terça-feira, 15 de maio de 2012

Mulheres Breslev - Parte 1 - Baseado nos Ensinos de Rabeinu Nachman!



Mulheres Breslev, Parte 1

Por:  Rabino Dovid Sears 

Traduzido para o Português por:
 Gabriel Yosef Ben Yashar


Uma vez Reb Nachman falou a seus seguidores: "Por que vocês não fazem suas esposas Chasidistehs? "( Siach Sarfei Kodesh 2, 1-14). (Em iídiche, "Chasidistehs" significa "mulheres Chasidim.") A tradição Breslov  nos diz que Reb Nachman afirmou vários talentos espirituais e sensibilidade das mulheres. Ele viu suas filhas sendo bem educadas em várias áreas da Torá, e assim elogiou-as altamente pelas suas qualidades espirituais (sua filha Sarah, em particular). De fato, Reb Nachman disse uma vez à suas filhas, que "tomou as suas almas do Mundo do Atzilut" ("emanação divina.") ( Chayei Moharan 274)


Reb Nachman desejava que seus seguidores instruíssem  suas esposas nos caminhos da Chasidut que é inteiramente legítimo para as mulheres a seguir o seu caminho do serviço Divino. Esse caminho pode ser descrito de acordo com vários pontos básicos:

1º-Oração


Reb Nachman declarou: "mein zach iz Gohr Tefilá ... A essência do meu caminho é a oração "( Si'ach Sarfei Kodesh 1, 492; também cf. Likutei Moharan II: 93). Esta é uma prática universal que as mulheres também podem se relacionar - especialmente a prática do Hidbodedut (meditação e oração isolada)(Likutei Moharan II: 25). Idealmente, Hidbodedut é sair para os campos ou florestas à noite, e falar com D'us durante uma hora inteira em suas próprias palavras. Mulheres, no entanto, deve praticar Hidbodedut de forma modesta e num ambiente razoavelmente seguro, como na própria casa ou quintal. Se é difícil encontrar tempo (e energia) à noite, pode-se praticar Hidbodedut durante o curso do dia - mesmo durante a execução de tarefas domésticas.

Reb Nachman elogiou as mulheres que frequentam a sinagoga e participavam nas orações públicas ( Siach Sarfei Kodesh 2, 1-663).Além de ler as orações do Sidur, as mulheres Breslover, recitam o Likutei Tefilos do Reb Natan, bem como outras coleções de orações e súplicas.

É uma prática consagrada as mulheres casadas orarem por suas famílias e para todo o povo judeu, especialmente no acendimento das velas de Shabat ou Yom Tov. Alguns Chassidim Breslover têm o costume de nessa hora rezar para que a luz Reb Nachman encha o mundo.

2º-Estudo da Torá


Embora estritamente falando, as mulheres estão isentas da obrigação de estudar Torah, no mundo ortodoxo judaico de hoje, as mulheres são incentivadas a estudar todas as partes da Torah relevantes para suas necessidades espirituais.Isto inclui Tanach e seus comentários, Midrash, Halacha, Mussar, e trabalhos Chasidicos. 


Historicamente, as mulheres Breslover começaram a ler o Sippurei Ma'asios(Os Treze contos do Rebe Nachman - histórias místicas) assim que eles foram publicados. Na verdade, o Rebe encorajou as mulheres de todas as origens a fazê-lo, também declarando suas histórias para ser uma segulah (remédio místico) para aqueles que são incapazes de conceber filhos (Likutei Moharan I: 60).

Reb Nachman viveu antes que houvesse um moderno sistema de yeshiva ou escolas religiosas para meninas e mulheres. Além disso, com exceção da primeira edição do Likutei Moharan , publicado em 5568 (1808), as suas obras impressas não foram disponibilizadas após o seu falecimento. Assim, assumimos que o seu encorajamento de seus seguidores para ensinar suas esposas não foi criado para restringir o estudo de seus ensinamentos para mulheres casadas.

3º-Vida em Família


Como Chava (Eva) no Jardim do Eden, uma esposa judia é chamada a ser uma eizer k'negdo  (Gênesis 2:18), uma parceira fiel ao seu marido, que respeita e apoia seus esforços em Avodas Hashem(Serviço a D'us) . Esta é uma parte importante de seu serviço Divino, para o qual ela recebe recompensa celeste (Kesubos 62b, Nedarim 50a, Berachos 17b). Não menos importante, ela deve colocar em seus filhos emunah (fé) em Hashem e os tsadikim , bem como a honestidade, diligência e outros traços de bom caráter. 


Mais eficaz do que as palavras de uma mãe é o seu exemplo pessoal. Assim, uma mulher deve se aproximar e criar os filhos como um importante veículo para o seu próprio desenvolvimento espiritual. Reb Nachman disse certa vez que ler as histórias dos tsadikim em casa para uma criança deixa uma grande luz sobre ela( Sichot Harã 138). É extremamente benéfico para as mães, ler essas histórias para seus filhos.

4º-Tzedakah e Chesed 


Nossos Sábios declaram os traços que defini-nem o povo judeu é a compaixão, a modéstia e bondade" ( Yevamos 79a). Mulheres de todas as idades devem se esforçar para realizar atos de chesed (bondade), especialmente, visitando os doentes e mostrando hospitalidade aos convidados. Este último é considerado um nível ainda mais elevado da caridade do que dar um dinheiro para o pobre, porque é uma forma mais imediata e direta de beneficiar o receptor ( Taanit21a). Uma vez o Rebe discutiu a sublimidade da mitzvah de hospitalidade com sua filha, Sarah. Ele disse: Uma jovem mulher casada,tornou-se preocupada com a sua capacidade de cumprir esta mitsvá adequadamente, assim... Observando a sua ansiedade, seu pai acrescentou: "E o que é preciso para mostrar hospitalidade? kollitch shtik'l - uma fatia de Chalá - e toalha de mesa"( Avanehah Barzel, Sichot V'Sippurim MiRabbenu z "l, 2; Siach Sarfei Kodesh 2, 1-97).

5ºRosh Hashana - Uman


O encontro em uman,Foi sempre um encontro "só para homens" . No entanto, as mulheres também participaram de uma oração na Kloiz Breslover em Rosh Hashaná, bem como no Shabat e os Tovim Yomim. Na verdade, era costume pessoal do Rav Avraham Sternhartz, o Tokei'ah BaalBaal Musaf , ao sair da sinagoga para oferecer cumprimentos do feriado para as mulheres esperando lá fora para seus maridos e filhos. A principal razão as mulheres hoje são desencorajados a viajar para a coleta de Rosh Hashaná em Uman é porque, nas atuais circunstâncias, seria impossível acomodar um grande número de mulheres sem graves violações de tzniut (modéstia).No entanto, grupos de mulheres viajam para Uman ao longo do ano, onde, também, recitam o Tikkun HaKlalli, os salmos tem a força de curar a alma Diz: Rebe Nachman .


Fonte:http://www.breslev.co.il/


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