sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Parashá da Semana-Bereshit(No Princípio)Gn-1:1 - 6:8


Um pretexto para erro
O clímax dos seis dias da Criação foi a formação do homem.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" ( Bereshit 01:26 ).
Targum Yonatan parafraseia: "E Deus disse para os anjos que havia sido criado no segundo dia da Criação do mundo," Façamos o homem '. "
Quando Moshe escreveu a Torah e chegou a este verso ("Deixe -nos ... o homem "), que está no plural e implica que há mais de um Criador, ele disse:" Soberano do Universo! Por que você, assim, fornecer um pretexto para manter os hereges que há uma pluralidade de divindades? "
"Escreva!" Deus respondeu. "Quem quiser errar - deixá-lo errar ... Em vez disso, deixá-los aprender com o seu Criador que criou tudo, e ainda assim quando Ele veio para criar o homem teve conselho com os anjos" ( Midrash Rabbah 08:09 ).
Assim, Deus ensinou que se deve sempre consultar os outros antes de embarcar em qualquer importantes novas iniciativas, e Ele não foi dissuadido pela possibilidade de que alguns podem optar por encontrar uma implicação sacrilégio no verso.
A questão permanece, no entanto. Se Deus quis nos instruir para sempre consultar os outros, não poderia Ele simplesmente nos mandou fazer isso? Concedido, Ele ensinou uma grande lição emderech eretz , a conduta adequada. Foi, no entanto, à custa de hereges que realmente usado este versículo como um pretexto para justificar a sua não-monoteístas pontos de vista. Por que Ele fornecer um pretexto para o erro de ensinar a lição da derech eretz ?
Alguns respondem que a implicação da resposta de Deus: "Quemquer errar ", é aquele que busca sinceramente a verdade vai vê-lo, aquele que procura uma desculpa para blasfemar vai encontrá-lo ( Artscroll Chumash ). Enquanto isso é certamente verdade, ele não pode ser toda a imagem. Não seria o nosso amoroso Pai Celestial tem compaixão de todas as suas criaturas?Por que Ele deliberadamente escrever este versículo no plural e fornecer o pretexto para o erro?
Além disso, esta é a primeira menção da criação de Deus do homem, o ápice da Criação. Parece incongruente que este ponto aparentemente menores de derech eretz domina a estrutura do verso. O que é tão importante consultar os outros?
A característica mais importante
Vejamos o comentário de Rashi:
"Façamos o homem" - "A partir daqui, nós aprendemos a humildade do Santo, bendito seja. Desde que o homem foi criado à semelhança dos anjos, e eles teriam inveja dele, Ele consultou-los.
"Mesmo que eles [os anjos] não auxiliá-Lo em Sua criação, e há uma oportunidade para os hereges a rebelar-se (a interpretar mal o plural como base para suas heresias), a Escritura não hesitou em ensinar conduta adequada eo traço de humildade, que uma grande pessoa deve consultar e receber permissão de um menor.
"Se tivesse sido escrito:" Farei o homem, "não teríamos aprendido que Ele estava falando com o Seu tribunal, mas a Si mesmo. Ea refutação aos hereges está escrito ao lado dele [ou seja, no verso seguinte:] "E Deus criou", e ela não diz ", e eles criaram" ( Rashi, Bereshit 01:26 ).
Rashi enfatiza que a humildade é necessária para que a grande pessoa que consulte o menor. A lição aqui não é apenas um dosderech eretz , mas mais ainda a Torá está nos ensinando sobre a importância da humildade! Ele está sendo ensinado no ponto onde a Torá fala da criação da humanidade, a fim de salientar que o fundamento básico de desenvolvimento de um ser humano de caráter é a humildade.
Mas, ainda assim, Deus poderia ter fornecido um comando direto.Ele poderia ter dito que sejamos humildes!
Auto-estima
Rabino Eliyahu Dessler visitou uma vez uma pequena cidade durante uma viagem de angariação de fundos para a Yeshivá Gateshead. Na noite de sexta-feira, o presidente da sinagoga perguntou-lhe quem ele era, e ele respondeu: "Eu sirvo minha congregação." O presidente assumiu que o rabino Dessler foi sacristão da sinagoga. Então, quando ele pediu permissão para fazer um apelo que sexta à noite, foi-lhe dito: "Rabinos Só pode falar em nossa sinagoga."
Rabino Dessler decidiu naquele momento para continuar a "máscara" como zelador simples. "Decidi então e lá pessoalmente para doar os vinte ou trinta quilos que poderia ter elevado para a Yeshivá eu tinha corrigido o erro:" Rabi Dessler relacionados aos seus discípulos. "Passei o Shabat inteiro no manto do anonimato.Ninguém se levantou quando eu entrei em uma sala, e ninguém se dirigiu a mim como "a sua honra, o Rav. Foi uma poderosa lição de humildade! "( Heard do Rabino Mordechai Miller ).
Este incidente revela o verdadeiro sentido da humildade. Muitas pessoas pensam que uma pessoa humilde é manso e tímido, com medo de falar ou fazer valer sua autoridade. No entanto, o homem mais humilde que jamais existiu foi Moshe, que teve a coragem para enfrentar Faraó, quando todo mundo sumiu! Ele criticou as Crianças inteira de Israel, 600 mil forte, ea terra o Bezerro de Ouro em pó diante de seus olhos. Mais ainda, Moshe mesmo escreveu na Torá: "Agora o homem Moshe era extremamente humilde, mais do que qualquer pessoa na face da terra!" (Bamidbar 12:03 ).
Uma pessoa verdadeiramente humilde é consciente de seus talentos e as habilidades, mas os vê como nada mais do que um dom do Único Acima.
A humildade é valorizar a nós mesmos pelo que somos, não por causa do que os outros pensam de nós. Isso é o que o rabino Dessler apreciado. Para um Shabat inteiro ele foi capaz de se concentrar em sua auto-estima unencumbered pela admiração de quem sabia que ele era famoso.
"Quem quiser errar - deixá-lo errar." Deus estava disposto a deixar o mundo pensar que Ele precisava de um parceiro ou assistentes para criar a humanidade. O que quer que o mundo pensa não teve efeito sobre a sua essência. E a única maneira de transmitir essa lição foi, servindo como um exemplo. Deus modelou a essência da humildade demonstrando que auto-estima não depende de que os outros pensam de você. 
À medida que começamos o novo ciclo das porções semanais da Torá, vamos levar esta mensagem a sério e trabalhar na construção de uma avaliação pessoal positiva de nós mesmos. O Criador é perfeito e não afetado pela adoração da humanidade ou a falta dela. Vamos imitar nosso Criador e nosso foco na auto-estima, nosso Deus deu talentos e habilidades, a centelha da santidade intrínseca em nossa alma. Desta forma podemos utilizar os nossos dons e aplicá-las para o esforço da vida de desenvolvimento de nosso caráter, cujo fundamento reside na característica de humildade.