segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Simplicidade_Preciosos Ensinos de Rabeinu Nachman

Simplicidade
Adaptado-Traduzido por:
Gabriel Yosef Ben Yashar


A Maior Sabedoria não é ser Sábio

Mesmo depois de toda a sabedoria e sofisticação - mesmo se você possui a verdadeira sabedoria - você deve deixar de lado toda a sabedoria e sofisticação e servir a Hashem(D'us) com completa simplicidade, sem qualquer sofisticação.


A maior sabedoria de todas não é ser sábio em tudo. A verdade é que ninguém no mundo é sábio, pois "não há sabedoria, nem entendimento. Diante de Hashem(D'us)" (Provérbios 21:30).


Likutey Moharan II, 44

Filho Amado do Rei

Sirva a Hashem(D'us) com simplicidade. Certifique-se que suas ações são maiores do que a sua sabedoria, porque a coisa principal não é estudar, mas sua aplicação prática. Isto, obviamente, não se aplica a maioria das pessoas comuns, todo judeu tem o dever de estudar, mas se aplica aquelas que só se dedicam ao estudo. Quando se trata de servir a Hashem(D'us), mesmo uma pessoa cuja cabeça está cheia de sabedoria genuína deve deixar um pouco de lado e naquele momento servir a Hashem(D'us) de forma simples e inocentemente.


Às vezes pode até ser necessário se comportar de uma forma que parece tola, a fim de servir a Hashem(D'us) e realizar a Sua vontade. Podemos ter de rolar na lama para servir a Hashem(D'us) e guardar Seus mandamentos. Isso não se aplica só para mitzvot explícitas. Qualquer coisa que Hashem(D'us) quer que façamos  também é chamado de mitzvah. Às vezes é preciso atirar-se na lama para executar uma ação certa que será agradável a Hashem(D'us).


Aquele cujo amor de Deus é suficientemente forte se torna Seu filho amado. Deus vai lhe mostrar abundante amor e bondade, permitindo-lhe explorar os reinos escondidos as de câmaras e até mesmo entender o que está além da sabedoria, incluindo o mais profundo de todos os segredos, como por que os justos sofrem e os maus prosperam.
Likutey Moharan II, 5


A Essência do Judaísmo

Quando uma pessoa segue suas próprias idéias , ele pode cair em muitas armadilhas e erros e chegar a um grande mal. Enormes danos foram causados por essas pessoas, como os vilões infames, que através de sua inteligência e astúcia, levaram o mundo inteiro a se perder.


A essência do judaísmo é conduzir-se em pura inocência e simplicidade, sem qualquer sofisticação. Certifique-se de que tudo o que você faça, Hashem(D'us) está lá. Não atender a sua própria honra. Sempre engrandecer a glória de Hashem(D'us), e saber que tudo vem para o bem!  Desta forma, você pode estar certo que você nunca vai tropeçar.


Tenha o cuidado de agir com a verdadeira inocência e simplicidade, mas não tola. Sofisticação, no entanto, é completamente desnecessário. Simplicidade, inocência e fé pode levá-lo ao mais alto nível de alegria.


Likutey Moharan II, 12

Não Ser Demasiadamente Rigorosos

Nossos rabinos ensinaram que é apropriado para cada pessoa a escolher para si uma mitzvah para observar com especial cuidado em todos os seus detalhes ( Shabat 118b). No entanto, mesmo com a sua mitzvah escolhida, você não deve ser excessivamente rigoroso ao ponto de loucura. Não deixe que isso te faça deprimido. Simplesmente tente manter a mitzvah cuidadosamente em todos seus pontos mais finos, mas sem meticulosidade excessiva.


Quanto as outras mitzvot, basta seguir as leis essenciais, sem acrescentar muitas     coisas extras. Se pudéssemos manter todas as mitsvot da Torá de acordo com a interpretação simples da lei(Shulchan Aruch), seria benéfico!


A essência de servir a Hashem(D'us) é a simplicidade e sinceridade. Ore muito, muito estude a Torá e realize muitas boas ações sem procurar ou inventar restrições desnecessárias. Basta seguir o caminho de nossos antepassados. "A Torá não foi dada aos anjos ministradores".


Se você pode cumprir uma mitsvá, cumpra. Mas se você não pode: Não deixe que isso te deixe triste, uma pessoa que faz tudo para cumprir uma mitsvá e mesmo assim não consegue, é como se ela já estivesse cumprindo "


Sichot Haran # 235


Fonte da Tradução do Inglês:http://www.azamra.org/




“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/