quinta-feira, 29 de março de 2012

Inédito-Kitzur Likutei Moharan (LM I # 59) - Em Português


A Redenção do Povo judeu depende do estudo do Likutey Moharan!
Leilui Nishmat Margalit bat Abraham

Tradução e Adaptação: Moré Yashar David 

Kitzur Likutei Moharan  (LM I # 59)    


 A Câmara de Santidade   


1. Aquele que cuida de trazer outros para o serviço de Deus deve ser cuidadoso para não ser atingido pelas forças de impureza e do mal (que estão) com essas pessoas. 
Isto quer dizer que a pessoa deve julgar-se constantemente. Em todas as ocasiões. Avaliando se ela agiu de forma adequada, e corrigindo seus erros, por não agir como deveria. Como resultado desse julgamento, seu coração vai acender o fogo do entusiasmo e fervor, queimando as forças de impureza que não mais vai se apegar a ela. Dessa forma, nulifica a impureza que sequer poderá  agarrar-se as almas que vieram para servir a Deus.   


2. A pessoa que se ocupa com unir as pessoas (a D’us) constroem uma câmara (casa) de Santidade. Muitas destas pessoas caiem  e não permanecem na santidade, no entanto, se para o bem das almas, em virtude de sua influência, elas permanecerem firmes em sua religião (espiritualidade), essa pessoa é chamada de "santa". 
Deus é muito honrado quando se aproxima do Seu serviço as pessoas que um dia estiveram longe do Santo, Bendito Seja – Grande é a honra de Deus  quando aqueles que estão longe se aproximam Dele (novamente).          


3. Ao trazer as almas para Deus, praticando hitbodedut, isolando-se e falando com o Criador, avaliando e julgando, todos os seus atos,  você merecerá  observar o shabat, que encarna a anulação do mal e (destrói) as forças de impureza. Disse o Profeta sobre esta pessoa, "na minha casa e dentro dos meus muros vou lhe dar uma mão e um nome melhor do que filhos e filhas" (Isaías 56:5). 

"Uma mão" refere-se ao fato de que essa pessoa terá o poder de gerar discípulos e incutir o espírito de sabedoria. "Um nome" refere-se ao bom nome que alcançará, uma vez que todas as almas anelaram ser incluído em sua alma e em seu nome, como no verso "Nossa alma anseia por seu nome e sua palavra" (ibid., 26:8 .) Este é, certamente, "melhor do que filhos e filhas", como os filhos e filhas são relativamente poucos em número. Quando a pessoa merece gerar discípulos sábios, (ela) incluem muitas almas em sua alma, como se tivessem dado à luz, e as almas são numerosas e recebem (todas) a vitalidade dela.    


* Isso é o que Elkana disse Chana: "Eu não para ti melhor do que dez filhos" (Samuel I, 1:8) - como Elkana trouxe mérito para muitos, como nossos sábios de abençoada memória (Kohelet Rabá 5:25). Através de seu amor por eles, ela fez de duas almas uma - e aquelas  que eram as almas que vieram, (foram trazidas a D’us)  também foram incluídos na alma de Chaná.

Dia 3 de Nissan 

4. A melhor maneira de proteger o nome da pessoa, o que equivale a proteger a sua alma, é ser cauteloso com a ira (raiva), porque a raiva danifica a alma. 
Se a pessoa  domina a raiva (ira) quando algo a irrita, superando  sua raiva, suspirando pacientemente e reprimindo –a, então ela é  digna de grande riqueza. Isto irá exaltar o seu nome e sua alma, ela merecerá um bom nome. 
Todos as almas desejaram estar incluídas em sua alma e então tornar-se digno de levar muitas almas para Deus, que é a maior honra ao Santo, bendito seja.      


5. A raiva é um mal para a riqueza. Você precisa saber que quando a inclinação para o mal incita a pessoa com raiva, é porque naquele momento, está vindo lá de cima e canalizado para ela riquezas. E a inclinação para o mal, tenta extinguir (obstruir) o fluxo da riqueza. Ao arruinar o afluxo de riqueza através da raiva, a pessoa danifica o seu nome e a sua alma. Mas se você tomar cuidado de dominar a raiva, alcançará a riqueza, ampliando o seu nome e sua alma. Também merecerão um bom nome, e gerarão muitos discípulos e trarão muitas almas para Deus.   


6. Devem saber que existe muita gente má que não se deve trazer (é proibido) para as Asas  do serviço Divino.
Isso ocorre porque essas pessoas arrastam (para baixo) para o seu próprio nível aqueles que tentam aproximá-las. 
Nesse caso, o alto-julgamento não serve  para nulificar este mal.
Isto, por sua vez, produz uma quantidade de resultados altamente prejudiciais, como explicado em detalhe na  lição de Likutey Moharan. Então, quem quer levar os outros a Deus deve orar muito, pedindo ao Santo, bendito seja, que lhe de o mérito de saber quem ajudar e quem rejeitar  nesta abordagem.

Reações: