Parashá Vaerá
[Livro Shemot
06:02 - 09:35 ]
Pesquisa, tradução e adaptação:
Yashar David e Shlomo ben Avraham
"Hashem (D'us)
falou a Moshe e disse-lhe: Eu sou Hashem."
Os anjos sentem que o homem é
propenso a rebelião e, portanto, devem ser rejeitados. Sobre isso, até
mesmo os grandes Tzadikim tem pensamentos diferentes.
Considere, depois que Moshe
foi enviado por Hashem (D'us) para resgatar os judeus do Egito, sua missão
parecia ter terminado em fracasso.
Como se não bastasse a
resistência ferrenha de Faraó, o judeus também tornaram o trabalho ainda mais
difícil, eles não quiseram ouvir a Moshe, pois a amargura da escravidão atingiu
a alma de Israel.
Moshe, ferido,
desapontado e sob grande pressão, queixou-se amargamente para Hashem
sobre a situação difícil que ele se encontrava.
A Torá, que nunca desperdiça
palavras, registra esse conflito em grande detalhe.
Porque este conflito entre
Hashem e Moshe é tão enfatizado?
Nos parágrafos seguintes,
baseada nos ensinamentos de Rabi Nachman e seu aluno, Rav Natan, vamos discutir
as lições deste incidente.
A
CONEXÃO de MOSHE com a verdade
Quando Hashem queria nomear
Moshe como Seu emissário e redentor do povo de Israel, Moshe enfaticamente
recusou.
No entanto, Hashem
“convenceu” Moshe, que por fim aceitou a missão.
Rav Natan explica a razão de
Moshe inicialmente rejeitar a oportunidade de ser protagonista no momento mais
importante da história da humanidade.
Cada Tzadik está
fortemente ligado a verdade, pela qual o mundo foi criado e na qual ele foi
criado, como o Talmud relata: "Raban Shimon ben Gamliel diz:" O mundo
permanece em três coisas - justiça, verdade e paz (Avoth 1:18)
As energias poderosas da
verdade que permeavam a alma de Moshe, impediu-o de aceitar a sua missão. Mas
talvez você se pergunte, mas o próprio D’us que convocou Moshe, não é a
fonte de toda verdade?
Ora, Moshe negou sua missão
sagrada, porque ele previu profeticamente que o resultado de todo o seu esforço
em trazer os judeus para mais perto de D'us seria praticamente
inútil. Ele viu que os judeus se rebelariam contra Hashem dez vezes no
deserto, como o versículo diz: "... Todos os homens [os judeus] que viram
a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram
estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, [Números 14:22]
Moshe, em sua sabedoria santa,
sabia que é extremamente difícil trazer a redenção total aos judeus, o que significa
que, devido a natureza materialista da Terra, é praticamente impossível alguém
sustentar a alta sensibilidade espiritual necessária para desfrutar dos
benefícios espirituais.
Moshe tinha atingido os níveis
mais altos de humildade, indicando que ele também tinha atingido os níveis mais
elevados de verdade, pois Moshe percebeu que, na verdade, o homem é nada,
ele é uma mera criação de Hashem, como o versículo diz:
"Quem sou eu para
ir a Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito?” [Eu sou um mero mortal e não
tenho poder para fazer qualquer coisa, exceto Hashem pode transformar qualquer
situação] (Êxodo 3:11)
Rav Natan diz que Moshe falou
estas palavras devido sua humildade sincera, motivado pela verdade! Moshe
sentiu que seu papel em trazer os judeus do Egito era desnecessário, que apenas
o Criador poderia alterar o triste destino do povo judeu. Por esta razão,
ele se recusou cumprir a missão.
De fato, Hashem pode realizar
tudo na terra sem o esforço do homem. No entanto, Hashem insistiu que Moshe
cumprisse sua missão, e “forçou-o” a resgatar os judeus.
OS
ANJOS disseram que o homem não deveriam ser criados
Todos os argumentos Moshe para
sua recusa, foram obtidos a partir das energias espirituais da verdade, que
foram criadas quando Hashem consultou os anjos sobre se deveria ou não criar o
homem.
[Nota: Existe uma regra que
toda ação geram energias espirituais que são eternas e podem ser acessadas até
mesmo séculos depois] Os anjos não aprovavam criação do homem porque eles eram
tendenciosos a rebeldia contra Hashem e quando Hashem perguntou, eles
responderam a Hashem a partir desta verdade:
"Que é o homem mortal para que
te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” Salmos 8:4
Não só os anjos, mas mesmo
Tzadikim lidam com o fato de que o homem é propenso a rebelião e, portanto,
devem ser rejeitados.
Uma vez que cada Tzadik, por
definição, ressoa apenas a verdade absoluta, eles estão sintonizados com as
energias espirituais da verdade criado pelos anjos, no momento da criação do mundo.
Essas energias espirituais
influenciam os tsadikim, que instintivamente compreendem que as pessoas não são
dignas do resgate ou de qualquer consideração por Hashem.
Moshe tinha um sentimento
interior. Ele sabia que, embora fosse possível ao homem alcançar algum
grau de proximidade com Hashem, no final, devido a instabilidade do ser humano,
esta fé não iria durar.
Pois as pessoas um dia estão
cheias de fé e no outro estão contra aquilo que acreditavam piamente.
Faraó
torce a verdade
Hashem é a fonte de toda a
vida, nada pode existir sem ele ou sem as energias espirituais que nutrem o
mundo, tais como as energias de verdade.
Portanto, toda criação, até
mesmo os ímpios possuem fragmentos da verdade. No entanto, os maus são tão
hábeis em seus enganos que eles são capazes de torcer as migalhas da verdade
que eles possuem e apresentá-la como o pão inteiro. Para um observador
desatento estas distorções parecem verdade absoluta e total.
Isso foi claramente ilustrado
quando Moshe e Aaron confrontaram Faraó perguntando por que ele tinha tornado o
trabalho dos judeus mais difícil e doloroso.
Faraó, como é típico dos
ímpios, não só negou a responsabilidade, mas torceu o pequeno fragmento da
verdade que ele possuía – dizendo que Moshe e Aaron é que eram os responsáveis
pelo sofrimento do povo judeu. Mas como isso seria possível?
“Então disse-lhes o rei
do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às
vossas cargas. E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e
vós os fazeis abandonar as suas cargas. Portanto deu ordem Faraó, naquele
mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo: Daqui em diante não
torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles
mesmos, e colham palha para si. E lhes
imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque
eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso
Deus. Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não
confiem em palavras mentirosas.” Êxodo 5:4-9
Faraó estava bem ciente da
verdade, no entanto, ele distorceu-o para fazer cumprir seus próprios
interesses egoístas . Mas para todo efeito ele quis culpar Moshe e Aaron e
ainda fazê-los pensar que sua atitude era legitima, uma vez que segundo ele
[Faraó] era muita gente para pouco trabalho. Mas o que Faraó realmente desejava
era que os judeus não tivessem tempo vez de servir Hashem.
Datã e
Aviram “A GRANDE MENTIRA "
Datã e Aviram, eram dois
judeus ímpios que sempre tentaram frustrar os esforço de Moshe. Eles usavam as
mesmas táticas que Faraó para defenderem seus próprios interesses.
Quando Moshe e Aaron
saíram do encontro com Faraó, eles foram recebidos por Datã e Aviram, que
de forma injusta culparam Moshe e Aaron, dizendo que eles inflamaram Faraó,
fazendo com que o trabalho se tornasse mais difícil para os judeus.
Eles fingiram estar
preocupados com o sofrimento dos seus irmãos, mas o motivo real era
desacreditar Moshe e Aaron, para que eles assumissem a liderança no lugar
deles, como o versículo diz;
“E disseram-lhes [Datã
e A'viram disseram a Moshe e Aaron] O
SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso
repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas
mãos, para nos matar. [Êxodo
5:21]
No entanto, estamos aptos a
ser os líderes, porque estamos verdadeiramente preocupados com os
judeus."
Assim como Faraó fizera,
torcendo a verdade, colocando apenas o foco em um pequeno ponto da
verdade porém ocultando a mentira. Também Datã e a Aviram foram tão convincente
de que até mesmo o homem da verdade, Moshe, ficou confundindo, a ponto de
se queixar contra Hashem, e, portanto, incorrendo em punição, como o verso diz:
“Então, tornando-se
Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me
enviaste?” [Êxodo 5:22]
Então Hashem disse a Moshe:
“Agora você vai ver o que hei de fazer a Faraó [que implicou, de acordo
com Rashi, que ele não iria ver o que Hashem faria ao Cananitas, o que
significa que ele não teria o privilégio de entrar na terra santa, por causa de
sua queixa injustificada]. " (Êxodo 6:1)
Não é justamente isso que as
religiões fazem? Elas usam parte da verdade para iludir as pessoas?