quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma visão das pessoas no mundo por vir!


Uma visão das pessoas no mundo por vir



Ninguém gosta de passar necessidade. Neste mundo nós vemos como as pessoas sentem pena  daqueles que estão com fome, sede ou sofrendo de alguma outra forma. As pessoas reagem com muita pena quando uma pessoa não tem roupas ou sapatos. 

Ninguém quer ser o objeto de “piedade dos outros” pois se sentem humilhadas. Para evitar isso, as pessoas correm atrás de sucesso mundano.

 Alguém com visão espiritual clara também pode compreender o estado lamentável de certas almas no mundo por vir. Algumas almas estão literalmente nuas, mas é impossível mostrar-lhes  qualquer piedade. Pois neste mundo, quando uma pessoa falta a roupa, outras pessoas podem arrecadar dinheiro e comprar-lhe um casaco. 

Mas no mundo por vir, quando falta “vestuário” para alguém, não há nenhuma maneira de ajudá-lo – porque a roupa necessária é Torá e boas ações, que não pode ser dado como caridade. No entanto, aquele que está ligado ao verdadeiro tsadic pode correr com ele para pegar uma roupa espiritual com que vestir-se.

No mundo por vir, muita gente vai ficar de fora. Eles vão chorar amargamente, “Dá-nos alguma coisa para comer!” As pessoas vão oferecer-lhes comida e bebida, dizendo: “Comam! Beba!”Mas aqueles que estão fora vão dizer: “Não, não! Não podemos usar esses alimentos. O que precisamos é a comida e a bebida da Torá e mitsvot!” Outros serão deixados de fora nu. Eles também vão gritar: “Dá-nos algumas roupas para cobrir a nós mesmos.” As pessoas vão chegar a eles, dizendo: “Aqui estão as roupas.” Mas eles também vão responder: “Não cobre,  tais roupas são completamente inúteis para nós.

Feliz é a pessoa que come muitos capítulos da Mishná, muitas bebidas e roupas Salmos  em boas ações neste mundo!

 Sichot Haran # 23

Reações: