Nossos sábios ensinam: Se você vê que sua vida é limitada, dar tzedaká ! Tanto mais que, se você tem renda suficiente. Isto é como uma ovelha tosquiada e não cortado tentando nadar através do rio. O shorn não tem nenhum problema de cruzar o rio, mas o afoga outras ovelhas quando sua lã torna-se pesado com água(Gittin7a) .
O poder da tzedaká é amplamente discutido em fontes judaicas.Numerosos ensinamentos Breslov sobre o valor deste grande mitsvá aparecem ao longo Rebe Nachman e escritos Noson Reb é.
Reb Nachman ensina: Todos os começos são difíceis ... Assim como uma mulher dando à luz deve passar as agruras do trabalho antes que ela pode trazer seu filho para este mundo, assim também, qualquer coisa que deseja realizar - dar à luz e criar - é preciso primeiro experimentar as "dores do parto." A parte mais difícil é fazer a abertura, o começo. Tzedaka é chamada de abertura. É a primeira abertura, o que amplia todas as rachaduras e abre todas as outras portas, que cria oportunidades (Likutey Moharan II 4,2).
É difícil começar a dar tzedaká . Isto é especialmente verdadeiro se somos, por natureza, mesquinho ou se há riscos ocultos de crueldade em nossa personalidade.
O verdadeiro trabalho é quebrar nossa crueldade inerente e convertê-lo em compaixão. Isto é expresso através de: "E eu ordenei aos corvos para sustentá-lo." Embora a natureza do corvo é cruel, ele foi transformado em compaixão para sustentar Elias, o Profeta. Da mesma forma, qualquer um que dá Tzedaka por causa de sua generosidade inata, independentemente da quantidade, precisa passar por essa fase preliminar de quebrar qualquer crueldade que possuem e transformá-lo em compaixão.
Noson Reb escreve em Likutey Halachot, que, quando vemos outra pessoa que está morrendo de fome, a nossa compaixão é certamente despertou para ajudá-lo. Claro que isto é uma mitsvá, e devemos fazê-lo, mas há também um nível muito maior de dar tzedaká. Mesmo quem tem um coração generoso por natureza devem passar por essa fase, quando ele começa a dar, além de empurrar suas tendências compassivo. Ao contrário, quando ele supera sua natureza inata, entender onde termina a sua compaixão e crueldade começa, ele deve converter essa crueldade em compaixão e dar tzedaká. Sem isso, ele ainda não fez o trabalho de tzedaká. Todo mundo tem um lugar onde ele diz: "até aqui e nada mais." - esse ponto de "crueldade" é o que ele deve se esforçar para quebrar Adaptado de uma palestra dada por HaRav Elazar Mordechai Kenig , Shlita
Através empurrando-nos para dar tzedaká , estamos mudando a nossa própria essência, possibilitando-nos a aproximar-se de nosso Criador, e por isso, estamos trazendo as bênçãos de D'us neste mundo.
É importante lembrar que além de ser uma honestidade escrupulosa em nossos negócios, somos obrigados a compartilhar nossas bênçãos com aqueles que têm menos que nós mesmos.Isto é conseguido através dar tzedaká .
Quanto Tzedaka devemos dar?
Um chassid ricos, uma vez veio ao Maguid de Mezeritch, anunciando que em seu grande desejo de chegar perto de D'us, ele prometeu jejuar e mortificar o corpo.
O Maguid agarrou-o pelo colarinho e ordenou: "Você deve comer peixe e carne todos os dias."
Após este homem rico esquerda, os discípulos do Maguid perguntou: "O que seria tão terrível se que o homem rico estavam a sofrer um pouco?"
O Maguid respondeu: "Se ele come peixe e carne, ele vai entender que os pobres devem ter o pão. Mas se ele só come pão duro, então o que será com os pobres?"
As leis da Tzedaka constam Yoreh Deah 247-259. Eles incluem como muito para dar, a quem dar, etc Nossas obrigações de caridade são determinados pela nossa renda, levando em consideração muitas das mesmas variáveis que nossos auditores podem considerar. Geralmente, no entanto, uma pessoa deve dar dez por cento ( maaser ) de sua renda para tzedaká .
Embora isso possa parecer difícil - afinal, poderíamos supor, "Desde que eu trabalhei tão duro para que o dinheiro, eu poderia muito bem se divertir Mas quando damos aos outros, nós voltamos muito, muito mais do que aquilo que damos Dar!. realmente está a receber!
Dando maser, você será salvo de seus inimigos (Likutey Moharan I, 221 ).
Reb Nachman disse Reb Dov de Tcherin, um rico empresário, para dar vinte por cento de sua renda para os pobres. Reb Dov de Tcherin cumpriu esta mitzvah toda a sua vida. Antes de sua passagem, ele foi ouvido a dizer: "Com o meu vinte por cento, eu não tenho medo de a Corte Celestial. Vou sair [meritórios]" (pg 24 Kokhavey Ohr # 19 ) .
As seguintes citações são tiradas de Sefer Hamiddot:
Tão grande é Tzedaka que se apressa a Redenção Final, o doador salva da morte e lhe permite receber o Divino Rosto .
Dar tzedaká capacita a pessoa a se converter dos maus caminhos.
Seja generoso e você irá mover-se no mundo.
Tzedaka aos pobres na Terra Santa traz prosperidade.
Dê Tzedaka e você será abençoada com filhos.
Tzedaka traz a paz.
Jerusalém será redimida através tzedaká.
Quando as pessoas não são caridade, o governo vai emitir invariavelmente mal decretos, tirando seu dinheiro.
Dê Tzedaka com ambas as mãos e suas orações serão respondidas.
Dando tzedaká, uma pessoa é poupado de injustiça, opressão e infelicidade.
Quando você deve dar tzedaká ?
É uma boa idéia colocar Tzedaka dinheiro de lado assim que você receber o seu salário. Algumas pessoas ainda depositam seusTzedaka dinheiro em uma conta corrente em separado, mantendo-o especificamente para instituições de caridade que desejem apoiar.
A Torá declara: "Dê, você deve dar-lhe [os pobres]. E não se sentir mal por dar-lhe" (Deuteronômio 15:10). Reb Eliyahu Chaim usado para reformular o verso: "Dê o que você já (já reservada), então você não vai se sentir mal por dar-lhe."
Deve-se fazer caridade por dia, antes orando (Orach Chaim 92:10 Likutey Moharan I, 2:4).
Ao começar qualquer coisa, fazer caridade. Tudo o que você deseja exercer, seja ela estudo da Torá, a oração, mitzvoth outros, até mesmo, viagens de negócios ou o que quer, preceda o ato com Tzedaka (Likutey Moharan II, 4:2).
Fonte:http://www.breslev.co.il
Fonte:http://www.breslev.co.il