segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Boas Notícias!!! Mashiach está chegando!


 Um número grande de líderes judeus tem calculado o tempo da vinda do Messias.  Rabeinu adverte que se no nosso tempo, as pessoas disseram que vários eventos, apontam para chegada de Messias,  isso também ocorreu nas gerações anteriores.

                 Rabi Nachman não concordava com isso e disse que toda vez que as pessoas dizem que o fim chegou, é certo que o Messias não virá.

                O Zohar HaKodesh, já amaldiçoou todos aqueles que calculam o fim, pois o filho de David só virá quando as pessoas estiverem distraídas (Sanhedrin 97a).

                Portanto não temos a pretenção de determinar a data da vinda de Mashiach. Apenas pensar  sobre alguns conceitos interessantes. Por exemplo; o Arizal explica que 70 anos é o número máximo de anos de sofrimento que pode ser decretado sobre o individuo. Vemos que o exílio babilônico do povo judeu durou exatamente 70 anos e que o ano de 5778 (2017-18 E.C) será o ano 70, da nação de Israel, formado em 5708 (1948 dC) .
                 A revolta em todo o Oriente Médio que  está destronando seus governantes, é porque o 70 príncipes celestiais estão caindo um por um. Como acontece em acima, assim é abaixo.
                 O conceito espiritual de “tempo”,não é cronológico, e  sim um espaço de tempo. Portanto, 7 dias é = a 7 anos que é = a 70 anoS. 
                 Um exemplo disso é o menino que transcende as 7 dias ao ser circuncidado ao oitavo , o tsadikim entendido que isso significa a 7 anos das dores de parto do Mashiach e do cumprimento do seu brit (Aliança), no 8 º ano.
                 Muitos cabalistas  em Israel apotam para a maior perseguição antissemita da história, segundo eles, será em escala mundial, forçando os judeus a aliá [ir para terra de Israel]. Diante de tantos fatos, não podemos precisar a chegada de Mashiach mas acreditar que ela é eminente!!!
                  Se considerarmos a possibilidade de 7 anos a partir de 2011, quando as nações começaram a cair, em 2018 Israel fará 70 anos. Foi em 2018 AEC que D’us, o Sagrado Abençoado Seja, fez sua aliança com Abraão!

Que possa em breve, vir de Tzion, a Salvação de Israel!

Parashá da Semana-Lech Lechá(Vai por tí)Gn-12:1 - 17:27 - Baseada nos ensinos do Rabbi Nachman!







Nachal Novea, Mekor Chochma...
“Um rio que flui, a fonte da sabedoria”











Parashá Lech Lechá [Gênesis 12:01-17:27]                                    


Pesquisa – Tradução – Adaptação: Yashar David - Moré

RESUMO:  A parashá desta semana começa com o relato do momento em que Hashem chama a Avram para que abandone Charan e se dirija à terra que Ele lhe indicaria.  Assim foi, Avraham dirigiu-se a Canaã com sua esposa Sarai e seu sobrinho Lot e todos os bens que possuía.  Muitos seguidores de Avram também abandonaram Charan, emigrando com eles.                                                                                              
            Chegaram à terra de Canaã, à cidade de Shchem, lugar onde uma visão do Todo-poderoso apareceu a Avram para confirmar a Sua promessa de que certo dia essa terra de Canaã pertenceria à sua descendência. Como agradecimento pela mensagem recebida, Avram construiu um altar nesse lugar.
            Começou em Canaã numa época de escassez de alimentos, fato que motivou Avram a viver temporariamente no Egipto.  Perante o temor de que os egípcios se sentissem atraídos pela beleza de sua esposa Sarai, disse que ela era sua irmã evitando vir a ser assassinado.  Sarai foi levada para o palácio do Faraó e Avraham recebeu como presente rebanhos e escravos.  Mas o Faraó e a sua família foram afligidos com doenças. Então o Faraó entendeu que esse era o castigo por ter raptado Sarai.  Assim, Faraó pediu pediu a Avraham e a sua família que se saíssem do Egipto.
            Avram e sua família chegou a Bet El, Canaã com todos os seus pertences.  Tanto Avram como o seu sobrinho Lot eram já muito ricos, com grandes rebanhos e os pastos não chegavam para o gado de ambos. Perante a discussão entre os pastores de ambos, Avram sugeriu a Lot que se separassem e deu-lhe a possibilidade de escolher primeiro a terra onde queria habitar.  Lot escolheu as planícies do Jordão, terra fértil tendo-se estabelecido até à cidade de Sedom, onde os seus habitantes eram perversos.  Em troca Avram estabeleceu-se nas planícies de Mamré, próximo de Chevrón.  Nesse lugar recebeu novamente a promessa do Eterno sobre a futura possessão desta terra por parte dos seus descendentes.
            Entretanto, cinco reis de Canaã, incluindo os de Sedom e Amorá, envolveram-se numa contenda contra Kedarlaomer, rei de Elam.  Isto terminou num combate no qual triunfou Kedarlaomer e este tomou posse de Sedom e Amorá, tomando como prisioneiros parte do povo, encontrando-se entre ele, Lot e todos os seus pertences.  Perante esta situação Avram conhecedor do que ocorrera, apresentou batalha com a finalidade de resgatar Lot e os seus familiares e ao resto dos habitantes de Sedom, saindo vitorioso.
            Apesar da fortuna económica que possuía, Avraham sentia tristeza pelo facto de ainda não ter um filho.  Hashem pediu-lhe que olhasse o céu e que contasse as estrelas, o que era impossível fazer, e assim lhe fez saber que a sua descendência seria tão numerosa como as estrelas .     
            Sarai sugeriu a Avram que tomasse como sua segunda esposa a sua escrava Hagar.  Hagar a partir desse momento começou a faltar ao respeito a Sarai e esta queixou-se a Avram e Hagar teve que fugir.  Um anjo do Eterno apareceu a Hagar, dizendo-lhe que regressasse de repente que logo teria um filho de Avram, Ishmael que seria o fundador de uma grande não.  A Torá disse sobre o seguinte: “E ele será um homem selvagem: todos na sua mão e as mãos de todos nele e morará sobre a face de todos os seus irmãos morará”.
            Avram tinha a idade de noventa e nove anos quando Hashem renovou o Seu pacto com ele ordenando-lhe que mude o seu nome para Avraham, cujo significado é “pai de uma multidão de nações”.  Também lhe ordenou que realizasse ele e os demais varões, a circuncisão, o Brit Milá.  O Eterno também lhe ordenou que mudasse o nome da sua esposa Sarai para Sara, cujo significado é “princesa”.
                                                                                                    http://www.mesilot.org/pt/resumen/lej_leja_imprimir.htm

A raiz dos conflitos: A LUTA DE ADAM CONTRA O PECADO
                       A  GUERRA ENTRE CAIN E ABEL


"E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló  ... Abrão disse a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti ... Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda." (Gênesis 13:7-9)
            A humanidade inteira, sempre se perguntou???  Por que existem guerras e conflitos? Como é possível evitar este mal? E quando tudo isso vai terminar? 
           
            Ora, desde os primórdios do homem sobre a terra, sempre houve conflitos e disputas, internas e externas.  Um mal que parece perseguir sem trégua a humanidade.
           
            Nos parágrafos seguintes, baseados nos ensinamentos de Rabi Nachman e seu aluno Rav Natan, vamos tentar entender a essência deste conflito, tanto em um indivíduo, como na comunidade e até mesmo em escala global.

***

            Adam, o primeiro homem, era espiritualmente e intelectualmente mais avançado. Porém, teve que travar uma batalha aguda com o mau desejo. E ele foi vencido! Ainda que seu desejo maior fosse seguir a ordem de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, de não comer da Arvore do Conhecimento.

            D’us, o Sagrado Abençoado Seja, realmente planejava dar a Adão esse conhecimento mais tarde, quando ele estivesse mais preparado para lidar com isso. Por ser intelectualmente avançado Adão, a negação do conhecimento, foi o maior teste que Adão teve que se sujeitar.  Sua decisão de comer da árvore causou destruição em massa, deixando graves sequelas em toda criação.                                           
           
            Um dos resultados da degeneração humana, foi vista na geração seguinte, quando os dois filhos de Adão, Caim e Abel, lutaram um com o outro, resultando na primeira guerra do mundo!

            Sabemos que muitos conflitos antigos nos afetam até hoje, como o ódio sem causa entre os judeus, que resultou na destruição do Templo e dois milênios de peregrinação e discórdia. Como poderia o povo judeu, que começou com um objetivo comum (servir a D'us), acabar com o ódio amargo e a intolerância em relação uns aos outros?

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O CONFLITO ENTRE AVRAHAM E LÓ, MAIS UMA BRIGA DE FAMÍLIA?
            A história do conflito entre Abraão e Ló, vale à pena analisar, porque cada letra, palavra, frase, história mencionadas na Torá, contém um reservatório infinito de conselho que se aplica à nossa vida diária em todos os níveis.             

            Como vimos na leitura da Torá, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, ordenou a Abraão deixar sua terra natal e família e ir morar na terra de Israel. Ló acompanhou seu tio justo. Ora, Avraham tinha adquirido grande riqueza através de suas viagens e sempre compartilhava com Ló.


             Depois, que prosperou, Ló se empavonou, vendo-se como igual a Abraão. Ele partia em sue próprio caminho, sempre divergindo de Avraham. Sendo assim, absorvidos e influenciados pelo comportamento reprovável de Ló, seus pastores tornaram-se homens arrogantes e inconseqüentes, a ponto de colocarem seus rebanhos para pastarem nos campos de outras pessoas.
            Vendo isto, os pastores de Abraão repreendeu-os, por esse ato de roubo, mas eles responderam: "A terra foi dada a Abraão, e desde que ele não tenha filho nem herdeiro, Ló herdará sua terra. Por conseguinte, isso não é considerado roubo." 

            O verso, no entanto, afirma: "Os cananeus e os perizeus foram, então, na terra," ensinar que Abraão não era ainda o dono [ou tinha o direito de possuir a terra.] (Rashi)

            Isto mostra que os conflitos surgem subitamente e que tudo parece convergir para a guerra,  pelo simples fato do homem não sabe lidar com suas atitudes.

            No caso de Ló, sua desonestidade consigo mesmo e com os outros em não reconhecer sua motivação, foi uma dimensão adicional que levou à discordância com Abraão. Além disso, o conflito pode vir de impaciência, especialmente a impaciência associado a ser incapaz de controlar e disciplinar-se para evitar o pecado, atrasando a gratificação Divina.

             Assim, Ló, já rico, mas querendo mais, sem demora, justificou seus atos de roubo como legal a si mesmo e aos outros. Mesmo tal comportamento sendo reprovado por D’us, o Sagrado Abençoado Seja, o próprio Ló, já tinha sancionado a sua conduta.

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O EQUILÍBRIO, DIREITA E ESQUERDA! A consciência de indenização e compromisso
            D'us, o Sagrado Abençoado Seja, que está escondido por trás dos véus, criou o mundo da matéria para que o homem, usando sua inteligência e livre arbítrio pudesse descobri-Lo, oculto, dentro da criação. É neste cenário de ocultação que poderemos encontrar a maior revelação celestial!

             Entenda, para descobrir e experimentar D'us, o Sagrado Abençoado Seja, neste mundo, é preciso acessar as “energias”, que são derivados de ambos os lados; o direito e o esquerdo, isto está enraizado no aspecto espiritual do mundo físico, melhor retratado pelo direito de livre escolha do homem.

             O lado esquerdo é responsável pela limitação física e mental e também a base dos impulsos do corpo. 

            Já o lado direito está associado à expansão dos próprios recursos mentais e físicos, permitindo, que o homem se torne fortemente ligado a D'us, o Sagrado Abençoado Seja.

             Como podemos então encontrar D’us, o Sagrado Abençoado Seja, escondido na escuridão da fisicalidade deste mundo? 

            Ora, se D'us, o Sagrado Abençoado Seja, queria mesmo que nós o encontrássemos, não seria mais fácil e faria mais sentido para nós, procurar D'us, o Sagrado Abençoado Seja, apenas no reino espiritual? Não se envolvendo neste mundo físico, como é posposto por diversas religiões?

            O Talmud ensina: "Rabi Yaakov disse:" [participar do materialismo grosseiro] Este mundo é como um hall de entrada [que é preciso passar] antes de [merecer] o mundo vindouro, prepare-se no átrio [aderindo aos desejos de D'us ] para que você possa entrar na sala do banquete "(Talmud: Avoth 4:21).

            Isto é uma alusão ao fato de aderirmos aos mandamentos de D'us, o Sagrado Abençoado Seja.  Enquanto servimos a D’us, o Sagrado Abençoado Seja, no materialismo grosseiro deste mundo, santificamos o reino material, bem como o lado esquerdo do aspecto espiritual. 

            Isto é, quando o reino material é santificado, muitos dos véus materiais aonde D’us, o Sagrado Abençoado Seja, se oculta, são eliminados, permitindo-nos uma melhor percepção e conexão com D'us, o Sagrado Abençoado Seja. 

            De acordo com Rav Natan, “os véus da ocultação”, são removidos e mesclados a alma da pessoa, atuando como filtros da grande luz Divina, permitindo que cada pessoa possa chegar muito perto de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, neste mundo e especialmente, na vida futura. É por isso, que os anjos não podem chegar tão perto de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, como os homem, pois eles não têm os filtros materiais necessários para protegê-los.

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O domínio da energia negativa dá força a energia positiva
            As energias que vêm do lado direito do aspecto espiritual, só pode ser acessada através da superação da base dos impulsos, que vem do lado esquerdo. Isto só pode acontecer após um nível de cada vez. 

            Uma vez que cada nível é dominado, acontece uma dilatação da mente, dando ao individuo automaticamente uma percepção de prazer, contentamento e maior relacionamento com o Sagrado!  Até que seja hora, de passar para o próximo nível, onde ele deve voltar a enfrentar e santificar até o nível seguinte, que é mais elevado.

            Isto vai acontecer exatamente da seguinte maneira, quanto mais aguda a batalha,  mais avançamos no domínio  dos impulsos, que vem do lado esquerdo, resultando em maiores conquistas.

            As energias que alcançamos [este prazer e contentamento que vem do lado direito], devem ser aplicados para dominar e subjugar as energias do lado esquerdo.  Um exemplo simples; devemos santificar o desejo sexual para produzir crianças santas, que servirão a D'us, o Sagrado Abençoado Seja. 

            O Talmud nos diz que a única maneira de uma pessoa experimentar a verdadeira paz e serenidade dentro de si mesmo é se ele permite que as energias do lado direito dominaem as energias da esquerda, ou seja, a alma deve dominar o corpo. [Nota: Isto não significa que a alma deva destruir o corpo, mas que a alma deve tratar o corpo com o devido respeito, para que o corpo possa ser um veículo para elevação espiritual].

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A LUTA PRINCIPAL de uma pessoa é a responsabilidade e a paz interior
            Voltando a Abraão, o justo, ele representa a boa inclinação e Ló o materialista, a inclinação para o mal. 

            Portanto, quando Abraão deu ao seu sobrinho a opção de escolher entre a direita ou a esquerda, ele quis dizer que se Ló, (a má inclinação) escolhesse a direita, se tornaria excessivamente espiritual, em detrimento dos impulsos pelas questões materiais (que é o truque da inclinação para o mal) Caso a escolha de Ló fosse então a direita, Abraão (a boa inclinação) escolheria a esquerda e ensinaria para Ló os aspectos sagrados do materialismo - o lado da moderação, que as pessoas “excessivamente espirituais” têm dificuldade em alcançar. 

            Porém, se Ló escolhe-se a esquerda, [o lado opulento do materialismo], Abraão iria para a direita e ajudaria  Ló, chamando-o  para mais perto da espiritualidade.

             Quando Ló tinha vivido com seu santo tio, ele tinha recebido ajuda em ambas as áreas. Vemos com isso, que o caminho para a paz interior é através da moderação, entre a fisicalidade e a espiritualidade.  A principal luta de uma pessoa em seu interior é comprometer-se em harmonizar [ter paz] o corpo (que tira a sua energia do lado esquerdo) e a alma (que tira a sua energia da direita).
            Como mencionado acima, a outra fonte de conflito é a impaciência. Qualquer pessoa que tentar adquirir o conhecimento interior da Torá [kabalá] antes que  tenha se preparado adequadamente, santificando seu corpo, dominando seus impulsos- isto é, subjugando o lado esquerdo do aspecto espiritual - vai causar grandes danos a ela mesma e ao cosmos. 
            Devemos entender que o lado esquerdo é fortemente ligado às forças do mal. Portanto, quando uma pessoa não santificada chama a grande luz de D'us, o Sgrado Abençoado Seja, para o seu corpo, através do estudo da Torá interior,[kabalá] ela fortalece as forças do mal e faz com que a santidade caia nos domínios da escuridão. Foi justamente esta a natureza do pecado de Adão. D'us, o Sagrado Abençoado Seja, pretendia ensinar-lhe o conhecimento contido na Árvore do Conhecimento, mas só após Adão ter subjugado o lado esquerdo, [seus maus impulsos]. A impaciência de Adão em comer o fruto, antes de estar pronto, fez com que a luz de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, penetra-se na sua alma e esta, fosse dominada pelas forças do mal.

            O dano causado pelo erro de um único homem, que procedeu desta maneira, foi tão desastroso, que jogou toda a criação no caos, tornando muito difícil, encontrar a D'us, o Sagrado Abençoado Seja.

            Esta luta entre a direita e a esquerda, será corrigida com a vinda do Messias.  Amém! (Lekutei Halachoth: Choshen Mishpat: Hilchoth Mekach U'Memkar 3:9,10)

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Para resolver este conflito, somos forçados a  encontrar uma grande perspectiva, um PONTO DE VISTA SUPERIOR
            Além dos conflitos internos, é preciso lidar com os conflitos externos também. O grande sábio, Rabi Akiva, ensinou que toda a Torá é fundada sobre o versículo, "Amarás o teu próximo como a [você ama] a si mesmo" (Lv 19:19) implicando que o objetivo de cada mandamento da Torá é promover a paz entre os opostos, que têm objetivos conflitantes.

            A Torá nos ensina a ser moderado, de modo que os opostos, possam viver e funcionar em conjunto, criando uma atmosfera de confiança e paz no mundo que permita a cada ser humano entender melhor a D'us, O Sagrado Abençoado Seja. 

            A Torá nos ensina como harmonizar [equilibrar] os opostos; o corpo e a alma, D'us e o homem, homem e mulher, homem e animal, o homem e o meio ambiente, velhos e jovens, ricos e pobres, judeus e gentios, etc.

            Rabeinu Nachman, ensinou que D'us, o Sagrado Abençoado Seja, só criou tantas coisas diferentes e opostas no mundo, para que possamos melhor compreendê-Lo, expandindo nossos horizontes.  Um ponto de vista estreito, não só limita o crescimento intelectual, mas diminui a percepção do Divino. Ora, Sua natureza infinita, e diversificada,  abrange todos os aspectos da criação, tanto no sentido físico como espiritual.


             D’us, o Sagrado Abençoado Seja, estabeleceu uma meta para o homem, ter um  compromisso de respeito e paz com toda criação, somente assim chegaremos mais perto d’Ele.
           
            Nós precisamos da inteligência coletiva de cada ser humano na terra. Cada pessoa deve partilhar a sua própria visão única sobre D'us, o Sagrado Abençoado Seja.  Assim, nossa percepção vai se expandir, de modo que também a percepção de outras pessoas sobre D'us, o Sagrado Abençoado Seja, será expandida.  Mas isso exige que aja paz e harmonia entre as pessoas e, especialmente, entre os opostos.   Quando queremos ignorar e excluir outros pontos de vista, que não o nosso, limitamos severamente a percepção de D'us, o Sagrado Abençoado Seja,  e  isto diminui sua honra e grandeza. É por esta razão que D’us, o Sagrado Abençoado Seja,  valoriza a paz acima de tudo. (1 Lekutei Moharan 27:1).

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PARALELOS entre conflito pessoal e conflito universal
            D'us criou tudo a partir de quatro elementos básicos: água, fogo, ar e terra.   A alma de cada pessoa é formada pelas energias espirituais  que estão contidas nesses quatro elementos básicos. Isso influencia a sua personalidade, perspectiva de vida, modo de expressar-se e forma de fazer as coisas. Em cada indivíduo, um elemento predomina sobre as outras três. Isso explica as diferenças de personalidade, necessidades, e hábitos que são as principais fontes de conflitos entre as pessoas. 

            Há pessoas que têm um "fogo" de personalidade, o que pode levá-los a serem mais extrovertidos. Suas emoções entram em erupção, com paixão e o calor intenso!  Já uma pessoa “movida” pela natureza da "água", basicamente tem uma personalidade mais introvertida e parece ser muito calma e relaxada. Exibi pouco suas emoções, mais  pode ser muito ativa e tempestuosa no seu interior.

            Quando duas pessoas com essas diferenças se encontram, isso pode resultar em conflitos. Portanto, D'us, o Sagrado Abençoado Seja, nos ensina, que assim como o mar e a terra são totalmente diferentes, mas ainda assim, funcionam em conjunto, mantendo sua identidade única.  As pessoas  “DIFERENTES” devem também fazer todo  esforço, para fazer o mesmo. 

            Uma pessoa não deve sobrepujar ou excluir a outra, jamais. Isto seria como o mar ultrapassando seus limites e inundando a terra, causando destruição. 

            Quando uma pessoa faz isto, ela não só promove a desgraça, e o desequilíbrio cósmico, como também remove a presença de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, do mundo. Pois quando uma pessoa domina, suprime, rechaça a outra, impedindo-a de seu funcionamento pleno,  ela impede o “outro”, de contribuir com sua visão única sobre a D'us, o Sagrado Abençoado Seja,  para todo o coletivo. 

            D'us, o Sagrado Abençoado Seja, nos deu a Torá, para nos mostrar que temos o compromisso  de fazer os opostos funcionarem  [viverem]  juntos. Não devemos negar nossa individualidade [identidade], porém jamais podemos,  dominar, suprimir ou rechaçar os outros, chas veshalom! [que Hashem não permita].

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Diferentes artefatos são necessários para a  estrutura maciça ESPIRITUAL dO CÉU
            Rabeinu explica que cada um dos elementos básicos no mundo físico, está enraizado espiritualmente no nome Sagrado de quatro letras de D'us, O Sagrado Abençoado Seja! Sendo assim D’us, o Sagrado Abençoado Seja, envia cada pessoa a este mundo, para cumprir uma missão específica, que está relacionado com a construção de uma parte da estrutura maciça espiritual no céu. A energia espiritual dessa estrutura, quando concluída, será usada pelo Messias para trazer ao mundo, sua retificação completa. Os "materiais de construção" para esta estrutura estão sendo reunidas em cada área no céu, uma vez que cada área, possui diferentes energias espirituais, que requerem elementos espirituais específicos [únicos].

            Alma de cada pessoa é conectada a um grupo de almas que se originam de uma raiz comum espiritual. Cada raiz espiritual, vem de uma parte diferente do céu e é responsável pela construção de um segmento diferente da estrutura maciça espiritual, como descrito acima. Isso explica por que uma pessoa será atraída para um certo caminho espiritual ou filosofia. Será o caminho que melhor atende às necessidades de sua alma e melhor o ajuda  a realizar sua missão, contribuindo para a enorme estrutura celeste. Porém, a tendência é que cada pessoa ou grupo, ache  que seu caminho está certo e então,  terão dificuldade de a aceitar proposta que não seja da sua maneira,  por mais que a outra possa parecer mais correta.

            Então, bum! O conflito surge quando duas filosofias diferentes colidem. Rav Natan diz que enquanto uma filosofia está de acordo com a lei judaica, não se deve odiar ou combatê-la, e no caso de uma filosofia alternativa é importante entender que ela também é necessária para contribuir com outro segmento, da grande estrutura celeste. 

            Opor-se ao outro caminho só trará dor e atrasos a todo o projeto. Assim como os eletricistas e os encanadores estão todos envolvidos na construção de um edifício e não lutam entre si, assim também  deve ser com os diferentes aspectos da construção espiritual. 

            Há doze tribos, cada um contribui com um talento diferente no "projeto de construção". Mesmo a pessoa que não segue a lei da Torá, “rachmana l'tzlan”,                                       [o Misericordioso poupa a todos] não deve ser desprezada, pois ele realmente contribui para a estrutura à sua maneira também. Certamente, é preferível tentar influenciar essa pessoa a seguir a Torá, mas se ele se recusar, ela não deve ser desprezada, pois o ódio só destrói.



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A PAZ dá a maior CAPACIDADE APARA aprender sobre d’us

            De acordo com o Talmud, quem quer ser um chassid (piedoso) - que é o mais alto nível de conexão com D'us, o Sagrado Abençoado Seja, até mesmo acima de um judeu justo - deve ter o cuidado de cumprir os mandamentos e as leis que ensinam como evitar prejudicar os outros. O Talmud diz que uma pessoa compassiva é altamente inteligente. É necessário  grande inteligência para entender, ignorar e contornar as falhas dos outros e ainda manter uma relação pacífica com elas. Pessoas que não podem ignorar os defeitos dos outros, exibem uma baixa inteligência, semelhante ao dos animais que, agindo com base em instintos,  lhes  falta  criatividade para ignorar as falhas e ser compassivo. 

            Abraão, foi o epítome de chessed (bondade), por esta razão, ele foi escolhido para ser o pai e fundador da nação judaica, porque ele era um perito em lidar com cada indivíduo, sem jamais prejudicar alguém. Abraão deu o exemplo para a manutenção e promoção da paz no mundo, dando a todos a maior oportunidade para aprender sobre D’us, o Sagrado Abençoado Seja, como está explicado acima. 
            Desde que Abraão estava em paz com tudo e todos, eles estavam dispostos a aprender sobre D-us, o Sagrado Abençoado Seja, com ele. 
            Assim, Abraão cumpriu o propósito de sua existência na criação e foi a  melhor pessoa para ser o fundador do povo escolhido, que espalharia paz, diálogo e a disseminação do conhecimento sobre D’us, o Sagrado Abençoado Seja, no mundo. 

            O Talmud diz, que o rei David alcançou o nível de chassid (piedoso). Por isso, ele foi escolhido para ser o rei de todo o Israel e sua dinastia para sempre. É por esta razão que o Messias Rei Justo, eventualmente é descendente dele.

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Acima de tudo,  a Missão de Abraão era manter a paz, Só  assim a Divindade PODERIA SER REVELADa NO MUNDO

            A forma como Avraham, tratou Ló com piedade, nos ensina como lidar com as controvérsias e conflitos. Apesar de Ló rejeitar a crença de Abraão e  seu modo de vida, a  verdadeira motivação de Ló, deixar Abraão, foi sua rejeição a D'us e Seus caminhos. (Rashi),

            Abraão, porém não o condenou nem o odiou,  nem tampouco o acusou de ingratidão, apesar do fato de que, todo o sucesso financeiro de Ló, veio de Avraham. Em nenhum momento vemos Avraham o insultando ou jogando na cara o que tinha feito pelo seu querido sobrinho. Na verdade, nem uma palavra de repreensão dura está registrada, notaram? O verso diz: "E Abrão disse a Ló ... " (Gênesis 13:8) A expressão hebraica para " disse "usada neste versículo é a palavra" Va'yomer", que denota sentimentos que são expressados  em um tom suave. Neste verso, Abraão abertamente diz que, acima de tudo, seu objetivo em falar a Ló foi para manter a paz, não importando o prejuízo que ele teria. "Eu [Avaraham] [respeitosamente] solicito a você [Lot] que não deixe que haja discórdia entre mim e você." (Gênesis 13:8)

            Abraão deu a Ló o benefício da dúvida, buscou o tempo todo encontrar o bem dentro dele,  foi esta atitude que o fez amar seu sobrinho ímpio, e tratá-lo como igual, como  diz o verso: "Nós [Abraão e Ló] somos irmãos [e, portanto, iguais]. "(Gênesis 13:8)

            Que lição, temos aqui, a bondade de Avraham era tão grande, que mesmo tendo recebido a promessa de ser o “dono” de todo aquele território  ele disse; “não está toda a terra diante de você? "(Gênesis 13:9)

             Em outras palavras Avraham disse; mesmo D'us, o Sagrado Abençoado Seja, me prometendo toda a terra de Israel, eu dar-lhe a opção de escolher o melhor lugar para você, onde quer que você queira. "Abraão, não estava orgulhoso ou prepotente exigindo seus direitos à terra, sequer forçou a Ló  seguir seu caminho. Avraham mostrou, flexibilidade e foi . cedendo a Ló por causa do compromisso com paz, que, em última análise, é para o bem de revelar a Divindade no mundo Que todos nós possamos merecer este nível, Amen! (Lekutei Halachoth: Choshen Mishpat: Hilchoth Nezikin 4: 31-33)


HISTÓRIA
Esta é uma história verídica de como o compromisso do homem pela busca da paz salvou alguém de uma punição severa no outro mundo:

[Nota: Esta história mostra como os efeitos da busca pela paz, vão muito mais além das relações interpessoais do dia dias, e podem ter grande efeito sobre os decretos espirituais. Mesmo que a busca da paz  traga benefícios a alguém, em detrimento de si mesmo.
Quando buscamos a paz seguindo o conhecimento da Torá, a grandeza de D'us, o Sagrado Abençoado Seja, é revelada em todos os mundos.]
           
                O Julgamento equivocado!
            Certa vez, três homens vieram ver o santo Rebe Aaron Aryeh Leib de Perimish'lon. Dois deles eram altos e com uma aparência estranha. O terceiro homem era bem baixinho, mas de boa aparência. Os homens altos perguntaram ao filho do Rebe, o santo Rabi Yitschac de Kalisch- pedimos permissão para ver seu pai.  O Rabino Yitzchak, respondeu que o Rebe estava muito ocupado e que não poderia vê-los. Os homens decidiram esperar e enquanto aguardavam, eles começaram a discutir uns com os outros. Vendo isso, o rabino Yitzchak decidiu ouvir a sua história, com a esperança de apaziguar aquele conflito.
            Os homens altos disseram; "Nós somos dois anjos da destruição do mundo superior. O homem baixo já morreu, ele cometeu muitos, muitos pecados, durante sua vida pelo que a corte celestial decretou que ele fosse punido por nós, utilizando um castigo muito doloroso. Este homem insistiu, que a corte celestial estava equivocada e que nós deveríamos  trazê-lo ao seu pai para julgamento. A corte celestial aceitou o seu pedido e nós o trouxemos, para ver seu pai.” Rabi Yitschac, estava chocado e apavorado ao ouvir a história, mas respondeu. "Com a permissão do meu pai, vou decidir o seu caso."
            Depois de investigar e pesquisar o assunto nos livros sagrados, o rabino Yitzchak estabeleceu uma sentença favorável ao pobre homem. Os dois anjos da destruição ficaram furiosos com o veredicto, porque gostava de espancar e torturar as almas dos pecadores. Antes de partirem, um deles, na sua ira ardente, feriu as mãos de Rabi Yitschac, que ficou com cicatrizes para o resto de sua vida. (Otzer HaSeepurim)



HITHBODEDUTH (Isolar-se para falar com D’us)

            Rabi Nachman ensinou que, assim como recitar as orações diárias obrigatórias contidas no livro de orações, devemos também falar com Hashem, assim como nós confiamos no nosso melhor amigo: em particular, na linguagem e estilo com o qual nos sentimos mais confortáveis. Este ensinamento baseia-se no conselho de nossos sábios, só para citar duas fontes: "Rebe Yitschac disse: “Por que eram estéreis nosso antepassado, porque desejava Hashem as orações dos justos?'." (Talmud: Yevamot 64a) "Hashem procura outra coisa do que ouvir as orações de Israel? " (Tehilim 116:1 Midrash). 

            Nestas sessões de isolamento para oração, podemos discutir abertamente tudo e qualquer coisa com Hashem. Podemos louvá-Lo, descarregar e desabafar seus sentimentos, aspirações, problemas e desejos. Estes encontros não só fortalecem a fé em Hashem, como aliviam o estresse e a preocupação, ajudam a cumprir metas, aguçam a mente e constroem um relacionamento íntimo e pessoal com Hashem.

            A prece seguinte é um exemplo de uma sessão Hitbodedut:

            Concedei-me a paz interior, e me de controle e domínio sobre o meu corpo para que eu seja capaz de anular todos os desejos corporais e características ruins. Deixe meu corpo ser completamente subordinado a minha alma e  que eu não tenha outra vontade ou desejo, apenas  o desejo de seguir  a alma santa, que quer fazer a Sua Vontade. Reine a paz entre minha alma e o meu corpo. Deixe meu corpo ser santificado e purificado até que se torne unido com a alma santa, e eu realize todos os teus mandamentos. Faça tudo o que quiser de mim,  no corpo e  na alma, com bom grado e com grande alegria. Que meu corpo e alma se una em amor e paz para fazer a Tua vontade, sinceramente, até eu atingir a harmonia interior completa eu seguirei fazendo minha oração diante de ti perfeitamente. Deixe minha ascensão [oração] diante de ti como o incenso e sacrifício perfeito, oferecido por aqueles que estão inteiros e perfeitos. (1 Likutei Tefilot 14)
Extraido do Volume 3, Issue 3
http://www.breslov.com/world/parsha/lechlecha_5755.html