terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rabeinu Nachman e Chanuká


Rabeinu Nachman e Chanuká


Por:  Rabino Avraham Greenbaum
Adaptação-Tradução-Pesquisa por:
Gabriel Yosef Ben Yashar

1. Através da mitsvá de acender as luzes de Chanucá reconhecemos a glória de Hashem(D'us). Sua glória é exaltada e engrandecida nos mundos. 

Aqueles que estavam distantes d'Ele são agitados para retornar. Podemos atingir o verdadeiro Temor dos Céus, harmonia no lar e oração genuína. Contendas e calúnias maliciosas são banidas e a paz universal se espalha em todos os mundos ( Likutey Moharan 14 ).
2. Através da mitsvá de acender as luzes de Chaunká, chamamos para baixo   a santa Da'at , o conhecimento de Hashem(D'us), sobre nós mesmos. Este Da'at é o óleo ( Tehilim 133 ) de memória , pelo qual uma pessoa em todos os momentos tem em mente que tudo neste mundo, só tem significado por causa do Mundo Vindouro.
3. Os dias de Chanucá são dias de ação de graças e louvor. Ação de graças e louvor são a essência do prazer do Mundo Vindouro.

Elas fazem a luz da verdade brilhar: podemos orar na verdade e aprender Torah, na verdade, dos lábios do verdadeiro mestre. Estes três raios da verdade enviam luz para todas as diferentes facetas de expressão e trazem a faculdade da fala para a perfeição. Através desta era são capazes de trazer a santidade e alegria fora do Shabat nos seis dias da semana. Em seguida, a unidade simples de Hashem(D'us) é revelada.

Todos estes tikunim(Retificações) são trazidos: os gravetos das luzes de Chanuká, e o louvor de agradecimento que oferecemos em Chanucá. Quão perfeito é se você conseguir tudo isso em Chanukah e fazer esses incríveis tikkunim(Retificações) ( likutey Moharan II, 2 ).
4. Os recursos que usamos para Hashem(D'us) para "Perdoar-nos!" no Yom Kippur ajuda a experimentar a santidade de Chanuká. A razão é que o tema de Chanuká é a consagração do Templo Sagrado (Beit chanukat Hamikdash ), e em Chanuká trazemos a santidade do Templo Santo sobre nós mesmos. Mas só é possível fazer isso quando nossos pecados são perdoados, pois eles estão no Yom Kippur. 

O grande ensinamento que o Templo Sagrado encarna e declara ao mundo que "O Senhor, Ele é D'us;" em todos os seus aspectos ele é Um. Este conhecimento pode nos libertar da influência do pecado.

Quando irradiar o santo conhecimento da unidade de Hashem(D'us) para os nossos filhos e alunos desta geração e em todas as gerações do futuro, podemos chegar a uma visão do nível transcendental de santidade, a santidade, que está além deste mundo e engloba-lo. Esta visão é um antegozo da alegria do Mundo Vindouro. É por meio do acendimento do óleo sagrado das luzes de Chanucá que chegamos a perceber estes níveis e, em seguida, a nossa própria vida e sustento são retirados da Vontade Suprema. Nós podemos ser dignos de receber uma revelação impressionante da Vontade de Hashem(D'us).

Rezamos e rezamos para Hashem(D'us) com um desejo que não tem limites. Mas somente se você estiver perto de um verdadeiro mestre, que é preenchido com amor genuíno pode vir a atingir esses níveis em Chanucá. Quão precioso é encontrar tal professor.


Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/