terça-feira, 26 de abril de 2011

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O Que Aprendi nesse Pesach


Fui ao Kotel durante o Pesach e assim que cheguei vi meu amigo Gedalia MSG. Compartilhamos a Torah e ele me contou que a gematria de Pesach é 148 Nachman, que aliás eu não tinha conhecimento disso antes. Imediatamente veio também a minha memória a gematria קמח (farinha). Isso foi interessante porque Pesach tem tudo a ver em comer matzah, ou seja, como usamos farinha. Então isso me deixou pensando todo o resto do Pesach que significado profundo isso tinha.
Atualmente passei muito tempo lendo e refletindo sobre Pesach ג em Lekutei Halachot.Reb Noson aqui explica que a dimensão espiritual de Pesach gira em torno da batalha entre o ruach d´kedusha de Moshe Rabbeinu e o ruach d´tumah do Egito governada por Faraó e sob o domínio de Esau. Isso faz parte de um tema que é de vital importância para compreender a Torah de Rebbe Nachman que são os quarto elementos da natureza : Terra, água, ar e fogo. Esses são chamados de Yesodot em Hebráico e o Tzaddik Yesod Olam é o mestre desses elementos da natureza. Assim, através do Tzaddik emana toda a sheaf do mundo.
Reb Noson prossegue explicando como o pão é feito desses quarto elementos:

Terra: Farinha
Água: Água
Ar: Levedura e o crescimento do pão
Fogo: Cozimento

A diferença entre o pão e a matzah está apenas no elemento do ar. Esse então, é o segredo de Pesach. Pesach é o periodo onde purificamos a ruach (o elemento do ar em nossa alma), o periodo que temos a oportunidade de nos libertarmos da ruach d’tumah e conectarmos mais fortemente a ruach d’kedusha. Isso é feito através da quebra dos nossos desejos e conexão para o sitra achra e o fortalecimento da nossa conexão à pureza da nossa parte mais superior da alma, a qual recebe vida da neshama klali, a alma de Israel – O Tzaddik HaEmet.
Por isso pensei: Como é que funciona isso simplesmente limpando nossas casas do chametz e comendo matza por uma semana podendo essa parte ser tão importante nesse processo?
Primeiro precisamos perceber que Pesach é a festividade que celebra o nascimento do povo de Israel e é provavelmente a celebração central em nosso calendário e o momento definido em nossa história – deixando o Egito. Entretanto, a celebração não é chamada a celebração de deixar o Egito, é chamada de Festival de Matza.
O pão é a base de toda comida. Uma Seudah é apenas uma seudah porque comemos pão. É a razão pela qual dizemos birkat hamazon e naturalmente a base do pão é a farinha (קמח 148). Portanto, Pesach é o periodo que podemos focar o ato de comer em uma maior santidade. O chametz é um aspecto da ruach d’tumah e assim Hashem Yitbarach nos dá esse mitzvah de nos libertarmos do chametz para que possamos usar esse periodo para nos purificar e ganhar força espiritual para transformar a ruach em nossas vidas a fim de que tenhamos o poder de comer o pão e todas as nossas refeições pelo resto do ano em grande santidade.
Reb Noson explica que a matza é o alimento semelhante ao Manna que é celestial e é livre da mistura do bem e do mal que veio para o mundo do ato de comer da Árvore do Conhecimento de Bem e do Mal.Assim, através da alimentação de acordo com a mitzva, Hashem Yitbarach nos dá um caminho para conectarmos de volta à Luz olam haba que é todo o bem. Essa é a nutrição final de nossas almas.
Há três elementos primários da Alma: Nefesh, Ruach e Neshama.

Nefesh : Aspecto Físico
Ruach : Aspecto Emocional
Neshama: Aspecto Físico e Intelectual

A Torah nos ensina que nosso trabalho primário é curar o nosso aspecto emocional, isto é, nosso middot. O Tzaddik é aquele cujas emoções são guiadas pela Torah pura de sua neshama e ele usa suas emoções e sua força de vontade para governar o seu corpo e inclinações físicas.

E eis aqui o segredo de Pesach…Pesach gematria 148, farinha 148 e Nachman 148.Pesach, o periodo da nossa libertação do Egito é celebrado através do festival da matzah. Matzah é o tomar da farinha e libertá-la do elemento do ar a fim de que se torne um kli perfeito para a ruach d’kedusha. Em outras palavras como Rebbe Noson explica, matzah é daat, a sabedoria pura que emana todo bem e essa é a essência da alma de todo Tzaddik HaEmet, NACHMAN, Nachal Novea Mekor Chochma, a corrente que flui e fonte de sabedoria.
Agora que comemos a matza e recebemos essa sabedoria superior, é nosso dever cultivar essa sabedoria em nossas vidas através do processo de Contar o Omer – a purificação do middot em preparação para receber a Torah e nossa vida autêntica como Servos Santos do Abençoado Criador.
Original Postado por brother na nach em nanach.net