Até onde vai o Poder do Tzaddik
Tradução - Adaptação:
Gabriel Yosef Ben Yashar
(Chayey Moharan # 197)
Eu vim a esse mundo apenas com um objetivo. Trazer as almas judias para perto de D'us. Mas eu só posso ajudar aquele que se ligar a mim.
(Chayey Moharan # 307)
"Vocês são testemunhas das minhas palavras. Quando eu deixar este mundo, eu ainda vou interceder aquele que vier para a minha sepultura, dizer o Tikkun Haklali(Os 10 Salmos) e dar uma Tzedaká(nem que seja apenas algumas moedas para caridade). Não importa quão grande são seus pecados, eu vou usar todo o meu poder, que mede o comprimento e a largura da criação, para salvá-lo e purificá-lo. "
Poucos meses após o falecimento do Rabbi Nachman, Rav Natan liderou a primeira peregrinação ao seu Kever(túmulo). A viúva do Rebe providenciou a construção de uma pequena estrutura sobre o Kever(sepultura), que se tornou um ponto focal para visitas regulares de Chassidim Breslev e muitos outros a 130 anos.
Durante uma invasão nazista, em 1941, uma granada de mão explodiu no Kever(túmulo) do Rebe, destruindo completamente a estrutura construída. Após a Segunda Guerra Mundial acabaram com o cemitério e os arredores foram designados para a habitação suburbana. No entanto, a parcela do terreno que ficava o Kever(túmulo) foi adquirido por um Chassid Breslev, que projetou uma casa com uma parede exterior e janela ao lado do Kever(sepultura), a fim de desencorajar qualquer um de construir qualquer coisa sobre ele mais tarde. O Kever(sepultura) estava coberto por uma laje que encerrava no pátio privado anexado à casa, que mais tarde passou para as mãos dos gentios.
Os chassidim Breslev que permaneceram na Rússia depois da guerra, sabia a localização do Kever(túmulo) e continuaram a visitá-lo, mesmo nos períodos mais negros da repressão comunista. A partir da década de 1960 e particularmente no final dos anos 1970 o Kever(Túmulo) de Rabeinu Nachman em Uman tornou-se um ímã para números cada vez maiores de visitantes não só de várias linhas judaicas!
Após a dissolução da União Soviética e o estabelecimento da Ucrânia como uma república independente em 1991, o controlo do túmulo foi adquirido pelos Chassidim Breslev, que substituíram a velha casa por um novo Beit Midrash que tem instalações para as dezenas de milhares de pessoas que visitam anualmente e particularmente em Rosh Hashaná.
“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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