quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cada judeu é um recipiente para a luz da torah sobre a terra




Cada judeu é um recipiente
 para
 a luz da torah sobre a terra


Pesquisa, tradução e adaptação: 
Yashar David e Shlomo ben Avraham

Hashem colocou na essência de cada alma judia, uma contra partida com cada letra da Torah. Os judeus são chamados Benê Yisrael. A palavra Yisrael é um acrônimo para a expressão "Yesh Shishin Ribo Otiot LeTorah" – significando que há 600.000 letras na Torá. Cada judeu é comparado a uma letra num Rolo de Torá.

Tão logo cada judeu é um vaso um recipiente, com uma grande missão, permitir que a grande luz da Torah seja recebida neste mundo. Cada indivíduo judeu é um recipiente para conter esta grande luz.

Portanto, o mandamento mais importante de todas é: "Ame o seu próximo como a si mesmo." (Levítico 19:18)
Ao cumprir tudo isso se funde um mandamento importante que une todos os judeus em uma unidade que permite que a grande luz de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, plenamente revalada.

A desunião faz  com que a luz de D'us, contidas na Torá, alimente as forças do mal, trazendo as tragédias que temos experimentado em toda o nosso exílio.

Rabi Nachman ensinou que uma pessoa que odeia a seu irmão judeu é incapaz de compreender a essência interior da Torá, porque ele não acessa os vasos necessários de seus companheiros judeus que são necessários para conter a imensa luz da Torah, a fim de compreendê-la no seu nível mais profundo.

Uma pessoa não pode suportar esta luz sozinha. Ele deve se conectar aos seus companheiros judeus. Portanto, é essencial se reunir com amigos para discutir temas espirituais, de modo que os diferentes aspectos de luz Hashem sejam armazenados nos recipientes de cada judeu permitindo uma melhor compreensão da Torá de Hasbem.

Agora podemos entender por que os judeus, ao longo dos seus muitos exilios, especialmente o nosso presente, sempre encontraram tentações graves. Os judeus foram resgatados do exílio egípcio, porque sua pureza atraiu o poder da luz Divina.
Apenas resistindo a sujeira espiritual a que estamos sempre sujeitos,  seremos capazes de atrair e conter a grande quantidade de luz que  o Messias vai trazer.

O próprio Messias será extremamente purificado e vai acabar com todos os traços da grande escuridão de impureza sexual no mundo. Este, então,  vai eliminar as causas de todas as tristeza e depressão, e permitirá que todas as pessoas se conectem e desfrutem do êxtase da luz de D'us para a eternidade. Amém! (Lekutai Halachoth: Choshen Mishpat: Hilchoth Niz'kay She'chay'nim 2:1-4)




“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
 Direitos reservados A BRESLEV BRASIL
A cópia e uso do conteúdo são permitidos apenas com expressa citação da fonte


Fonte:http://judaismovivo.com.br/

Reações: