terça-feira, 25 de outubro de 2011

Parashá da Semana-Noach(Noé) Gn- 6:9 - 11:32 - BASEADA NOS ENSINO DE RABEINU!





"" Faça você mesmo (Noah) uma arca (hebraico: taeva ). "(Gênesis 6:14)












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Nos parágrafos seguintes, baseada nos ensinamentos de Rabi Nachman e seu discípulo, Rav Noson, vamos explicar algumas das lições práticas que podem ser derivados a partir da história de (de Noé) Noach arca e por que essa geração perversa foi punido através de dilúvio e não significa que alguns outros.



"Você deveria ter chorado para eles antes do Dilúvio"

O Zohar sagrado menciona que quando Noach deixou a arca, depois que as águas do dilúvio havia diminuído, e viu que a população de todo o mundo havia sido destruído, ele começou a chorar sobre o massacre em massa. Hashem então disse a Noach, "líder 
tolo Agora, depois de a população mundial tenha sido destruída, você escolhe a chorar por eles, você deve ter chorado por eles antes do dilúvio [a fim de obter expiação por eles]. Inversamente, Moshe (Moisés) foi mesmo dispostos a morrer a fim de obter o perdão para os judeus para o pecado do Bezerro de Ouro (Chodash Zohar: Parashat Noach: pp. 24, 25). Rav Noson diz que Noach não orar pelo povo pecador de sua geração, porque ele não entendia, como Tzaddikm grandes, tais como Moshe entendida, a extensão da compaixão de D'us por Suas criaturas, mesmo para os ímpios. Embora Noach próprio era um homem muito justo, como a Torá descreve, "Noach foi um justo homem, perfeito em suas gerações;. Noach andou com Hashem "(Gênesis 6:9), ele não foi capaz de abaixar-se, a fim de se associar com os ímpios de sua geração e relacioná-las em seu nível para que ele pudesse lentamente influenciá-los a voltar para Hashem. Além disso, quando um Tzaddik associados com os ímpios, com a intenção de trazê-los de volta para Hashem, ele inevitavelmente descobre os traços de caráter bom que todo ser humano tem escondido dentro dele. Se Noach teria associado com os pecadores, ele teria, eventualmente, descobriu seus pontos bons. Isso teria causado Noach realmente sente por sua situação espiritual pobre, inspirando-o a orar em seu nome, de recorrer a Hashem em orquestrar o seu eventual regresso a ele. Além disso, o bom pontos que ele teria encontrado no mau poderia ter sido cultivada, develooed e usado como ponto de partida para Noach influenciá-los para retornar à Hashem.




Por Medo Noach impedia de fazer  A VONTADE DE 



HASHEM



Noach temia por sua própria sobrevivência espiritual. assim ele não associar com o ímpio. Sua falta de envolvimento pessoal com os pecadores distorcida sua perspectiva deles. Desde que ele os via de longe, ele foi incapaz de detectar qualquer bom nelas, e, portanto, não estava motivado a orar em seu nome, pois ele sentiu que a sua situação espiritual era irremediável. Por outro lado, a grandeza de Moshe e Tzaddikim outros de sua laia, foi que eles foram capazes de descer para os lugares imundos, associando com os pecadores mais perverso e vil, e, como resultado de seus esforços incansáveis, influenciá-los a voltar para Hashem. Eles entenderam a grande compaixão de D'us, mesmo para os ímpios, e que Ele deseja que eles retornam a ele. Portanto, eles persistiram em desembaraçar os ímpios do lado do mal.Noach sobreposta seus receios próprios sobre os ímpios para Hashem e, assim, senti que Hashem tinha desistido de toda esperança neles, e por isso não se importam com eles por mais tempo, abandonando-os à sua sorte de destruição. Noach não percebeu que Hashem ainda ama os ímpios apesar de seus maus caminhos, e insiste em que o justo fazer todos os esforços para trazê-los de volta para Ele (através da oração e tornando-se amiga deles, influenciando-os a arrepender-se). Desde Noach equivocadamente pensou como muitas pessoas fazem, que Hashem é desprovido de compreensão e compaixão para com a fragilidade humana, e que Ele tem padrões tão exigentes e duras que até Noach próprio não tinha certeza se ele seria a sorte de ser salvo do destino de sua geração. Noach percebeu que as maldades de sua geração tinham uma má influência mesmo sobre alguém como ele. É por isso que Noach temia por sua própria sobrevivência, e se desligou do povo de sua geração. Ele não queria correr nenhum risco de ser arrastado para baixo ainda mais, por isso ele não fez nenhuma tentativa para trazê-los de volta para Hashem. Assim Noach ignorado a situação espiritual de sua geração e resignou-se a se concentrar em sua própria survivial, contrariamente à intenção de D'us.

A ARCA: REFÚGIO FÍSICO E ESPIRITUAL

Devido a esses equívocos, Hashem resgatados através de Noach na arca, e não algum outro meio. Arca de Noé foi nenhum barco simples. O Zohar relata que a sua construção, no nível espiritual, envolveu e foi associado com os mais profundos mistérios do universo que é impregnada com as energias espirituais mais impressionantes. "Arca de Noé é Yom Kippur (Dia do Perdão)," o que significa que tudo associado com dicas de construção da arca e alude a todos os aspectos e conseqüências associadas com o arrependimento. Em outras palavras, a arca não era apenas um refúgio físico de as águas da inundação destrutiva e da corrupção de sua geração, mas foi um refúgio espiritual que permitiu Noach, sua família, os animais e vegetação (fornecimentos sua comida) para absorver e ser alimentada a partir de poderosas energias espirituais que estavam contidos na arca.Noach era comandado por Hashem para entrar na arca juntamente com sua família, todos os animais, toda a vegetação e fontes de alimento que o navio poderia segurar. Desde Noach faltou a competência para salvar o mundo de um holocausto física e espiritual, ele foi forçado a residir juntamente com o menor elementos desta terra, os animais e vegetação durante um ano. A arca funcionava como uma escada rolante espiritual, automaticamente elevando seus residentes a uma proximidade especial com Hashem. Noach não tinha conseguido fazer isso por conta própria. No entanto, Hashem deu Noach este dom, e através das energias espirituais contidos na arca, Noach assistida espiritualmente para elevar a sua família e todos os animais humildes que estavam a bordo. O resultado seria capacitar Noach para elevar o menor elementos da sociedade para o lado de santidade depois que ele saiu da arca, diante de um mundo novo e diferente. Além disso, Noach de subir a escada rolante espiritual na arca junto com os animais humildes, gostaria de salientar que sua falha em tentativa de influenciar o menor elementos da sociedade para REMM para Hashem, apesar de sua justiça pessoal, foi a área específica onde ele tinha falhou, e que precisa corrigir.

ELES NÃO QUERIAM deixar a arca

Após as águas da inundação seca da face da terra Hashem Comunicou a Noach e todos aqueles que estavam dentro da arca com ele para sair, como o verso diz: "Hashem falou com Noé," Sai da arca: você e sua esposa, vossos filhos - toda criatura vivente que está com você ... " (Gênesis 8:15-17) "[O fato de que Hashem teve que comandar os moradores da arca para deixar implica que eles não querem sair, devido à bem-aventurança espiritual que experimentaram lá. Portanto, este versículo implica que] se eles se recusam a sair, então forçá-los a sair, mesmo contra a sua vontade! " (Rushi) Cada incidente mencionado na Torá é registrado não apenas como uma notação histórica, mas para que possamos obter orientação sobre como conduzir com sucesso a nossa vida de acordo com a vontade de D'us. Portanto, cada pessoa interessada em buscas espirituais podem se relacionar com o incidente da recusa dos moradores da arca para sair. Cada pessoa interessada em se aproximar sonhos Hashem e desejos que ele poderia ser aliviada de ter que lidar com o mundo material e as suas obrigações, livre para gastar todo seu tempo na sala de estudos e sinagoga comungando com Hashem. Os viajantes da arca achei muito difícil deixar o êxtase espiritual da arca, para enfrentar os desafios muito difíceis que estão associados com o mundo material. O mesmo é verdadeiro para o indivíduo espiritualmente inclinados que acha igualmente difícil deixar um paraíso espiritual da sala de estudos e da sinagoga, a fim de enfrentar os desafios do mundo material, um ambiente que é hostil e contrária a seus objetivos.

A NECESSIDADE DE EQUILÍBRIO
entre espiritualidade e fisicalidade

Hashem exige que deixar a sala de estudos e da sinagoga, especialmente de acordo com a necessidade de cumprir as nossas obrigações de material, a fim de melhorar e desenvolver o mundo material, de modo que será um lugar melhor para viver, proporcionando mais oportunidades e um ambiente melhor através do qual Hashem pode ser servido. Portanto, Hashem não era apenas abordar os na arca para deixar seu refúgio espiritual e cultivar o mundo, mas todas as pessoas que buscam a espiritualidade, que, para ter o equilíbrio adequado entre as necessidades da alma e do corpo, deve-se deixar temporariamente seu meio espiritual, a fim de cuidar de suas necessidades físicas. Este não é apenas uma boa sugestão, mas é um imperativo ea vontade de Hashem. Desde que o mundo é composto de muitos elementos opostos e conflitantes, deve-se experimentar os dois lados do espectro, a fim de ter o equilíbrio. Quando se experimenta uma ampla base, de ambos os lados, seus horizontes intelectuais e capacltv são aumentadas. Quanto mais aumentamos nosso intelecto o melhor que somos capazes de perceber e descobrir mais sobre Hashem. Portanto, como o rabino Nachman ensinou, Hashem exige que atravessam ambas as faixas, a da sala de estudos e que do mundo material. Isto permite-nos Hashem experiência tanto a nível intelectual, na sala de estudos, e no nível emocional, através de nossos encontros com o mundo material que pode nos dar a oportunidade de experimentar todos os aspectos de Hashem possível para os seres humanos, como os comandos verso "Em todos os teus caminhos [através de sua atividade a cada espiritual e física chegar a] conhecê-Lo Hashem)." (Provérbios 03:06) É por isso que Hashem criou o Torah e do mundo, que só pode funcionar adequadamente através do equilíbrio e do caminho do meio, como o versículo diz: "Você não deve desviar-se da palavra que eles (os guias espirituais e peritos) irá dizer-lhe para a direita ou a esquerda [mas seguir o caminho do meio, assim como os especialistas espirituais que emular Hashem e se servi-Lo de uma forma equilibrada]. " (Deuteronômio 17:11)

 

A HUMANIDADE se afogou em uma Inundação ESPIRITUAL De SABEDORIA, 

Manifesta-se como inundação físicas de água

A causa sublinhado pelos pecados cometidos pela geração do dilúvio foi que a sociedade estabeleceu leis e costumes que estavam em conflito direto com as boas maneiras e adequada do caminho do meio Hashem, que Ele lhes havia ensinado. Suas leis e costumes sociais eram baseados em seus próprios raciocínios, o que fez todas as formas de extremo, degenere o comportamento permitido. Qual o impacto que isso degenere comportamento tem sobre o universo? O mundo foi criado e é controlado por Hashem. Este mundo finito não é capaz de suportar ou tolerar luz infinita de D'us, portanto, Hashem constricted Sua grande luz para as letras do alfabeto hebraico. Através destas cartas espirituais, Ele foi capaz de criar e é capaz de manipular com segurança do universo, da mesma forma como se usa um computador. O conhecimento é ilimitado, portanto, as energias espirituais associadas com o conhecimento são ilimitadas também. Conhecimento está associado com as mesmas energias espirituais que estão contidos na água, como o versículo diz: "O mundo deve estar cheio do conhecimento de Hashem, como as águas cobrem o mar." (Isaías 11:9) Assim, as energias espirituais associadas com o conhecimento cria um oceano imenso espiritual. No nível físico, isto significa que a solução possível para qualquer decisão ou problema é ilimitada, ter muitos pontos de vista diferentes. Qual o método ou opinião está certo? Por exemplo, em nossa sociedade moderna há muitas visões conflitantes sobre como lidar com os problemas da sociedade, questões como o crime, o aborto, drogas, pobreza, relações raciais, etc Existem inúmeros pontos de vista sobre cada assunto. Uma vez que cada ponto de vista tem seus méritos e deficiências, que a opinião que devemos seguir? Devido ao fato de que a inteligência do homem é limitada, ele pode chegar a conclusões destrutiva e errado. Portanto, Hashem desde o homem com a orientação sobre como lidar adequadamente com todos os problemas imagináveis, através de Sua palavra. A natureza de um conjunto de regras é que limita as ações de uma de uma resposta específica ou curso de ação. Portanto, a palavra de Hashem e regras ajuda o homem navegar com segurança pelo mar de sabedoria, impedindo-o de afogamento na enxurrada de informações que contém um dilúvio interminável de possíveis soluções e pontos de vista. É por isso que a palavra hebraica para "palavra" é taevah, que é o nome mesmo dado a arca de Noé ea cesta que Moshe (Moisés) foi colocado em como uma criança (cf Êxodo 2). Assim, as leis de Hashem - Sua palavra - é a única maneira que o homem pode saber claramente o que é verdadeiramente o curso correto e adequado de comportamento, impedindo-o de se afogar no mar da sabedoria.

NO BARCO para atravessar o MAR DE SABEDORIA

O fato de que a geração do dilúvio optou por ignorar a palavra de Hashem resultou em eles terem nenhum veículo ou barco para ajudá-los com segurança atravessar o mar de sabedoria. Portanto, eles chegaram a conclusões erradas sobre e soluções para os problemas da sua sociedade, causando a sociedade a se afogar e se deteriorar ao ponto onde imoral violentos e degenerados de comportamento tornou-se a prática aceita e direita. Como mencionamos acima, quando uma pessoa usa qualquer forma de conhecimento que ele ativa as energias espirituais associados à água. Portanto, Rav Noson diz que as energias espirituais criados pela geração do dilúvio, através da sua utilização de cada ponto de vista diferente do que a palavra de D'us, causou as energias espirituais ligadas ao mar de conhecimento para inundar o mundo espiritual. A luz associados a estas águas da enchente espiritual era tão grande que as letras hebraicas que ehtereal Hashem usa a constrição Sua luz não foram capazes de conter a inundação maciça de luz. Existe uma regra que qualquer coisa que ocorre no nível espiritual, eventualmente, é manifesta a nível físico. Portanto, o fluxo de luz que foi criado por seu comportamento degenerado, legitimando toda sorte de filosofia negativo diferente de maneiras de D'us, eventualmente, se manifestou como uma inundação em todo o mundo físico real. Noach e sua família escaparam na taevah , hebraico tanto para arca e palavra. Isso nos ensina que Noach mereceu ser salvo do destino de sua geração, porque ele restringiu seu comportamento, seguindo apenas a palavra de Hashein. Assim como um barco impede imenso das águas do mar, afogando seus passageiros, por isso a palavra de Hashem salva a humanidade de um afogamento em sabedoria e conhecimento errôneo. Porque Moshe estava destinado a transmitir a palavra de Hashem para o mundo através da entrega da Torá, Hashem orquestrada que, como uma criança, ele foi salvo em uma taevah , um dispositivo de flutuação, nas águas do Nilo, similar à experiência de Noé em o tempo do dilúvio, para ensinar a única chance que o homem para a sobrevivência e para se manter à tona no mar da sabedoria é ser guiado pela palavra de Hashem. (Lekutai Elalachos: Orach Chaim: Hilchos Ne'sea'as Ka'pi'yim 5:9)Vemos, pois, a importância e enorme responsabilidade dos líderes de cada geração. Eles devem cuidadosamente direta a sociedade e cada indivíduo, por meio da orientação derivada da palavra de D'us, para seguir o caminho do meio, conforme descrito pela Torá. Qualquer desvio é o caminho que leva ao descontentamento, a degeneração ea destruição. Que possamos ver em breve a vinda do redentor justo que irá restaurar o mundo para o caminho correto. Amém!

HISTÓRIA

Mencionamos que Noach cumpriu a vontade de Hashem e experimentou uma elevação espiritual, aproximando-se Hashem através de sua viagem na arca. A seguinte história verdadeira mencionado no Talmud ilustra como uma experiência semelhante ocorreu para outro Tzaddik grande ...Foi relatado que, quando Nicanor tinha ido buscar as portas [para o grande portão oriental do Templo Tribunal] a partir Alexandna, Egito, em seu retorno de uma tempestade no mar se levantou e ameaçou afogá-lo. Os outros passageiros tomou uma das suas portas [a porta enorme para a porta do Templo] e lançá-lo no mar e contudo o mar não parava de fúria. Quando se preparavam para lançar o outro [porta] para o mar, ele [Nicanor] levantou-se e agarrou-se a ele dizendo: "Lance-me com ele!" [Eles o fizeram, e] o mar parou imediatamente fúria. Ele [Nicanor] ficou profundamente entristecido sobre o [porta] outros. Como ele chegou ao porto de Acco, ela [a primeira porta que havia sido perdido no mar] rompeu e surgiu a partir de sob os lados do navio. - Outra versão diz que um grande peixe engoliu-o e cuspiu-o sobre a terra seca ... [Anos depois, quando os judeus se tornaram mais ricos (Rashi),] todas as portas do templo foram alteradas para as de ouro com a exceção "do Nicanor portas, por causa dos milagres operados por eles. Mas alguns dizem, porque o bronze de que foram feitas tiveram um tom de dourado. Rav Eliezer bar Ya'akov disse, "foi bronze de Corinto que brilhava como ouro. [A razão pela qual Nicanor não tentou impedir que os outros passageiros de lançar a primeira porta para o mar foi porque o artesão em Jerusalém poderia ter formado uma outra porta usando a porta permanecendo como um exemplo. No entanto, quando eles queriam lançar a porta restantes no mar, os artesãos em Jerusalém não teria tido qualquer meio de reproduzi-lo. Nicanor arriscou sua vida para a porta, porque ele baseou seu agir de acordo com a regra, todos aqueles que estão em uma missão na perfommce de um mandamento de Hashem estão protegidos contra danos tanto indo e voltando. No mérito de sua arriscando a sua vida ele foi salvo. (Ain Ya'akov)] (Talmud: Yoma 38a)

HITHBODEDUTH 

Rabi Nachman ensinou que, assim como a recitar as orações diárias obrigatórias contidas no livro de orações, devemos também falar com Hashem, assim como nós confiamos no nosso melhor amigo: em reclusão, na linguagem e estilo com o qual nos sentimos mais confortáveis. Esta baseia-se no conselho de nossos sábios, só para citar duas fontes: "Rebe Yitschac disse: 'Por que eram estéreis nosso antepassado, porque desejos Hashem as orações dos justos?'." (Talmud: Yevamoth 64a) "Hashem procura outra coisa do que ouvir as orações de Israel. " (Tehilim 116:1 Medrash). Nestas sessões, pode-se discutir abertamente tudo e qualquer coisa com Hashem. Se pode louvá-Lo, descarregar e desabafar seus sentimentos, aspirações, problemas e desejos. Estes encontros não só fortalecer a fé em Hashem, aliviar o estresse e preocupação, ajudar a cumprir metas, aguçar a mente e construir um relacionamento íntimo e pessoal com Hashem, mas cultivar a noção de que Hashem realmente existe e pode ser contado sobre para todos é uma necessidades. O seguinte é um exemplo de uma sessão Hithbodeduth:Tem compaixão de mim e me ajude que eu já não [cometer o erro de] luz troca de escuridão. Tira-me das trevas à luz, da escuridão do desejo para este mundo e suas filosofias e fantasias. Traga-me à pura luz da Torah e do Tzaddikim verdade. Ajuda-me a mérito de esgotar todas as minhas energias, todos os dias da minha vida, no esforço para chegar perto com sinceridade ao Tzaddikim verdade. (1 Lekutai Tefilos 115)

Halacha

Com base no parecer de nossos sábios (Talmud: Meguilá 28b), o rabino Nachman sublinhou que todos devem estudar pelo menos uma lei a partir do Shulchan Aruch (Código da Lei Judaica) (ou seu equivalente, outros livros que são baseados no Shulchan Aruch) todos os dias sem falhar. Este estudo é um ótimo remédio espiritual. Uma conclusão legal determina que é permitido ou proibido, após peneirar as diversas opiniões. Estudo dos códigos de ajudar a separar e corrigir o mal dos pecados. (Sichot Haran 29)[A recitação do Shema é um preceito bíblico, uma vez pela manhã e novamente à noite, onde declaramos nossa fé em Hashem e Sua unidade]. Embora seja necessário para enunciar cada palavra da Shema clara e corretamente, com a pronúncia correta gramaticais, se não o tiver feito, tem-se ainda cumpriu sua obrigação. (Maran) Isto não significa que ele não mencionou uma letra ou palavra, pois se ele pulou uma palavra ou letra que ele definitivamente não tem fuffliled sua obllgatlon. Isso se refere ao caso em que um não parou o tempo suficiente entre duas palavras distintas, das quais a última letra da primeira palavra é a mesma que a primeira letra da palavra que o segue (devukos), ou ele não conseguiu enunciar enfaticamente a zayin na palavra tiz'keru. O Talmud diz que no mérito de tomar cuidado para enunciar as palavras do Shemá inteiro, o calor do purgatório wlil ser resfriado para essa pessoa. Esta é a medida para a medida em que ele despertou o calor de suas energias de concentração para se concentrar em cada palavra para lê-lo corretamente. (Mishna Brurah) (Shulchan Aruch: Orach Chaim: 62:1





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