domingo, 11 de dezembro de 2011

A Vida Eterna - Preciosos ensinos de Rabeinu Nachman!


A Vida Eterna

Tradução - Adaptação - Pesquisa por:
Gabriel Yosef Ben Yashar


Só Hashem(D'us) tem a vida eterna, porque Ele vive para a eternidade. No entanto, uma pessoa que é mesclada com a sua raiz - ou seja, com Hashem(D'us) - também vive para a eternidade. Sendo fundida na unidade de Hashem(D'us) ela vive eternamente, como Hashem(D'us). Da mesma forma, só Hashem(D'us) tem a perfeição, e além d'Ele ninguém á possui. No entanto, aquele que é mesclado com Hashem(D'us) tem a perfeição completa.


Em essência, a forma de fundir-se com Hashem(D'us) é através de conhecê-Lo, como o sábio disse: "Se eu o conhecesse, eu seria ele". A essência do homem é sua mente. Onde quer que a mente de uma pessoa e os seus pensamentos dela estejam, é onde está pessoa vai estar. Assim, aquele que atinge o conhecimento e a compreensão de Hashem(D'us) é, literalmente, fundido a Ele.


Não importa o que uma pessoa não tem, seja ela de subsistência, crianças, saúde ou qualquer outra coisa, é só por causa de uma falta de conhecimento puro. Algumas pessoas não têm todo o conhecimento de Hashem(D'us) mas ainda parecem desfrutar o melhor de tudo. Mas na verdade tudo o que ela têm é nada. Inversamente, quando aquele que possui algo falta conhecimento completo , esta falta é verdadeiramente nada,  "Se você tiver adquirido o conhecimento, o que lhe falta? E se você não tiver conhecimento, o que você adquiriu?" ( Nedarim41a). 


Raiva e crueldade são resultado de uma falta de conhecimento piedoso e conscientização, "a ira repousa no colo dos tolos" (Eclesiastes 7:9). É por isso que uma pessoa doente está propensa a raiva, sendo sujeita a julgamentos, que tomam a forma de consciência constrita, tornando-a irritada.


No entanto, todos conhecerão a Hashem(D'us), "porque a terra estará cheia do conhecimento de Deus." (Isaías 11:9). Assim raiva, então, não existirão mais ", e o lobo habitará com o cordeiro e o leopardo com o cabrito. E a vaca e o urso pastarão juntos. Eles não vão mais fazer o mal e não se destruirão, porque a terra se encherá do conhecimento de Deus. "( ibid. 6-9). Atualmente é impossível para eles viverem juntos por causa da raiva. Mas eles serão capazes de viver juntos, porque a raiva deixará de existir por conta do conhecimento que será então revelado.


Likutey Moharan I, 21


Perguntas sem respostas

Existem certas questões que é o problema de muitas pessoas, por exemplo, como podemos ter livre arbítrio se Hashem(D'us) conhece o futuro. Você deve aceitar que está resposta está além da capacidade da mente humana, porque estas respostas estão em um nível de sabedoria tão transcendente que a mente humana é incapaz de compreendê-la. 


Se uma pessoa pudesse compreender esta sabedoria, ele já não seria humana, mas um anjo.


O fato de que não podemos compreender o mistério do livre-arbítrio é precisamente o que nos dá a nossa liberdade. Um dia as mentes dos homens irão se expandir e os segredos do livre-arbítrio serão revelados.


Likutey Moharan I, 21
                                                                    


“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/

Reações: