória (6, 6), sobre o versículo (Eclesiastes 6, 7): "'E o espírito não vão ficar satisfeitos" é como o caso de um povo que .. se casou com a filha do rei Mesmo se ele poderia dar a todos os do mundo de bens, eles não têm nenhum valor para ela, a filha do rei Então é a alma: mesmo se você fosse para oferecer todas as delícias do mundo, para ela não valer a pena qualquer coisa. Por que, porque vem dos mundos superiores. "


E assim eles disseram no Resumo dos Mestres dos Padres (Avot 4, 22): "Você vem contra a sua vontade e criou contra a sua vontade você nasceu." Porque a alma não amar este mundo em tudo, mas sim nojo. E é certo que o Criador abençoou ainda não criou uma criatura para um fim contrário à sua natureza e do repugnante. Assim, a criação do homem é dirigida para o mundo futuro, e é por isso que ele foi dado esta alma, pois é digno de servir a Deus e graças a este homem receberá a sua recompensa pelo seu tempo e lugar e isso não vai ser desagradável para a sua alma como este mundo, mas irá apreciá-lo e amá-lo. E isso é óbvio.


E depois de aprender o exposto, podemos compreender a importância de mitzvot que [fazer] ea honra de nossa tarefa. Uma vez que estas são as ferramentas que nos levam a verdadeira perfeição, que sem eles estariam fora de alcance. Mas sabe-se que o objetivo não é alcançado apenas através da acção conjunta de todos os meios disponíveis, cujo trabalho é para obtê-lo. E os resultados alcançados através destas ferramentas é uma função do seu uso e sua eficácia, e cada pequena diferença encontrada em [pôr em prática as] ferramentas irá resultar em uma conseqüência óbvia, quando chega a hora de resumir sua ação conjunta, como explicou. E isso é claro 7 . Conseqüentemente, é certo que você irá dedicar o maior cuidado e precisão que diz respeito à mitzvot eo serviço ou D, como se estivesse pesando ouro, ou pérolas, por causa do seu elevado valor, pois seus resultados leva à verdade perfeição eterna e sucesso, o maior da existência.


Nós, portanto, aprenderam que a principal razão da presença do homem neste mundo é apenas para executar as mitzvot, para servir [C] e resistir à tentação e os prazeres do mundo não devem servir outra coisa senão para fornecer ajuda e apoio necessários para que seu espírito está tranquilo e sereno, e, em seguida, voltar sua atenção para este serviço que é imposta.


Na verdade, é bom que cada tendência é dirigida unicamente ao Criador abençoou. E em cada um de seus atos, sejam eles grandes ou pequenos, não tem outro propósito além de se aproximar de Deus abençoar, e quebrar todas as barreiras que o separam do seu Criador, e que todas as questões materiais e do que ela vem, até que ele é atraído para o metal, assim como D'us abençoou [é desenhada] a partir do ímã, e perseguir todos os meios que eles gostam de ser capazes de adquirir este bairro: a agarrar e não deixá-lo mais. E fugir do que poderia ser considerado um obstáculo a essa [fechar] como escapar de um incêndio. Como é dito (Salmo 63, 9): "Meu espírito está colado a ti, a tua mão direita me sustenta" , já que a passagem [do homem] neste mundo tem esse único objetivo: chegar tão perto de escapar a essa que dificulta e impede.


E agora que entendemos e verificada a correção dessa regra, temos de examinar os vários aspectos de acordo com seu nível, do início ao fim, assim como colocou o rabino Pinhas Ben Yair em sua afirmação de que nós já mencionamos em nossa introdução 8 , e Chet (medo do pecado), e Kedusha (santidade).


E agora vamos explicá-los um a um, com a ajuda dos céus.