terça-feira, 19 de abril de 2011

Arquivo-Tefilin Rashi ou Rabeinu Tam?

Conta-se que, certa vez, quando Rashi tinha nos braços seu neto, ainda bebê, a criança tocou no Tefilin que estava na cabeça do avô. Rashi, que tinha o dom da profecia, proclamou que um dia, aquele seu neto iria discordar dele sobre a ordem dos pergaminhos que são colocados no Tefilin da cabeça. E, de fato, isso aconteceu. Rabeinu Tam discordou, ao crescer, do veredicto do avô acerca do tema.

Devido a esta diferença de opinião, produzem-se “Tefilin do Rashi” e “Tefilin do Rabeinu Tam”. O costume universal entre o Povo Judeu, segundo decreto do Shulchan Aruch, o Código da Lei Judaica, é colocar Tefilin produzidos segundo a opinião de Rashi. Contudo, o Shulchan Aruch (Orach Chaim, cap. 34), afirma que “aquele que teme a D’us deve cumprir ambas as opiniões (Rashi e Rabeinu Tam), adquirindo dois pares de Tefilin (um com as passagens da Torá arrumadas na ordem disposta por Rashi e o outro de acordo com a opinião de Rabeinu Tam) e colocar ambos. 

Os Cabalistas e místicos judeus enfatizam a importância de colocar os Tefilin de Rabeinu Tam além dos de Rashi. 

Rabeinu Nachman, ensinava que aquele que usa os Tefilin de Rabeinu Tam além dos de Rashi, consegue atrair incríveis energias espirituais. Rabi Nachman, portanto, insistia para que o fizesse aquele que verdadeiramente queria se aproximar mais de Hashem!