Dever do homem no Mundo
BS "D
Esclarecer e verificar o que os deveres
do homem neste mundo e o que ele deve ter cuidado em tudo o que leva todos os
dias da sua vida: que é o princípio da devoção a um (Chassidut) e a base do
serviço puro de [ fazer].
E aqui é o que nós ensinamos aos nossos
professores de venerada memória: o homem foi criado exclusivamente para
deliciar-se com o esplendor do Sol e aquecer a Presença Divina, que é o prazer
real e maior dos prazeres de ser encontrado. E, de fato, o lugar dessas
delícias é o " Olam Haba , o mundo do futuro, porque é o que foi projetado
especificamente para servir este propósito. Mas a maneira de alcançar este
objetivo está dentro [passo] neste mundo.
E este é o sentido do que os nossos
professores, disse, de abençoada memória (máximo de Padres 4, 16): "Este
mundo é como um corredor que leva ao mundo futuro" . E as ferramentas que
levam um homem a esse objetivo são as mitzvot , que os preceitos que o Senhor,
bendito seja Ele, nos mandou fazer. E o único lugar onde você executa as
mitsvot é deste mundo.
Então o homem foi o primeiro colocado
neste mundo, que aqueles preceitos que tem a oportunidade de capacitá-los para
realizar aqui [merecem] para chegar a esse lugar que tem sido preparado para
ele: o ' Olam Haba , onde ele vai encher de tudo de bom que tenha sido obtida
através do mitzvot. E é isso que disseram os nossos professores de abençoada
memória (Talmud Bavli, o Tratado de Eruvin, 22a): "Fazer hoje [o mitzvot],
e receber a recompensa de amanhã" .
E ainda se você olhar para a questão,
você verá que o único estado ideal é abençoada união com Deus, e é isso que o
rei Davi disse (Salmos 73, 28): "E para mim, ficar ao lado do Senhor é o
meu bem " e também (Salmo 27: 4): "Voltei-me a Deus um pedido, que é
o que pedimos: 2 . morar na casa de Deus todos os dias da minha vida, etc
" . Uma vez que este é apenas o bem, enquanto todas as outras coisas que
as pessoas consideram bons não são nada, mas a vaidade e futilidade enganosa.
No entanto, que o homem merece o
direito, concorda que na primeira ele faz um esforço pessoal, através do qual
possa adquiri-lo, e isso é que tomem medidas para se juntar com D'us através de
ações cujo efeito é apenas isso, e eles são as mitzvot.
Assim, o Santo, bendito seja Ele, colocou
o homem em um lugar cheio de obstáculos que possam mantê-lo longe dele: esses
obstáculos são as tentações material, e se eles groped você deixar, vai
afastar-se do verdadeiro bem. E de fato o homem é realmente no meio de um
conflito feroz. Porque todas as circunstâncias de sua vida, para melhor ou para
pior, são os ensaios para o homem: a pobreza de um lado e de riqueza, de outro,
como ele [King] Salomão (Provérbios 30: 9): "Para Eu não estou satisfeito,
então negar [o Senhor] e dizer: 'Quem é Você? ". E para que eu não
tornar-se pobre, e assim reduzindo-os a roubar." De um lado a
tranquilidade e outros problemas, a tal ponto que pessoa está em guerra em duas
frentes. E se você lutar e prevalecer em ambas as frentes, ele irá se tornar o
homem ideal que merece se juntar o seu Criador. Ele vai sair deste corredor 3
para entrar na sala de jantar 4 e ser iluminada pela luz da vida. E na medida
em que ele dominou seu instinto e suas tentações e como você vai estar longe de
obstáculos que desviam a atenção da boa e você será obrigado a filiar-se, nessa
medida merecem para obtê-lo e apreciá-lo.
E se continuar a investigar esta
questão, você verá que o mundo foi criado para uso por seres humanos, mas é
confrontado com uma escolha de capital é atraído, porque se o mundo se afasta
do seu Criador, ele lidera neste à sua própria queda e do mundo. Mas se ele
domina e se une ao seu Criador, usando este mundo apenas como suporte para o
seu serviço de D'us, neste caso aumenta e todo o mundo sobe com ele. Porque é
uma grande elevação para todas as criaturas servir o homem ideal, santificado
pela santidade de D'us abençoou. E ela se lembra o que foi dito por nossos
professores de venerada memória, no que se refere à luz que o Santo, bendito
seja Ele, tem escondido para os justos (Talmud Bavli, o Tratado de Chaghiga
12): "E quando ele viu a luz escondida do Santo, bendito seja Ele e, para
os justos, ele ficou encantado, como é dito (Provérbios 13: 9): "Ele
estava feliz com a luz dos justos 5 . '" E sobre o "lugar de pedras"
que Jacob pegou e colocou-a sob a cabeça ( Gênesis 28, 11), disse que os
Mestres 6 : (Talmud Bavli, o Tratado de Chulin 91b): "Rabi Yitschac disse:
Esta ensina que todas as [pedras] foram agrupadas e cada um disse: "Que a
posição certa na cabeça me '. "
E sobre este princípio chamou a nossa
atenção para o Mestrado em Midrash Kohelet (Kohelet Raba, capítulo 7, 13), onde
disse (sobre o versículo de Eclesiastes 7, 13): " 'Olhe para as ações do
Senhor, etc. . Quando o Santo, bendito seja Ele, criou Adão levou e trouxe-o
antes de todas as árvores do Gan Eden e disse: 'Olha como as minhas obras são
agradáveis e
valiosos, e tudo o que eu criei, eu fiz isso por você, então você não danificar
e destruir Meu mundo não é ' . "
A regra geral: o homem não foi criado
por sua condição neste mundo, mas para isso [esperando por ele] no mundo
futuro. De fato, sua condição neste mundo é uma ferramenta para o acesso à sua
condição no mundo futuro, que é o seu ponto culminante. Assim, a mesma idéia
compartilhada por muitos dos textos dos nossos professores de venerada memória:
eles se comparam este mundo para um tempo e lugar de preparação e do mundo para
vir a um lugar de descanso onde você arranca os frutos do [que é] elaborado
anteriormente. E é isso que eles disseram no Resumo dos Padres (Avot 4, 16):
"Este mundo é como um corredor que leva para o mundo futuro." E
também o que é dito no Bavli Talmud (Tratado de Eruvin, 22a): "Making Hoje
[o mitzvot], e amanhã receber a recompensa " ; (Tratado de Avoda Zara 3a):
"Quem foi ocupado na véspera do Shabat vai comer durante o Shabat" ,
e (Midrash Raba Kohelet 1, 15): "Este mundo semelhante ao do continente e
do mundo para vir para o mar " . E muitas outras passagens semelhantes a
estas.
E na verdade, você vai notar que
nenhuma pessoa razoável poderia acreditar que o propósito da criação do homem é
a sua condição neste mundo. Na verdade, o que é a vida do homem neste mundo? E
quem é realmente feliz e em paz neste mundo? (Salmos 90, 10) "A nossa vida
tem a duração de setenta anos, e se você for forte você é 80 anos, ea maioria
está vazio e decepção" . Quantos tipos de sofrimento, doença, dor e
adversidade, e depois de tudo - a morte. Não é sequer uma pessoa em mil
prazeres neste reservas mundiais e uma verdadeira paz de espírito, e também, se
ele se estende por um século, se tornaria inútil e sem importância.
E também, se o objetivo da criação do
homem era deste mundo, não haveria necessidade insoffiare nele uma alma tão
precioso e sublime, o mais elevado dos anjos se: quanto mais assim [se você
considerar que] não encontra satisfação em todos os prazeres deste mundo. E é
isso que temos ensinado o Mestrado em Kohelet Midrash de abençoada memória (6,
6), sobre o versículo (Eclesiastes 6, 7): "'E o espírito não vão ficar
satisfeitos" é como o caso de um povo que .. se casou com a filha do rei
Mesmo se ele poderia dar a todos os do mundo de bens, eles não têm nenhum valor
para ela, a filha do rei Então é a alma: mesmo se você fosse para oferecer
todas as delícias do mundo, para ela não valer a pena qualquer coisa. Por que,
porque vem dos mundos superiores. "
E assim eles disseram no Resumo dos
Mestres dos Padres (Avot 4, 22): "Você vem contra a sua vontade e criou
contra a sua vontade você nasceu." Porque a alma não amar este mundo em
tudo, mas sim nojo. E é certo que o Criador abençoou ainda não criou uma
criatura para um fim contrário à sua natureza e do repugnante. Assim, a criação
do homem é dirigida para o mundo futuro, e é por isso que ele foi dado esta
alma, pois é digno de servir a Deus e graças a este homem receberá a sua
recompensa pelo seu tempo e lugar e isso não vai ser desagradável para a sua
alma como este mundo, mas irá apreciá-lo e amá-lo. E isso é óbvio.
E depois de aprender o exposto, podemos
compreender a importância de mitzvot que [fazer] ea honra de nossa tarefa. Uma
vez que estas são as ferramentas que nos levam a verdadeira perfeição, que sem
eles estariam fora de alcance. Mas sabe-se que o objetivo não é alcançado
apenas através da acção conjunta de todos os meios disponíveis, cujo trabalho é
para obtê-lo. E os resultados alcançados através destas ferramentas é uma
função do seu uso e sua eficácia, e cada pequena diferença encontrada em [pôr
em prática as] ferramentas irá resultar em uma conseqüência óbvia, quando chega
a hora de resumir sua ação conjunta, como explicou. E isso é claro 7 .
Conseqüentemente, é certo que você irá dedicar o maior cuidado e precisão que
diz respeito à mitzvot eo serviço ou D, como se estivesse pesando ouro, ou
pérolas, por causa do seu elevado valor, pois seus resultados leva à verdade
perfeição eterna e sucesso, o maior da existência.
Nós, portanto, aprenderam que a
principal razão da presença do homem neste mundo é apenas para executar as
mitzvot, para servir [C] e resistir à tentação e os prazeres do mundo não devem
servir outra coisa senão para fornecer ajuda e apoio necessários para que seu
espírito está tranquilo e sereno, e, em seguida, voltar sua atenção para este
serviço que é imposta.
Na verdade, é bom que cada tendência é
dirigida unicamente ao Criador abençoou. E em cada um de seus atos, sejam eles
grandes ou pequenos, não tem outro propósito além de se aproximar de Deus
abençoar, e quebrar todas as barreiras que o separam do seu Criador, e que
todas as questões materiais e do que ela vem, até que ele é atraído para o
metal, assim como D'us abençoou [é desenhada] a partir do ímã, e perseguir
todos os meios que eles gostam de ser capazes de adquirir este bairro: a
agarrar e não deixá-lo mais. E fugir do que poderia ser considerado um
obstáculo a essa [fechar] como escapar de um incêndio. Como é dito (Salmo 63,
9): "Meu espírito está colado a ti, a tua mão direita me sustenta" ,
já que a passagem [do homem] neste mundo tem esse único objetivo: chegar tão
perto de escapar a essa que dificulta e impede.
E agora que entendemos e verificada a
correção dessa regra, temos de examinar os vários aspectos de acordo com seu
nível, do início ao fim, assim como colocou o rabino Pinhas Ben Yair em sua
afirmação de que nós já mencionamos em nossa introdução 8 , e Chet (medo do
pecado), e Kedusha (santidade).
E agora vamos explicá-los um a um, com
a ajuda dos céus.