terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ensinamentos originais do Rebe

Traduzido por Ephraim Portnoy 
 
 
Pergunta: 
 
O que é único sobre os ensinamentos do Rebe? Trata-se apenas na sua capacidade de motivar uma pessoa calorosa e seu coração para servir Hashem, e trazer à tona a grandeza de cada traço de caráter Mitzvah e bom? Se assim for, há muitos tópicos que o Rebe não aborda em profundidade tais, enquanto outros se dedicam sefarim capítulos ou mesmo sefarim inteiro para esses assuntos, por que? 
 
Resposta:
 
1 Nosson Reb] tornou-se perto do Rebe embora tivesse sido previamente muito perto do maior estudantes do Maguid de Mezeritch, zy "a, como o Rebe, Zusha Reb, Reb Mordechai de Kreminetz, o Rav de Neschiz, e os Berditchover Santo, zy "a. Por eles, ele de fato descobriu a Torah da Chassidut, que é um derramamento de consciência e de inspiração para apego a Hashem e conhecê-Lo. Mas, ao mesmo tempo, Reb Nosson não entendia como ele, juntamente com tudo o que ele estava passando em sua vida pessoal, poderia ter qualquer tipo de conexão com os níveis elevados que estes Tzaddikim tinha chegado. 
 
Nosson Quando Reb tornou-se perto da Rebe, ele descobriu aconselhamento e orientação, os caminhos através dos quais todo mundo pode entrar no caminhos do Tzaddikim e siga neles. Ele encontrou uma maneira como a aplicação prática o que está escrito na sefarim outros, como ele escreve em Likutei Halachot, Eiruvei Techumin 5 , "A questão do novo conselho é apenas com o objectivo de ir no caminho de idade, para manter a Torá que temos. "
 
2] Claro que devemos estudar todas sefarim o santo que discutem longamente a depravação dos desejos materialistas e outros traços de caráter ruim, e motivar-nos a adquirir traços bons e subir de nível após nível nos caminhos da Avodas Hashem, amando Hashem, sendo no temor dEle, etc Também devemos estudar muito sobre o conhecimento Hashem. 
 
Mas não é suficiente apenas para estudo. A principal coisa é aplicar o que aprendemos. Para isso, precisamos de aprender Torá e sefarim de Tzaddikim que contêm conselhos. "Esta é a diferença entre alguém que aprende apenas livros de Mussar, para aqueles que estão perto de um Tzaddik. Mesmo que o estudo de livros Mussar é muito, muito valiosa, não é explicado nela tantos conselhos bons para servir Hashem. Eles reprimenda uma pessoa e motivá-lo a voltar para Hashem, mas geralmente você não consegue encontrar neles algum conselho como chegar perto de Hashem, como agarrar formas adequadas de pensar e de estar ciente de Hashem. Mas quando nos aproximamos para o Tzaddikim e seus seguidores, encontramos preciosos conselhos e caminhos como nos apegamos a Hashem de cada lugar e em nível. " (Likutei Halachot, Shabbos 6) 
 
3] É claro que, mesmo apenas as palavras maravilhosas da Rebe têm em si uma potência para amolecer nossos corações duros e para nos aquecer acima para Hashem.Especialmente quando tomamos as palavras de um Torah e transformá-los em uma oração, implorando que Hashem mérito aplicá-lo, então eles certamente têm o poder de nos inspirar e quebrar os nossos corações, como todos nós podemos ver. 
 
Mas ao mesmo tempo, a coisa mais surpreendente sobre a Torá do Rebe não é no seu estilo poético ou a sua menção e Midrashim Zohars sobre a grandeza e importância do assunto a ser discutido. Para que possamos aprender o outro santo sefarim. O Moharan Likutei geralmente não explicar idéias elevadas, e conta com o leitor já sabe o básico da Chassidut, os ensinamentos do Baal Shem Tov e seus seguidores. 
 
O que é único sobre a Torá do Rebe é que ele é cheio de conselhos e orientações como cada indivíduo pode merecer chegar ao mais alto nível espiritual. Mesmo quando o Rebe menciona Midrashim etc, é com a finalidade de iluminar o conselho que ele é revelador. 
 
4] Alguém aprendizagem sefarim do Rebe vai perceber que ele começa cada aula com um conceito em Avodas Hashem, e sem explicá-lo longamente , imediatamente passa a conectá-lo a uma idéia prática, conselhos sobre como atingir esse nível. Ele, então, continua a revelar mais orientação sobre esse conselho, como aplicar esse conselho mérito em si. Então ele prossegue, a partir de um conselho para outro, de uma forma que que qualquer um pode entrar em Avodas Hashem e atingir todos os níveis no mundo, iniciando a partir do nível que ele está agora. 
 
5] Vamos tomar por exemplo Likutei Moharan I 1. O Rebe abre com o conceito de que um judeu deve olhar para a compreensão interna contida em tudo. O Rav Tcheriner emNachat HaShulchan explica que o Rebe está se referindo ao caminho da Torá do Baal Shem Tov, que é para ligar a luz Divina dentro de tudo. 
 
Esta declaração curta é maravilhoso, inspirador e reconfortante, saber que propósito de uma pessoa é olhar para a compreensão em tudo e chegar perto de Hashem por tudo e em todos os lugares, seja mitsvot ou coisas de outra forma permitida, tanto em tempos bons e "baixo" vezes. 
 
Mas, ainda assim, o Rebe não explicar longamente com motivar e inspirar as palavras este conceito de Divindade encontrada em tudo, como sefarim chassídico outro faria.Alguém que quer entender este conceito deve aprender outros sefarim da Chassidut, sobre o qual o Rebe exaltado como grande é seu estudo (ver Chayei Moharan 408 e muitos lugares no Halachot Likutei que devemos estudar todas sefarim o que têm por base o caminho do santo Zohar. Reb Levi Yitzchak Bender disse-nos que em Uman os chassidim Breslover iria aprender tudo sefarim de Chassidut, Noam Elimeleque, Kedushas Levi, etc) Nos sefarim encontramos muitas explicações do conceito de "conexão com os pensamentos em tudo o que acontece a uma "pessoa, cada Tzaddik à sua própria maneira. 
 
O ponto principal do Rebe neste Torah é a continuação, depois que nós sabemos o que temos de realizar, ainda precisamos de caminhos e conselhos práticos como alcançá-lo. Como podemos conectar a Hashem constantemente, a cada momento, em tudo que fazemos, mesmo que estejamos em um nível baixo? Esta é a inovação do Rebe em sua sefarim, fornecendo caminhos mesmo para nós no nosso nível baixo. 
 
 
(Cortesia das Portas de Emunah publicação semanal 
http://www.gatesofemunah.org ) 



Fonte:http://www.breslev.co.il/