quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sete Pilares da Fé!


Sete Pilares da Fé

Pelo: Rabino Yitzchak Breiter ZTL
TRADUÇÃO: Yashar David

"Confia em Ad-nai  e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado da fé."  (Salmos 37:3)

1. D'us controla tudo

Tudo no universo está sob o controle de D'us. Isto inclui tudo o que acontece com você, tanto espiritualmente, quanto materialmente, incluindo o que se faz, deliberadamente ou inconscientemente, voluntariamente ou por obrigação: tudo vem de D'us. Mesmo quando as aparências sugerem o contrário, o "crente", não se importa com a aparência externa deste mundo, mas a verdade que está oculta debaixo de cada situação;

2. Liberdade

Tudo o que fazemos é finalmente controlado por D'us, embora isso está oculto, em virtude do  nossos ego, que nos faz pensar que estamos separados e que somos independentes de D'us. Mas até o direito de ter  ego foi nos dado,  para termos o  livre arbítrio. Desta forma somos capazes de nos voltar para D'us de nossa própria vontade e descobrir por nós mesmos de que D'us controla todas as coisas, incluindo nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações.

3. Ação

Apesar de todas as coisas nos reinos espirituais e materiais estarem nas mãos de D'us, não devemos esperar que D'us faça tudo. O universo é tão organizado que temos liberdade de ação em muitas áreas. Quando agimos, seja para ganhar a vida ou para atender a qualquer uma de nossas outras necessidades, devemos entender que, enquanto cabe a nós tomar a iniciativa e agir como se tudo estivesse em nossas mãos, na verdade todas as coisas em última análise, depende de D'us. Não importa o que sentimos  sobre o que devemos fazer, seja em nossa vida espiritual ou material, nosso primeiro passo deve ser sempre a pedir a D'us para nos guiar e abençoar os nossos esforços com sucesso.

4. Quando as coisas dão errado

Quando as coisas indicam que vamos sucumbir, temos de aceitar que esta é a vontade de D'us e que tudo o que acontece é o melhor para nós. Mesmo quando as coisas dão errado por causa de algo que nós mesmos podemos ter pensado, dito ou feito, temos de aceitar que isso também é parte do plano perfeito de D'us. 

Mesmo quem não teme a D'us,  tudo o que fazem é finalmente controlado por D'us. Se alguém o insultar ou de alguma forma prejudicar você, saiba que isso foi enviado por D'us como uma maneira de limpar sua alma. Se as coisas correrem contra você, seja paciente. Quando você aceita tudo como a vontade de D'us, isso faz com que o véu de ocultação seja removido, manifestando assim o controle de D'us sobre toda a criação.



5. Crescimento

Seu crescimento espiritual também está sob controle de D'us. Mesmo que você sinta um desejo de crescer em uma área específica, se você não estiver pronto, preparado para obter o mérito, as coisas vão dar para traz de tal forma que você será impedido de avançar.  Obstáculos externos surgirão, e por mais que você se esforce, será impossível atingir a meta. 

Isto não significa que D'us está rejeitando você pois Ele sabe o tempo necessário que  será  melhor para amadurecer e conduzi-lo a um nível mais elevado. O caminho então é não desistir, chore, implore e reze a D’us para que Ele o ajude a fazer teshuvá e a desenvolver passo a passo sua caminha espiritual.

6. Revelação e orientação

Uma vez que D’us está em toda parte e em todas as coisas, tudo o que acontece, cada experiência, é na verdade uma forma de D’us comunicar Sua vontade. Isso inclui os nossos pensamentos e sentimentos interiores. Mesmo pensamentos e sentimentos negativos - peso, falta de entusiasmo depressão, e assim por diante - são de D’us. Tudo o que você ouvir, ver ou experimentar na vida, seja de pessoas que você conhece ou de completos estranhos, é uma chamada da parte de D’us.

Mesmo mensagens pouco claras ou contraditórias são enviadas com um propósito: para nos dar escolha e livre arbítrio, a fim de nos testar. A maneira de discernir  as mensagens que devemos seguir e que devemos ignorar é avaliando tudo à luz do ensinamento da Torá.

7. Fé em D’us, fé no Tsadik nosso guia na vida

Fé em D’us inclui a fé no Tzadik que D’us envia a este mundo para nos ensinar a transcender nosso  atual estado e nosso destino espiritual. Não só temos de aceitar que D’us deu a Torá a Moisés no Sinai; devemos também reconhecer que D’us envia homens sábios em todas as épocas para nos tirar do nosso exílio e nos ensinar o verdadeiro caminho na vida.

Nota: Rebe Yitzchak se tornou fundamental na difusão dos ensinamentos Breslev em toda a Polónia, de modo que até o início da Segunda Guerra Mundial, na Polônia  os chassidim Breslev eram alguns milhares.

Em 1917, quando a fronteira entre a Rússia Soviética e a Polônia foi fechado após a Revolução Bolchevique, ele estabeleceu o kibutz de Rosh Hashana em Lublin.  Reb Yitzchak foi um ancião reconhecido no Gueto de Varsóvia até que ele foi enviado em um dos transportes de Treblinka, onde ele foi assassinado pelas mãos dos nazistas.  

Reações: