Parashá Vayehi[Livro Bereshit 47:28-50:26]
Pesquisa, tradução e adaptação:
Yashar David e Shlomo ben Avraham
RESUMO:
Aproxima-se o final dos dias de Yaacov e ele chamou o seu filho
Yosef a quem pediu que lhe prometesse que o sepultaria na terra de Canaã, junto
com os seus pais. Yaacov encontrava-se doente e Yosef junto com seus
filhos Efraim e Menashé, foi até ele.
Yaacov expressou que eles seriam cabeças de tribos, bem como com
os seus próprios filhos.
Entretanto, recordou a seu filho quando morreu de esposa Rachel
e que a sepultou em Bet Lechem. Depois, bendisse seus netos Efraim e
Menassé.
Yaacov colocou a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim (o
mais jovem) e a sua mão esquerda sobre Menashé. Yosef creu que seu
pai estava enganado ao colocar a mão direita sobre o menor e a esquerda sobre o
maior, quando em realidade deveria ser ao inverso, ao que Yaacov manteve na sua
mente não estar equivocado já que Menashé se converteria numa grande nação,
enquanto que Efraim seria ainda maior.
Próximo da sua morte, Yaacov chamou a todos os seus filhos, que
junto à sua cama, foram recebendo um a um, as bênçãos. Profetizou
sobre cada uma das tribos e descreveu as características de um dos seus
filhos. Yaacov ordenou a seus filhos ser sepultado na cova de
Machpela, perante Mamré, no campo de Efrón na terra de Canaã. Ali
estavam sepultados Abraham, Sara, Itzchak, Rivká e Leá.
Ao falecer Yaacov, Yosef lançou-se sobre ele e chorando
beijou-o. Depois ordenou aos seus médicos egípcios que o
embalsamassem. Os egípcios choraram Yaacov durante sessenta
dias. Ao cabo desse tempo, Yosef recebeu a autorização do faraó para
subir à terra de Canaã para sepultar seu pai e assim juntos de seus irmãos e
familiares cumpriram o juramento, sepultá-lo na cova de Macpelá.
Ao regressarem todos ao Egito, os irmãos temerão que Yosef se
vingasse de tudo o que lhe tinham feito no passado, ao que lhes contestou que
não temessem e que os apoiaria a eles e as suas famílias. E
residiram no Egito e Yosef viveu cento e dez anos.
Próximo à sua morte, Yosef fez jurar aos filhos de Israel que os
seus restos fossem conduzidos à terra que o Eterno prometeu a
Avraham. Ao morrer, o seu corpo foi embalsamado e colocado num
ataúde no Egipto.
COMENTÁRIO
BRESLEV DA PARASHÁ
"Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e
anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer no fim dos dias; (Gênesis 49:1)
***
Baseada nos ensinamentos de Rabi Nachman e seu discípulo Rav
Natan, vamos explicar porque foi necessário Ya'akov (Jacó) reunir seus doze
filhos ao redor da cama pouco antes de sua passamento [falecimento].
Lemos no final do versículo; “...no Fim dos dias, [quando o
Messias vier]. "(Gênesis 49:1) Rashi afirma que quando Ya'akov estava
prestes a trazer uma grande revelação messiânica a Presença Divina se apartou
dele. Então Ya'akov percebeu que Hashem não queria que esta informação fosse
revelada. Sendo assim Ya’akov falou sobre outros assuntos.
Rav Natan pergunta: "Já que não foi permitido revelar o
tempo da vinda do Mashiach (o Messias), por que a Torá sequer mencionar esse
incidente?
Ora, é sabido que a Torá jamais se refere a um evento
trivial ou usa palavras desnecessárias. O sagrado Rav Natan então diz; “A
Torá de fato fornece a resposta. As palavras de Ya’akov nos versos seguintes
revelam pontos que estão diretamente relacionados com a vinda de Mashiach. No
entanto, eles foram escritos enigmaticamente, a fim de esconder esta informação
de todos, exceto para aqueles poucos indivíduos dignos que entenderiam.”
"Congregai-vos e ouçam (v'shi'mu), ó filhos de Ya'akov,
ouçam (v'shi'mu) a Yisrael vosso pai” (Gênesis 49:2)
A palavra “shi'mu" significa escutar, entender e aceitar
o que está sendo dito, é repetido duas vezes no início no versículo. Ouçam
a Ya'akov – a primeira vez refere-se ao nível espiritual mais baixo. Depois,
ouvir é associado ao nome Yisrael (o outro nome Ya'akov), e refere-se a níveis
espirituais mais elevados.
Então este versículo pode ser entendido da seguinte forma: Todos
os judeus que desejam chegar perto de Hashem, mesmo os estrangeiros
[convertidos] devem "reunir-se" para “ouvir" a Torah
ensinada pelo Tzadikim verdadeiros (pessoas completamente justas).
Antes de ouvir o Tzadik ensinando a Torah, todos os judeus
estarão no nível de "Ya'akov", um nível espiritual mais baixo.
Porém, quando o povo judeu congrega [ficam juntos] e ouvem os
ensinos do Tsadik, são elevados a níveis espirituais superiores.
A luz espiritual criada pela reunião dos judeus, combinada com
os ensinamentos do Tzadik, expande a mente daqueles reunidos, trazendo-os para
o maior nível de "Yisrael".
Portanto, Rav Natan diz que escondido dentro das palavras finais
de Ya'akov, temos a revelação das duas coisas básicas que precisamos fazer para
trazer o Messias.
1) Ajuntar-nos; cada judeu
deve buscar se reunir junto com outros judeus em sinagogas, mesmo na diáspora.
Chegará um tempo que todo Israel será reunido!
2) E cada sinagoga, deve
então estudar e divulgar a essência interior da Torá, que foi revelada pelos
grandes Tzadikim (santos), que foram semelhantes a Moshe (Moisés).
Estamos falando daqueles Rebes que usaram sua grande sabedoria e
habilidade para ensinar Torá de tal forma que seus ensinamentos eram capazes de
tocar mesmo os judeus mais distantes.
Sendo assim, eles serão atraídos para um encontro santo, onde
eles vão se unir na adoração com seus companheiros judeus.
Em suma, Rav Natan diz que influenciar os judeus que se
encontram mais afastados Hashem, conduzindo-os no culto a Hashem e nos ensinos
dos Tsadkim é o segredo para trazer Mashiach.
Um feto e um bebê completamente DESENVOLVIDO
O nível "Ya'akov" [como já estudamos os nomes Ya’akov
e Israel, tipificam níveis espirituais diferentes] é comparado a um feto no
ventre de sua mãe - um estado potencial - como o verso diz: "No útero, ele
(Ya'akov) levou seu irmão (Esav) pelo “AKeV” [o calcanhar] é desta
palavra que o nome Ya’akov é derivado.
Assim, vemos que "Ya'akov" está associado a pequenez.
(Oséias 12:3) A pessoa que estuda Torá, mas é incapaz de compreendê-la, está
associado [a tal estado de pequenez].
No entanto, quando um indivíduo compreende plenamente a Torá que
aprendeu, isso indica que sua mente está expandida - ele chegou ao nível de
"Yisrael". Então ele é comparado a um bebê totalmente desenvolvido
após o nascimento.
Estes conceitos são ilustrados no seguinte verso: "Porque
o AD-NAI escolheu para si a Ya’akov, e a Israel para seu próprio tesouro. (Salmos 135:4)
Mais uma vez o nome "Ya'akov" está associado com a
pequenez – podemos dizer que é o nível onde um ensino da Torah não é
completamente compreendido.
ISRAEL IGUAL A LE ROSH?
As letras do nome Israel podem ser arrumadas de forma a soletrar
“LeY Rosh” – “Eu tenho uma cabeça” - que alude a capacidade de
compreender com clareza os ensinos da Torah.
No inicio a Torah é difícil de entender, mas a maturação do
estudo leva o aluno a um nível a onde ele entende os conceitos e valores
aplicados, de maneira que a Torah se torna como lemos no verso "Seu
próprio Tesouro" - algo muito especial, difícil de ser conquistado e que
passa a ser de muito valor (Salmos 135:4)
Assim, vemos que o nome "Ya'akov" alude a pequenez
espiritual, ou ela em seu estado embrionário. Já "Yisrael" a
grandeza, a meta alcançada.
Vemos que a mensagem secreta de Ya'akov inclui o conceito de que
os judeus de todos os níveis devem se reunir para ouvir os incríveis
ensinamentos revelados pelos Tzadikim para que sejam purificados e inspirados
em sua caminhada.
Todo judeu deve ser elevado para níveis mais altos de
sensibilidade espiritual, para que cresçam e recebam o nome de Yisrael
(Israel).
O Castigo que Ya'akov deu aos seus três filhos mais velhos
Está na Torá que momentos antes de sua morte, Ya'akov abençoou
seus doze filhos. No entanto, ele repreendeu seus três filhos mais velhos,
Re'uven (Reuben), Shimon (Simão), e Levi.
O comportamento inadequado destes três filhos é o resultado de
uma mente pequena que precisa ser amadurecida. Eles representam aqueles que se
reúnem para ouvir as palavras do Tzadik e por terem apenas um conhecimento
mínimo de Hashem e Seus caminhos só compreendem a repreensão. Pois ainda estão
em um nível associado a um feto no ventre de sua mãe.
Por outro lado, o restante dos filhos de Ya'akov, que ele
elogiou, representa aqueles que alcançaram uma compreensão maior e mais
profunda de Hashem e Seus caminhos, e estão associados a uma mente expandida e
mais desenvolvida.
Eles ouvem o Tzadik e, portanto, são tocados pela luz pura e
poderosa da Torá, permitindo-lhes perceber Hashem, inspirando-os a procurá-lo
com maior entusiasmo.
A pequenez, constrição, confinamento, depressão, problemas,
crises, está sempre relacionado ao nível do feto no útero. Aqueles que estão
neste nível serão associados com as energias espirituais da repreensão,
“din”.
O Talmud diz: "Todos os começos são difíceis." Isto
significa que todos os começos são associadas com as energias espirituais do
julgamento.
Quando alguém experimenta ou aprende alguma coisa pela primeira
vez, é muito difícil compreender plenamente. Geralmente a alma só é capaz de
perceber o rigor da correção que se agiganta diante de sua fragilidade. Este é
o resultado da pequenez de espírito - da imaturidade. Nesta fase da
caminhada geralmente percebemos apenas as energias espirituais de julgamento e
correção.
Os três filhos mais velhos de Ya'akov estão associados com
“din”, julgamento, porque nasceram primeiro, e, portanto, foram o
fundamento da Nação Santa [Israel].
Não são apenas Re'uven, Shimon e Levi que são associados
com as energias espirituais do “din”, julgamento.
A matriarca Lea chamou o seu primeiro filho de Re'uven,
declarado:" Porque Hashem viu minha aflição [aflição está associada com
dureza - din]. Ela concebeu novamente e deu à luz um filho e declarou:
"Porque Hashem ouviu que eu era desprezada [ódio está associado com din].
Novamente ela concebeu, e deu à luz um filho e declarou: "Desta vez meu
marido se unirá a mim” [ou seja, antes do nascimento de Levi, Ya'akov, marido
de Lia, não estava ligado a ela em completa unidade e amor.] Isto também está
associado com din.] (Gênesis 29:32-34)
O MAL SÓ PODE SER NEUTRALIZADO NA SUA ORIGEM
Existe uma regra básica que rege os reinos espirituais que diz
que o mal só pode ser neutralizado na sua origem.
Porém existe outra regra que afirma que as energias espirituais
do mal também podem ser neutralizadas com as energias espelhadas pela
santidade, como o verso diz: "Tudo que vem para o fogo, você deve passar
pelo fogo [a fim de trazer limpeza espiritual]. " (Números 31:23)
Agora podemos entender porque Ya'akov repreendeu seus três
filhos!
Re'uven, Shimon e Levi nasceram primeiro, isto indica que eles
estavam ligados as energias espirituais do din, como explicado acima.
Ya'akov corrigiu-os com palavras de repreensão - palavras
proferidas com preocupação sincera, com amor. Repreender também está associada
com din, no entanto, a correção feita pelo Tsadik é o espelho do “din”,
julgamento feito do lado puro da santidade.
Assim, as energias espirituais da repreensão positiva e pura de
Ya’akov HaTasadik, foram capazes de neutralizar as energias negativas
espirituais do julgamento “din” da severidade que estavam ligadas aos
nomes de Re'uven, Shimon e Levi.
Foram repreendidos PARA o bem de toda nação
Era importante neutralizar as energias negativas espirituais do
“din”, porque existe um conceito que o que vem em primeiro lugar tem uma forte
influência sobre o que se segue.
As energias severas de julgamento que estavam associados aos
filhos mais velhos de Ya’akov poderiam não só danificar sua prole, mas teria
efeitos devastadores sobre os outros irmãos e seus descendentes, bem como, a
criação de barreiras espirituais eternas que os conduziriam a um comportamento
inadequado, aprisionando-os de vez ao Egito.
É por isso que Ya'akov repreendeu seus filhos. Ele estava
consciente de que esta era a única maneira de combater os aspectos negativos do
“din” a que estavam ligados e que os levaram a um comportamento inadequado.
Re'uven tinha manchado a santidade da vida conjugal de seu pai.
Shimon e Levi, em sua ira santa, vingaram o estupro de sua irmã, Dina abatendo
toda a cidade de Siquém. Eles também foram os que tinham defendido fortemente
que seu irmão Yosef (José) fosse executado, porque erradamente achavam que
Yosef era uma ameaça a sobrevivência espiritual da família.
Os aspectos positivos das energias espirituais do din, injetado
nos três irmãos mais velhos através da repreensão construtiva de Ya'akov, era
como um “Fogo Sagrado”, que queimava os aspectos negativos do “din” que havia
se associadas a eles.
Depois que Ya'akov diminuiu os efeitos das energias espirituais
negativas sobre os três irmãos mais velhos, indiretamente neutralizou
qualquer energias severa ligada aos demais irmãos. Ya'akov foi então
capaz de abertamente louvar e bendizer o seu quarto filho Yehuda (Judá), pois
agora as forças do mal foram neutralizadas e não poderiam ser alimentadas por
aqueles louvores. [pois elogiar um ímpio alimenta as forças da impiedade].
Yehudah representa aquelas pessoas que se tornaram iluminadas
pelos ensinamentos da Torá de um Tzadik, que inspira o homem a buscar e servir
a Hashem com amor e alegria, como o versículo descreve-o com o seu nascimento; "Esta
vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Yehudah;...” [ este nome está ligado as energias
espirituais da alegria associada a uma mente expandida], por isso ela (Leah)
chamou [ele] Yehudah. (Gênesis 29:35).
Isto ilustra bem o nosso ensinamento, pois aqueles que estão
distantes de Hashem, devido a sua pequenez de espírito (a conexão com as
energias espirituais da severidade representadas por Re’uven, Shimon e Levi)
podem transformar-se, com o estado da mente expandida de Yehudah, por ouvir a
Torah de um Tzadik.
O
processo de nascimento e crescimento espiritual
Luta, dificuldade, duvidas, confusão e turbulência, são partes
do processo de crescimento espiritual e emocional.
Eles são parte do processo de transformação da falta de
compreensão, da pequenez mental, inexperiência, insatisfação, infelicidade e
distância de Hashem em sabedoria, consciência expandida, felicidade,
contentamento, e intimidade com Hashem. Isso se aplica não apenas ao indivíduo,
mas em nível e global.
O três filhos mais velhos de Ya'akov foram os únicos filhos, que
estavam sujeitos a repreensão em seu leito de morte.
Vamos usar a arquitetura em paralelo a isso; os três filhos mais
velhos foram os únicos a ter suas genealogias enumeradas na descrição da Torá
sobre a escravidão dos judeus do Egito, pouco antes do Êxodo. (Cf. Êxodo
6:14-28) Sambemos que a genealogia é uma listagem dos nascimentos. Nas
genealogias de Re'uven, Shimon e Levi, [que estão associados com as energias
espirituais da severidade e do status de um feto no ventre de sua mãe, são os
únicos listados em conexão com a opressão da escravidão egípcia, isto indica
que a dureza cruel do exílio egípcio e da escravidão e do sofrimento de cada
indivíduo é associada com o processo do nascimento.
Os rigores da escravidão egípcia foram moldando e transformado a
pequena família de Ya'akov em uma nação bem disciplinada e organizada.
No início, eles foram treinados para obedecer as ordens de seus
donos, pois foram escravos. Eventualmente foram condicionados em obedecer
a vontade de Hashem depois que foram libertados.
Assim, a dureza da escravidão egípcia resultou no crescimento
espiritual, transformando a mentalidade estreita dos judeus, que já estavam
assimilando a sociedade hedonista egípcia, em servos de Hashem. Isto aconteceu
quando o povo de Israel aceitou a Torah no Monte Sinai .
Assim como as energias do “din” estavam incubadas no feto,
enquanto no ventre de sua mãe, assim também o “din” ligado a escravidão
egípcia, transformou os judeus em uma nação bem disciplinada que se
manteve leal a Hashem, apesar de seu muitos séculos de adversidade, exílio,
discriminação, sofrimento etc.
A REDENÇÃO está BASEADA em RECONHECEr HASHEM como senhor de tudo
Com base no que foi exposto, Rav Natan diz que a redenção do
Egito era totalmente dependente da neutralização das energias do “din” associadas
com as três primeiras tribos de Re'uven, Shimon e Levi.
O redenção só pode ser alcançada se reconhecermos que Hashem é
Senhor de tudo. Isto está associado com sabedoria produzida por uma
inteligência expandida.
Os egípcios só puderam escravizar os judeus, enquanto eles eram
incapazes de reconhecer Hashem como Senhor de tudo.
Para os judeus a aflição resultou em crescimento espiritual,
levando-os a reconhecer, finalmente, Hashem, como o
versículo diz:"Os
filhos de Israel gemiam por causa do trabalho e clamaram [na oração]. Seus
protestos [da oração] subiu para Hashem [afinal, eles perceberam que sua única
esperança de redenção era Hashem]. " (Êxodo 2:23)
Assim que reconheceram Hashem a redenção veio logo em
seguida. Foram então levados ao Sinai e lá receberam a Torah que contém
as energias que dilatam a mente e levam o homem a compreender de fato quem é
Hashem!
Isso tudo aconteceu porque os aspectos negativos do “din”, que
foram inicialmente ligados a raiz da nação judaica através das tribos de Re'uven,
Shimon e Levi, foi neutralizado pelos aspectos positivos do “din” ativado pela
escravidão no Egito.
É a isto que Rashi alude quando diz que a razão pela qual a Torá
cita apenas as genealogias dos três filhos repreendidos é para indicar
que eles ainda eram importantes apesar de sua grande culpabilidade.
Eles foram importantes porque através deles, as energias
espirituais de dureza foram neutralizadas e foi isto que permitiu que os judeus
fossem livres do cativeiro.
Eles foram a chave que abriu as celas da prisão espiritual do
Egito. Se as negativas e duras energias espirituais não tivessem sido anuladas,
os judeus não poderiam ter sido resgatados.
Da mesma forma, quando aqueles que se encontram mais afastados
de Hashem, se juntam com seus companheiros judeus na adoração ao D’us
ÚNICO, automaticamente eles quebram as energias da dureza, que detêm todos os
judeus prisioneiros das cadeias do exílio. Isto é porque todos os judeus fazem
parte de uma alma coletiva.
Então temos aqui uma grande revelação! Quando o “din” for remido
pelo retorno dos judeus afastados da Torah, em virtude da crescente consciência
de Hashem, por aqueles que estavam longe, o Messias virá.
Conclusão
Cada indivíduo deve experimentar inúmeras vezes a força do
renascimento durante toda sua vida a fim de atingir níveis espirituais mais
elevados que o impulsione cada vez mais para perto de Hashem.
Um indivíduo cresce muito com o resultado de cada problema
que ele enfrenta. É este "processo de renascer", que acabará por
gerar Mashiach. Assim, Mashiach será um descendente do quarto filho de Ya'akov,
Yehuda.
Yehuda representa a sabedoria de uma mente expandida que vem
como resultado da neutralização das energias espirituais da severidade que são
gerados pela adversidade.
Portanto, ninguém deve se desesperar quando os problemas vierem,
as dificuldades são ferramentas de Hashem para o bem do indivíduo.
Portanto, devemos unir-nos no sentido de anular todo “din”,
usando nossos talentos coletivos para ajudar uns aos outros no processo do
conhecimento de D’us.
Especialmente, aproximando aquelas centelhas que estão mais
distantes dEle.
Quando isso ocorre, a profecia escondida na bênçãos Ya'akov será
realizado e Mashiach virá. Amém!
[Este tópico é coberto em profundidade no material de origem.]
(Lekutai Halachot: Choshen Mishpat: Metziah Hilchot A'vaida U '3:11, 12)
CHAZAC CHAZAC VENIT´CHAZEC!
FORÇA FORÇA! QUE SEJAMOS TODOS
FORTALECIDOS!
“Obra realizada com a permissão de D’us, o Sagrado Abençoado Seja!”
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